Esse ano vai fazer dez anos que conheci o Tibia. Isso até que é tempo pra caramba em questão de um jogo. Foi no começo de 2005, lá pela época do carnaval, que me encantei com o jogo como todos costumavam se encantar naquela época.
E como vários jogadores, eu parei e voltei várias e várias vezes. Às vezes dar um tempo do Tibia é bom. Mas tem vezes que esse tempo acaba durando muito mais do que a gente imagina, e começamos a sentir aquela conhecida — pra alguns, puramente nostálgica — sensação de que algo não é mais como antes.
Vou dar algumas opiniões sobre alguns pontos do Tibia, e como esses pontos, na minha visão, poderiam melhorar. Fique tranquilo, não vou ficar só reclamando e falando que X versão era melhor, nem falar mal da Cip. Nada disso. No espírito do Ano Novo e da renovação, quero propor uma maneira diferente de ver o Tibia. Imaginemos, por um minuto, mudanças que transformariam muito do que conhecemos.
Gostaria de te convidar a deixar um pouquinho de lado o apego ao que já conhecemos, deixar pra lá a resistência à mudança, e imaginar um Tibia diferente. Vou dizer apenas três pontos onde acho que Tibia faria muito bem em mudar.
1 – Tibia precisa de limite de level.
Mesmo sendo a questão mais polêmica, eu quis colocar em primeiro. Eu explico, e é uma lógica bastante simples. A raiz de praticamente todos os problemas no Tibia é o powergaming desenfreado. Desde os botters, os vendedores de gold, os sharers, os vendedores de char e acc, passando pelos aimbots e farmers de antigamente, até chegar às recentes atualizações que foram eliminando certos aspectos do jogo e trazendo várias facilidades, etc. Praticamente tudo que prejudica o jogo surge por causa da corrida por level, skill, “respeito” (que é, na prática, simplesmente usar seu poder contra os jogadores que nada podem fazer para revidar, por serem mais fracos e menos influentes), dominação e, ainda que em menor grau, por dinheiro e itens.
Eu costumo dizer que roleplayer não usa bot, e isso é a mais pura verdade. Quem usa bot é quem quer pegar level alto, quem se importa com exp e grana. Mas os botters não são o problema. É errado colocar o foco neles. Os botters são apenas um dos probleminhas de um problema maior. Esse problema maior, que é a causa de vários outros, se chama powergaming. O raciocínio é simples: se level não fosse tão importante, não existiriam tantos botters. E isso só pra começar.
O problema é que Tibia nasceu pronto para o powergaming. Ou, pelo menos, com uma forte chance de cair no favorecimento ao powergaming. Foi questão de pouco tempo para os jogadores começarem a dar muita importância a level e skills. E quando você pensa que Tibia tem um grande foco na comunidade, vê como torna-se ainda mais destrutivo o comportamento de se preocupar apenas com poder e riqueza. Não é à toa que guilds que querem reinar num server e fazer tudo conforme sua vontade acabam prejudicando tanto a comunidade do server.
Limite de level acabaria com tudo isso. Sem sede por poder, os botters perderiam o maior motivo para bottear; Tibia se veria obrigado a evoluir de maneiras mais construtivas e criativas, em vez de só adicionar novas hunts e mais bichos fortes que dropam itens mais fortes. Além disso, o jogo se tornaria mais divertido e apreciável, já que a obrigação de upar e ficar forte seria tirada das costas dos jogadores novos.
Sim, posso ouvir você dizendo, “Mas isso