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Tópico: Imaginando um Novo Tibia

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    Padrão Imaginando um Novo Tibia

    Esse ano vai fazer dez anos que conheci o Tibia. Isso até que é tempo pra caramba em questão de um jogo. Foi no começo de 2005, lá pela época do carnaval, que me encantei com o jogo como todos costumavam se encantar naquela época.

    E como vários jogadores, eu parei e voltei várias e várias vezes. Às vezes dar um tempo do Tibia é bom. Mas tem vezes que esse tempo acaba durando muito mais do que a gente imagina, e começamos a sentir aquela conhecida — pra alguns, puramente nostálgica — sensação de que algo não é mais como antes.

    Vou dar algumas opiniões sobre alguns pontos do Tibia, e como esses pontos, na minha visão, poderiam melhorar. Fique tranquilo, não vou ficar só reclamando e falando que X versão era melhor, nem falar mal da Cip. Nada disso. No espírito do Ano Novo e da renovação, quero propor uma maneira diferente de ver o Tibia. Imaginemos, por um minuto, mudanças que transformariam muito do que conhecemos.

    Gostaria de te convidar a deixar um pouquinho de lado o apego ao que já conhecemos, deixar pra lá a resistência à mudança, e imaginar um Tibia diferente. Vou dizer apenas três pontos onde acho que Tibia faria muito bem em mudar.



    1 – Tibia precisa de limite de level.

    Mesmo sendo a questão mais polêmica, eu quis colocar em primeiro. Eu explico, e é uma lógica bastante simples. A raiz de praticamente todos os problemas no Tibia é o powergaming desenfreado. Desde os botters, os vendedores de gold, os sharers, os vendedores de char e acc, passando pelos aimbots e farmers de antigamente, até chegar às recentes atualizações que foram eliminando certos aspectos do jogo e trazendo várias facilidades, etc. Praticamente tudo que prejudica o jogo surge por causa da corrida por level, skill, “respeito” (que é, na prática, simplesmente usar seu poder contra os jogadores que nada podem fazer para revidar, por serem mais fracos e menos influentes), dominação e, ainda que em menor grau, por dinheiro e itens.

    Eu costumo dizer que roleplayer não usa bot, e isso é a mais pura verdade. Quem usa bot é quem quer pegar level alto, quem se importa com exp e grana. Mas os botters não são o problema. É errado colocar o foco neles. Os botters são apenas um dos probleminhas de um problema maior. Esse problema maior, que é a causa de vários outros, se chama powergaming. O raciocínio é simples: se level não fosse tão importante, não existiriam tantos botters. E isso só pra começar.

    O problema é que Tibia nasceu pronto para o powergaming. Ou, pelo menos, com uma forte chance de cair no favorecimento ao powergaming. Foi questão de pouco tempo para os jogadores começarem a dar muita importância a level e skills. E quando você pensa que Tibia tem um grande foco na comunidade, vê como torna-se ainda mais destrutivo o comportamento de se preocupar apenas com poder e riqueza. Não é à toa que guilds que querem reinar num server e fazer tudo conforme sua vontade acabam prejudicando tanto a comunidade do server.

    Limite de level acabaria com tudo isso. Sem sede por poder, os botters perderiam o maior motivo para bottear; Tibia se veria obrigado a evoluir de maneiras mais construtivas e criativas, em vez de só adicionar novas hunts e mais bichos fortes que dropam itens mais fortes. Além disso, o jogo se tornaria mais divertido e apreciável, já que a obrigação de upar e ficar forte seria tirada das costas dos jogadores novos.

    Sim, posso ouvir você dizendo, “Mas isso tiraria toda a liberdade do Tibia! Sempre foi um jogo sem limites de nada, totalmente livre!”. Olha, vários outros MMORPGs muito bem-sucedidos têm limite de level. Até aquele jogo beeeem parecido com Tibia, que todo mundo deve saber qual é, vai ter limite de level quando for lançado. A real é que nem sempre dar toda a liberdade é bom, e Tibia é um grande exemplo disso, pelos motivos que já expliquei, entre outros.

    Essa tal “liberdade” do Tibia, olhando pra trás de maneira crítica e pesando tudo na balança, trouxe muito mais prejuízo do que benefício. Fez o Tibia se tornar um jogo voltado para level e poder, onde o RPG foi sendo assassinado sem piedade enquanto bots e lojas de gold surgiam, e os jogadores passavam uns por cima dos outros para obter poder e riqueza. Isso não parece divertido pra mim.

    Eu sei muito bem que o Tibia dá total liberdade de roleplay para cada jogador interpretar seu personagem como quiser. E acho que está tudo bem se o cara quiser interpretar um cavaleiro sedento por poder e dinheiro que passa os dias de sua vida enfiado em calabouços, se preocupando apenas com ouro e glória. Mas quem interpreta hoje em dia? Sejamos sinceros, praticamente ninguém usa Tibia para roleplaying. A liberdade do roleplay é usada como desculpa pra justificar um comportamento que, de roleplay, não tem nada. Pelo contrário, é puro powergaming. Então, por favor, não use o argumento da interpretação de personagens a favor do powergaming.

    Eu proporia um limite de level, e um limite consideravelmente baixo, para permitir que os jogadores o atingissem sem precisarem se torturar por milênios, muito menos apelar pra bots. Digamos por volta de 150. Com esse limite, Tibia não seria mais focado apenas em experiência e poder, e as conquistas e sensação de recompensa viriam por outros meios. Lembre-se: em praticamente todos os jogos que você já gostou na vida, não importa quais sejam, o foco não era upar level infinitamente. E você se divertiu com eles, não se divertiu? Tibia não precisa disso também.

    Eu tenho convicção de que a magia do Tibia nunca dependeu dessa tal liberdade de pegar leveis infinitos que, como eu disse, mais trouxe prejuízo do que benefício. Na prática mesmo, a maioria das pessoas que jogaram Tibia nunca atingiram o tal “level alto”. Pouca gente antigamente chegava no level 100+, e mesmo hoje em dia com tanta facilidade, nem todo mundo chega lá nos 300~400 da vida. E mesmo sem chegar lá, essas pessoas foram capazes de se divertir.

    A magia do Tibia não tinha nada a ver com isso de level infinitos. Está em outro lugar.

    O jogo precisa ter um fim, um ponto que todos os jogadores possam atingir, um ponto a partir do qual novos caminhos possam se desdobrar, novas coisas possam acontecer, sem depender da sede por exp. Acredite, isso seria bem melhor do que viver sonhando com o level 100, 200 ou 300, e criar metas que só alguns atingem. Quantos jogadores que estiverem começando hoje vão chegar no level 100 ou 200? Pouquíssimos. E não tem condição, mesmo. Olhando por esse lado, é difícil de acreditar que até hoje as coisas estejam assim.



    2 – Tibia é exageradamente lento, frustrante e entediante.

    Tem jogador dos velhos tempos que diz que “antigamente, Tibia era difícil. Permita-me dizer o contrário: Tibia nunca foi difícil. Nem hoje, nem antigamente, nem nunca. Tibia sempre foi apenas frustrante e monótono, entediante, automático, repetitivo, demorado pra conseguir level e skills, demorado pra fazer tudo.

    Tibia só tem tantos bots porque é tão automático e monótono.

    Dificuldade não significa demorar horas e horas para pegar um level. Muito pelo contrário, a tarefa pode ser longa e extremamente monótona, como, de fato, na maioria das vezes é. Dificuldade não tem nada a ver com demora. Dificuldade é algo que exige sua habilidade, sua técnica, seu raciocínio e seus reflexos. A única coisa que passou perto de ser difícil no Tibia era o antigo sistema de PvP, onde você tinha que lançar runas clicando nos oponentes. Mas até chegar a lançar uma runa qualquer, você já tinha que ter ficado horas e horas caçando trolls ou rotworms de um jeito entediante. E ainda assim, o PvP sempre foi cheio de falhas e brechas para jogadores aprontarem mancadas.

    Para pegar um level no Tibia, você precisa matar vários e vários e vááários monstros. Às vezes, por horas. Isso até seria aceitável se você estivesse perto do limite de level, mas no Tibia, você tem que fazer isso mesmo quando ainda é level baixo! Para upar skills, a mesma coisa: ficar horas e horas praticando a mesma ação, que, em si, nada tem de difícil ou complicada. É só ficar vigiando o char dar porradinhas no mesmo monstro. Já é uma situação perfeita para botters surgirem. Combine isso com um jogo onde level e skill é a prioridade, e o poder faz toda a diferença. Pra arrematar, finalize com a inexistência de um limite de level. Pronto, você criou o cenário perfeito para o surgimento de botters. Será que não era óbvio?

    Antes que alguém me corrija dizendo que “na verdade agora está mais fácil e não precisa mais jogar horas para upar em levels mais baixos”, isso não faz diferença. Mesmo que muito tenha sido facilitado (e isso significa que a Cip reconheceu que precisava facilitar), a tarefa de caçar no Tibia continua sendo muito exigente mesmo em levels mais baixos. Desnecessariamente exigente.

    Longe de mim querer justificar quem usa programas ilegais pra jogar Tibia, mas ficar horas e horas realizando a mesma ação é cruel. É claro que bots e mais bots surgiriam. E, por mais triste que seja dizer, Tibia praticamente nasceu pronto para isso acontecer. O problema era que poderia ter, ainda bem cedo em sua vida, mudado de rumo. Como não mudou, deu nisso.

    Tibia precisa de um jeito mais dinâmico e menos automático para upar skills e level. Upar deveria ser consideravelmente mais fácil, já que com limite de level, isso não prejudicaria outros jogadores. Se você costuma exaltar a dificuldade e a demora para upar no Tibia, achando que isso é legal e torna o jogo mais desafiador, bem, pense por esse lado: Tibia é um jogo eletrônico. Jogos são criados para os jogadores se divertirem. Não há nada de errado em upar mais rápido, ver o personagem ficando forte, por que isso é divertido. Por esse ponto de vista, é errado torturar jogadores com longas maratonas para pegar um level. É totalmente o contrário do que um jogo deveria dar ao jogador: a diversão.

    Temos que parar com essa mania de achar que Tibia é pra fazer jogador passar dificuldade — que, na verdade, nem dificuldade é: é apenas frustração e demora. Todo jogo é criado para o jogador se divertir. Tibia não é um jogo de elite onde só os mais dedicados e esforçados podem se divertir e ser fortes. A Cip já há um bom tempo vem querendo trazer novos jogadores e procurando maneiras de tornar o jogo mais popular. Bem, deixá-lo menos automático e frustrante é uma boa.

    Tibia só era “difícil” de upar por que surgiu com outro foco: a ênfase no roleplaying e na interação entre jogadores. Acredite, no início do Tibia, jogadores ficavam de livre e espontânea vontade assistindo outro jogador fazer uma apresentação teatral, recitar poemas ou jogar xadrez. Mas conforme Tibia foi tomando esse caminho e o roleplaying foi morrendo, a dificuldade de upar deveria ter sido atenuada. Qual é a lógica de tornar a própria meta do jogo extremamente enfadonha de se atingir?

    As skills deveriam, com toda sinceridade, não existir. Elas apenas complicam as coisas de um jeito desnecessário e nada divertido. Elas poderiam passar por uma reforma para se tornarem mais dinâmicas e simples. Por exemplo, não me lembro de outros RPGs onde você ficava forte em luta a distância ou luta com machados. Em vez disso, deveríamos ter atributos mais comuns em RPGs desde sempre, como inteligência/ataque mágico, agilidade, força/ataque físico, etc.. Esses poderiam ser upados junto com o level, de maneira bem mais fácil e simples.

    Com qualquer uma dessas ideias, você deixaria o jogo mais dinâmico. E pronto, acabou o problema de ter que ficar horas vigiando o char bater em slime. Em vez disso, você vai se divertir enquanto caça, sentir seu char se tornando forte, aproveitar o jogo, e isso sem causar efeitos negativos na comunidade. Vai se divertir jogando em vez de ter que treinar por horas para ter diversão só depois de sei lá quanto tempo.

    É claro que a penalidade de morte é outro problema. Nascida também numa época em que o Tibia era muito diferente, ela continua sendo dura demais numa época em que deveria ter mudado. Também é fruto daquela mentalidade que “Tibia é jogo pra sofrer, Tibia é jogo hardcore, Tibia é jogo que você demora anos para conseguir algo e perde num minuto, Tibia é jogo pra jogar arrancando os cabelos.” Acho que passou da hora de pararmos com isso.

    Para um Tibia mais divertido e dinâmico, a penalidade de morte deveria cair drasticamente. O jogador precisa sentir uma certa frustração a cada morte, mas não a ponto de ficar fulo da vida ou desanimar. “Ah, mas aí ficaria fácil de upar...”, alguns podem dizer. E daí? É um jogo, não os trabalhos de Hércules. É feito pra se divertir. Chega dessa mentalidade de que o Tibia é pra fazer as pessoas sofrerem pra serem fortes. Coloque um limite de level pra frear os exageros e deixe as pessoas uparem alegremente.

    É claro, não estou dizendo que bots não existem em outros jogos, por mais animados e dinâmicos que sejam. Mas são em bem menor número, e não prejudicam tanto os outros jogadores quanto no Tibia.



    3 – Tibia não tem som.

    A questão do som no Tibia sempre foi polêmica. Há quem defenda, há quem abomine a ideia. Eu sempre fui um dos defensores da ideia, e até fiz uma sugestão uma vez, que você pode conferir nesse link: http://forums.tibiabr.com/threads/27...nha-participar!


    Vamos ser bem sinceros aqui. Um jogo não ter som hoje em dia é absurdo. Até os jogos mais retrô possível têm som. Era um pouco desculpável lá pelos anos 90, pela história que o Tibia tem e pela maneira como ele surgiu. Veja, já não era totalmente desculpável, porque jogos de computador já tinham som havia um bom tempo. Mas não era todo mundo que tinha caixinhas de som, ou mesmo suporte a som em seu computador.

    Mas depois de entrar no ano 2000, se tornou indesculpável que o jogo não tenha sequer uma trilha sonora. Bastaria uma meia-dúzia de músicas para começar, e pronto. Uma música para Venore, uma para Thais, uma para Carlin, uma para o campo aberto fora das cidades, uma pra cavernas... era só ir evoluindo a partir dali. Mas não, ficou sem som mesmo, como se fosse um jogo inacabado. E ainda há quem veja lados bons nisso.

    Olha, me desculpe a sinceridade, mas não há lados bons em um jogo ser mudo. Pode haver lados bons na possibilidade de você tirar o som, caso queira ouvir uma música por exemplo, ou só jogar em silêncio mesmo. Praticamente todos os jogos têm controle de volume e opção para desabilitar o som totalmente. Isso é comum. Agora, o jogo em si não ter sons, entrando em 2015, não é legal não.

    O velho argumento de que Tibia é um jogo repetitivo e os barulhos se tornariam incômodos em pouco tempo também não vale quando você olha pra todos os outros MMORPGs. Mesmo que você precise matar bichos e mais bichos, eles têm som. Se você quiser, você tira. Mas não é desculpa pra sequer ter.

    A desculpa do “jogo oldschool” não cola nem um pouco. Atari é super oldschool e já tinha som. Odyssey tinha som. Até Pong tinha som, e isso era no início dos anos 70.Todos os RPGs você jogou e adorou, desde consoles, até os de computador e chegando nos MMORPGs atuais, todos tinham som. Tibia não ter som até hoje não é aceitável.

    Som é importante, e faz muita falta.




    É isso. Sei que agente fica tão acostumado com o Tibia do jeito que é que nem para mais pra pensarnessas coisas, mas muito potencial do jogo está sendo perdido porinsistirem em deixá-lo como está em vez de mudar. Um jogo tão antigo como Tibia precisava de uma boa reforma, e não apenas remendos aqui e ali. Tibia pode ser um jogo difícil e hardcore sem precisar torturar seus jogadores com longas horas na frente do monitor. Pode ser livre e cheio de possibilidades sem precisar permitir o up desenfreado e levels infinitos. E pode ser um jogo oldschool tendo som, é claro.

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  2. #2
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    Tibia é tenso, toda sua vida se baseia em conseguir Level e Itens matando monstrinhos ou pessoas que mataram monstrinhos. E o pior é que isso demora e cansa, e ainda tem, sem querer ofender, idiota masoquista que acha que isso é legal. O único desafio tibiano é manter sua paciência e sua resistência. Todas as classes são praticamente monodedo, você ataca, usa skill, ataca, usa skill, cura, vez ou outra usa uma wall. 1 Mouse e 5 Botões e você já joga Tibia, dá pra jogar usando uma mão só se seu mouse tiver botões extras, não há dificuldade alguma na jogabilidade, bosses ridículos, Ghazhagaroth, o mais forte, é só prender e ficar lá usando 2 botões até ele morrer, com um ou outro mantendo ele no lugar. Isso não me parece dificuldade.


  3. #3

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    Tibia precisa de mudanças mas:

    O som não ajudaria nada, já que muitos jogadores usam programas de conversa por vós e ouvem música enquanto jogam.
    O limite de level tornaria o jogo ainda mais monótono, além de muito limitado.
    Se para você o jogo é lento hoje em dia, como você descreveria ele em 2006? Lembrando que jogos com limites de level tendem a ser mais lentos.

    Eu acho que você confunde o Tibia com LoL, se você quer um jogo com fases para jogar, você está no jogo errado, mas eu concordo que o Tibia precisa de severas mudanças, uma delas como você citou é a redução da penalidade de morte, que ao longo dos anos foi espantando muitos jogadores do jogo, tanto por hunteds como por insatisfação, uma vez que no Tibia quanto mais level/skills/ML você alcança, mais frustrante o jogo fica caso você venha a morrer.

    No meu ponto de vista, se não houvesse penalidade de xp/ml/skills nas mortes por pvp, e apenas de bless/itens, o jogo evoluiria muito, desmontando muitos grupinhos que se unem por terem medo da concorrência, e isso faria o Tibia voltar a suas raízes, com muitos pks e times de Wars divididos, e não um time com 90% do server contra uns gatos pingados como acontece hoje. Isso com certeza deixaria o jogo mais atrativo, e muitos jogadores que estão hunteds poderiam jogar e formar seus times de pk, e aquela emoção de sair pra caçar e não saber se vai voltar vivo pra casa voltaria, e o jogo teria muito mais emoção. Muitos dizem que quem joga em server pvp tem que aguentar, mas as vezes eu vejo um time indo atrás de alguém para matar por maldade, ai o cara revida e toma hunted, ai você acaba indiretamente compactuando para que um Free account level 30 que está conhecendo o jogo pare de jogar por não ser possível upar, uma vez estando na hunted list pode ser o level que for e pelo motivo que for, as pessoas matam, e muitas vezes na maldade, e acham isso legal, e no final das contas quem se prejudica é a Cipsoft por ter um grupo pequeno expulsando clientes todos os dias, foi o tempo que Tibia bombava e os clientes hunteds que deixavam o jogo não faziam falta.

    Edit: eu tive que vim aqui escrever mais coisas, você escreveu tantas coisas que eu preciso escrever um texto maior para me expressar.

    Você diz que o responsável por existir bot é a ganancia dos jogadores em conquistar leveis, e que o jogo se resume a 5 botões e um mause para jogar, mas vemos jogadores usando bot para se curar, usar potion, dashar, fazer tasks, conquistar achievements, conquistar golds, para atacar um personagem simultaneamente, para ver andares inferiores, antigamente para treinar skills e fazer runas, eu não sei se você reparou mas a funcionalidade do bot abrange todo o jogo, e o motivo para estes usarem é simples, eles querem obter as coisas sem desperdiçar seu tempo, ou obter vantagem sobre os demais jogadores, e não exclusivamente para o up level.

    O jogo realmente era mais difícil, mesmo que você não considera a lentidão uma dificuldade, ainda podemos citar que as criaturas não possuíam turnos, então elas soltavam diversas habilidades simultaneamente, além de que não era possível se curar e atacar no mesmo turno, quem nunca morreu para um Hunter em meados de 2005? Muitos aspectos mudaram, o jogo ficou mais rápido, mas a diversão que o jogo tinha, por parte por essa lentidão, era infinita, sem contar que cada level te oferecia benefícios na cura e no ataque das runas. Antigamente o jogo era justo, você morria e perdia muito mais do que hoje, mas cada level conquistado valia a pena.

    O problema do Tibia é que ele evoluiu em vários aspectos, mas continuou lento para desenvolver sets, reduziu drasticamente o poder das runas, mudou toda a dinâmica do jogo, focou no meele e distance dmg, basicamente tornou as runas de ataque úteis apenas para magos, mudou muito e esqueceu de acabar com a penalidade de morte, mesmo vendo inúmeros clientes serem prejudicado e muitas vezes parando de jogar por isso.

    Cara para resumir tudo, o Tibia só precisava de um reajuste na penalidade, novos sets, armas, magias e runas para High Level ter mais força perante os leveis inferiores, e um combate mais efetivo aos bots.
    Última edição por Alin Aqua; 01-01-2015 às 20:54.

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por Alin Aqua Ver Post
    O som não ajudaria nada, já que muitos jogadores usam programas de conversa por vós e ouvem música enquanto jogam.
    O limite de level tornaria o jogo ainda mais monótono, além de muito limitado.
    Se para você o jogo é lento hoje em dia, como você descreveria ele em 2006? Lembrando que jogos com limites de level tendem a ser mais lentos.

    Eu acho que você confunde o Tibia com LoL...
    Mas a ambientação por meio da trilha sonora é fundamental, coloca você lá dentro do jogo. Se não fosse assim, todos os jogos seriam mudos. Quem não quer, é só entrar nas opções de qualquer jogo e desativar o som. Muita gente desativa. Já eu não consigo jogar um jogo no mudo, parece que falta algo, a não ser quando quero ouvir alguma música mesmo.

    Eu sinto o contrário, jogos com limite de level são muito mas muito mais fáceis de upar do que Tibia. O limite não tornaria o jogo monótono porque novas metas existiriam, metas que não tem nada a ver com exp. Seria muito diferente, seria mudar totalmente o foco do jogo. Por outro lado não vejo como uma evolução colocar mais magias, sets e armas pra high level. Eu faria justamente o contrário, limitaria o poder dos high levels pra poder tirar o Tibia do automático e entediante e levar pra diversão mesmo, torná-lo um jogo onde todos podem ser fortes e chegar lá, atingir suas metas, mas sem prejudicar os demais. Mas sei que isso não aconteceria, é só como diz o tópico, imaginar um novo Tibia.

    E eu nunca joguei LoL
    Última edição por Sero; 01-01-2015 às 21:12.
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  5. #5
    Avatar de Juan Rezende
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    Citação Postado originalmente por Sero Ver Post
    Mas a ambientação por meio da trilha sonora é fundamental, coloca você lá dentro do jogo. Se não fosse assim, todos os jogos seriam mudos. Quem não quer, é só entrar nas opções de qualquer jogo e desativar o som. Muita gente desativa. Já eu não consigo jogar um jogo no mudo, parece que falta algo, a não ser quando quero ouvir alguma música mesmo.

    Eu sinto o contrário, jogos com limite de level são muito mas muito mais fáceis de upar do que Tibia. O limite não tornaria o jogo monótono porque novas metas existiriam, metas que não tem nada a ver com exp. Seria muito diferente, seria mudar totalmente o foco do jogo. Por outro lado não vejo como uma evolução colocar mais magias, sets e armas pra high level. Eu faria justamente o contrário, limitaria o poder dos high levels pra poder tirar o Tibia do automático e entediante e levar pra diversão mesmo, torná-lo um jogo onde todos podem ser fortes e chegar lá, atingir suas metas, mas sem prejudicar os demais. Mas sei que isso não aconteceria, é só como diz o tópico, imaginar um novo Tibia.

    E eu nunca joguei LoL
    Jogue Lol.

    - - - Atualizado - - -

    Discordo de tudo que você falou. Certamente Tibia não é um jogo pra você. Procure outro.



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  6. #6
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    Concordo em bastante coisa q tu diz mas som?Eu n sei se e puro habito de tibiano,mas sempre q jogo algo a primeira coisa q faço e tirar o som.Se fosse algo com musica ambiente de acordo o cenario talvez teria sentido ter,de resto SEMPRE desabilito.
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  7. #7
    Avatar de Abys Driel
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    Citação Postado originalmente por Kody Fox Ver Post
    Concordo em bastante coisa q tu diz mas som?Eu n sei se e puro habito de tibiano,mas sempre q jogo algo a primeira coisa q faço e tirar o som.Se fosse algo com musica ambiente de acordo o cenario talvez teria sentido ter,de resto SEMPRE desabilito.
    Jogar com som faz sim muita diferença, porem como vc mesmo disse, tem q ser som ambiente ou algo relacionado com o local que vc está, por exemplo, não seria legal vc ouvir o seu char lançando a magia? Eu tenho um ED e seria muito massa, na minha opinião, ouvir ele falando EXORI FRIGO e logo após a magia saindo do meu char e indo ao mob, seria muito mais interessante ouvir barulho de runas e heal.. cada runa com um som diferente.. sons quando vc entra em um portal pra matar um boss... etc, seria sim muito massa de se jogar com som.. acho q é a única coisa q falta no tibia..

    Sobre a monotonia do jogo, concordo, mas basta vc procurar algo pra fazer, eu canso de caçar mutated rat, vou pra PH caçar Ape (?) sim, pq vc tem estratégias diferentes e modo de jogo diferente, a exp é beeeeeem mais baixa porem vc pode fazer um lucro ótimo com um pouco de sorte... as vezes vou tortoise, tudo pra fugir um pouco dessa monotonia...

  8. #8
    Guru das asiáticas Avatar de Pearl
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    Olha, se você quer um jogo com limite de level, mais focado no desenvolvimento de uma história pra um grupo de personagens e sem um ritmo de jogo definido, é melhor ir jogar D&D ou WoW. Desista de boa parte dos MMORPGs, sério mesmo.

    Eu me diverti bastante com Final Fantasy 2, que tem um sistema de skills parecido com o do Tibia (é ainda pior, porque o seu HP aumenta conforme você leva dano, realmente broken). Em FF2 até as magias possuem level conforme o uso, é um jogo com personagens totalmente moldáveis conforme a vontade. Já Tibia é um jogo de poucos jobs, tirar as skills só vai deixar o desenvolvimento do personagem ainda mais raso.

    Também dá pra citar vários jogos com achievements ou coisas do tipo que envolvem repetir ações N vezes. Alias, os grandes gêneros que se desenvolveram nos arcades se baseiam nessa premissa. Ficar batendo em punks repetidamente em Streets of Rage é divertido, empilhar peças infinitamente em Tetris é divertido, passar infinitas fases em Pac-Man é divertido, correr a mesma pista 90 vezes no Daytona USA é divertido. Se caçar tá monótono pra você, pode ser divertido pra alguém, até porque existem diversas formas de caçar.

    A penalidade de morte ficou bem branda de uns tempos pra cá, as blessings ficaram bem baratas e até os free accounts podem comprar todas agora, devido aos amuletos que fizeram na época dos mass kicks lá. É totalmente assegurado que você não vai perder itens e a perda de skills e level tá numa porcentagem relativamente baixa. Não é algo feito para o sofrimento, e sim para gerar reflexão em momentos de risco. "Será que vale a pena eu caçar DL/ abrir pk / lurar 8 bichos / ficar na hunt mesmo com pouca pot? E se eu morrer?". É isso que impede que espaços dedicados a HLs não sejam totalmente perturbados por personagens fracos ou que qualquer level 20 comece a bater nos outros na frente do DP.

    Eu sei muito bem que o Tibia dá total liberdade de roleplay para cada jogador interpretar seu personagem como quiser. E acho que está tudo bem se o cara quiser interpretar um cavaleiro sedento por poder e dinheiro que passa os dias de sua vida enfiado em calabouços, se preocupando apenas com ouro e glória. Mas quem interpreta hoje em dia? Sejamos sinceros, praticamente ninguém usa Tibia para roleplaying. A liberdade do roleplay é usada como desculpa pra justificar um comportamento que, de roleplay, não tem nada. Pelo contrário, é puro powergaming. Então, por favor, não use o argumento da interpretação de personagens a favor do powergaming.
    Ué, quem quer fazer roleplay faz roleplay e quem quer ir caçar pode ir caçar. Não é maravilhoso isso? Poder escolher o que vai fazer? Longe de dizer que o Tibia não tem problemas com guilds dominantes, bots, balanceamento e etc. Mas isso aí parece querer forçar o seu ritmo de jogo em cima do jogo das outras pessoas. Acabar com todo o PVP e as hunts e buscas por itens em prol da "ditadura do roleplay". Não venha com o papo de "a Cip matou o rpg pra favorecer o powergaming", porque ficar fazendo monólogo interpretando um conto de fadas nunca foi o gosto da maioria dos jogadores.

    Sobre o som, vamos considerar só por um momento que a Cip percebeu que se implantasse som no jogo, todo mundo iria jogar sem som mesmo assim (sejamos francos, ninguém tem dados precisos mas sempre que criam tópicos sobre isso a maioria é contra ou indiferente). Que empresa iria criar algo, INVESTIR DINHEIRO, sendo que "ninguém" vai usar? Com a quantidade de problemas que o Tibia tem atualmente, ficar cutucando com uma vareta a questão do "hurr tibia n tem soommm" é procurar pelo em ovo.
    Música de jogo multiplayer massivo é a coisa mais escrota que tem. Você chega na cidade e aí o som para porque tem que dar loading em outro arquivo OGG, aí você entra na loja e toca uma campainha de não sei o que, sai da cidade e o som desliga de novo. E sempre são a mesma meia dúzia de músicas orquestradas tocando por horas. Isso se não forem aquelas guitarrinhas do Call of Duty que só atrapalham. Música em MMO pode ser legalzinho, mas fundamental não é.
    E eu não sei como alguém pode achar aqueles 2 canais mono do Atari 2600 como algo musical. Tá mais pra ruído rosa.
    Citação Postado originalmente por Abys Driel Ver Post
    não seria legal vc ouvir o seu char lançando a magia? Eu tenho um ED e seria muito massa, na minha opinião, ouvir ele falando EXORI FRIGO e logo após a magia saindo do meu char e indo ao mob
    Meu deus do céu, por favor, não


    [12/05 às 20:39] Don Maximus Meridius : ja pensou o fantasma do gengiskão futuro visitando o pearl "olha aqui o mundo como seria se você não tivesse inventado essa merda"

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por Pearl Ver Post
    Olha, se você quer um jogo com limite de level, mais focado no desenvolvimento de uma história pra um grupo de personagens e sem um ritmo de jogo definido, é melhor ir jogar D&D ou WoW. Desista de boa parte dos MMORPGs, sério mesmo.

    Eu me diverti bastante com Final Fantasy 2, que tem um sistema de skills parecido com o do Tibia (é ainda pior, porque o seu HP aumenta conforme você leva dano, realmente broken). Em FF2 até as magias possuem level conforme o uso, é um jogo com personagens totalmente moldáveis conforme a vontade. Já Tibia é um jogo de poucos jobs, tirar as skills só vai deixar o desenvolvimento do personagem ainda mais raso.

    Também dá pra citar vários jogos com achievements ou coisas do tipo que envolvem repetir ações N vezes. Alias, os grandes gêneros que se desenvolveram nos arcades se baseiam nessa premissa. Ficar batendo em punks repetidamente em Streets of Rage é divertido, empilhar peças infinitamente em Tetris é divertido, passar infinitas fases em Pac-Man é divertido, correr a mesma pista 90 vezes no Daytona USA é divertido. Se caçar tá monótono pra você, pode ser divertido pra alguém, até porque existem diversas formas de caçar.

    A penalidade de morte ficou bem branda de uns tempos pra cá, as blessings ficaram bem baratas e até os free accounts podem comprar todas agora, devido aos amuletos que fizeram na época dos mass kicks lá. É totalmente assegurado que você não vai perder itens e a perda de skills e level tá numa porcentagem relativamente baixa. Não é algo feito para o sofrimento, e sim para gerar reflexão em momentos de risco. "Será que vale a pena eu caçar DL/ abrir pk / lurar 8 bichos / ficar na hunt mesmo com pouca pot? E se eu morrer?". É isso que impede que espaços dedicados a HLs não sejam totalmente perturbados por personagens fracos ou que qualquer level 20 comece a bater nos outros na frente do DP.



    Ué, quem quer fazer roleplay faz roleplay e quem quer ir caçar pode ir caçar. Não é maravilhoso isso? Poder escolher o que vai fazer? Longe de dizer que o Tibia não tem problemas com guilds dominantes, bots, balanceamento e etc. Mas isso aí parece querer forçar o seu ritmo de jogo em cima do jogo das outras pessoas. Acabar com todo o PVP e as hunts e buscas por itens em prol da "ditadura do roleplay". Não venha com o papo de "a Cip matou o rpg pra favorecer o powergaming", porque ficar fazendo monólogo interpretando um conto de fadas nunca foi o gosto da maioria dos jogadores.

    Sobre o som, vamos considerar só por um momento que a Cip percebeu que se implantasse som no jogo, todo mundo iria jogar sem som mesmo assim (sejamos francos, ninguém tem dados precisos mas sempre que criam tópicos sobre isso a maioria é contra ou indiferente). Que empresa iria criar algo, INVESTIR DINHEIRO, sendo que "ninguém" vai usar? Com a quantidade de problemas que o Tibia tem atualmente, ficar cutucando com uma vareta a questão do "hurr tibia n tem soommm" é procurar pelo em ovo.
    Música de jogo multiplayer massivo é a coisa mais escrota que tem. Você chega na cidade e aí o som para porque tem que dar loading em outro arquivo OGG, aí você entra na loja e toca uma campainha de não sei o que, sai da cidade e o som desliga de novo. E sempre são a mesma meia dúzia de músicas orquestradas tocando por horas. Isso se não forem aquelas guitarrinhas do Call of Duty que só atrapalham. Música em MMO pode ser legalzinho, mas fundamental não é.
    E eu não sei como alguém pode achar aqueles 2 canais mono do Atari 2600 como algo musical. Tá mais pra ruído rosa.

    Meu deus do céu, por favor, não
    Quase que você falou mais sobre roleplaying do que eu

    Mas nesse trecho aí eu não falava sobre favorecer o roleplaying. O que eu dizia era que a possibilidade de se interpretar um personagem assim ou assado não deveria ser usada para justificar comportamento powergamer. Não entendi muito o que tem a ver.

    De qualquer forma, no meu ponto de vista, Tibia tem bastante potencial, mas não está sendo aproveitado. Em vez disso, só se coloca o foco em ficar forte e pegar level. Mas pra quem acha que tá tudo bem, então tá tudo certo. Opiniões e opiniões. Apenas dei algumas sugestões baseadas na minha opinião. Acho que o Tibia poderia ser bem mais popular e dar muito mais lucro se mudasse um pouco. Verdade seja dita, praticamente todo char novo que é criado, é de alguém que já joga. Isso porque o tipo de jogo que o Tibia é atrai muito poucos jogadores novos.


    Engraçado que uma "ditadura roleplay" não pode, mas a ditadura powergaming que anda rolando faz anos, pode? Acabar com as caçadas desenfreadas pelo roleplay não pode, mas acabar com todo o roleplay pra botar mais do mesmo a cada update aí pode?


    Você diz que "ficar interpretando" nunca foi o gosto da maioria dos jogadores. Eu te pergunto, de quais jogadores você está falando? Os jogadores do Tibia já mudaram muito, e continuam mudando. A comunidade está sempre em mudança. Se você estiver falando dos jogadores atuais, é verdade, e todo mundo sabe disso. Ninguém curte mais roleplaying. Desses jogadores, nunca foi o gosto deles. Mas, daquele pessoal que inaugurou o Tibia, os primeiros jogadores e os que vieram naquela época do comecinho, aposto que a maioria ali era roleplayer sim. Claro que já devia ter os mais voltados pra exp e level, mas duvido muito que fossem maioria. Então não dá pra se dizer nunca.

    Na questão do som, não é questão de "com os problemas que Tibia tem e ninguém iria usar". Não sugeri mudanças seletivas, mas uma grande mudança geral. E nesse contexto de renovação, sim, som seria importante. O que eu não entendo é como tanta gente ainda consegue defender que Tibia seja sem som em pleno 2015, como se a gente visse jogos sendo lançados sem som por aí a torto e a direito. Veja, eu entendo que pessoas prefiram jogar em som. O que eu não entendo é por que defendem a falta de som num jogo. É quase como dar razões para justificar um brinquedo que está com uma peça faltando. Mas, novamente, se está bom pra quem joga, então tudo certo.

    E poxa né, fazer um jogo sem som nem deveria ser cogitado por uma empresa. Algo como "ah, não vou botar som, por que vai que ninguém usa mesmo..." é algo que jamais deveria passar pela cabeça de um produtor de um jogo, lol.

    E eu não disse que os sons do Atari são musicais. Só disse que o Atari tinha som.
    Última edição por Sero; 02-01-2015 às 00:03.
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  10. #10
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    No início do século as referências do jogo já eram pegar level...


    Novamente, nada te impede de seguir caminho fazendo roleplay. Alias, tem tanto update com cidades com histórias novas que eu já perdi a conta. Tem a cidade tipicamente medieval, a cidade feminista, a cidade afetada por experimentos científicos, a cidade no meio da floresta, a cidade escondida debaixo de montanhas, a cidade sustentada em cima de um pântano... De quantos cenários você precisa? Nenhum update a favor do powergaming limitou a sua liberdade de interpretar seu personagem, mas a recíproca não seria verdadeira se limitássemos level, skills, dinâmica do pvp e afins. Eu realmente não vejo ninguém usando a desculpa de "meu personagem é um assassino cruel" pra abrir PK nos outros, no máximo é um argumento troll pra tópicos que botam o roleplay como o centro da jogabilidade do Tibia. Quem quer ser PK, é PK porque o jogo permite isso abertamente, sem precisar de uma desculpinha besta.

    Lançar um jogo atualmente sem som é estranho? É. É uma das prioridades no desenvolvimento? Não. No caso do Atari o som poderia até atrapalhar o desenvolvedor, porque consumiria memória que poderia ser melhor alocada. Nem toda evolução é benéfica. Dá pra citar outros casos onde os direitos de uso das músicas utilizadas em certos jogos criaram confusões por causa dos estúdios envolvidos. Não vou me aprofundar nisso porque não é o assunto do tópico, mas reclamar do som é botar a carroça na frente dos bois independente da ideia ser uma evolução geral do jogo ou não, pois independente do teor do tópico a reconstrução do jogo seria um processo gradual.

    O gênero MMORPG está em baixa. E também não é como se a Cip fosse um primor em marketing... Não foram os powergamers que abriram war pra expulsar quem faz roleplay, o espaço tá aí e usa quem quiser.

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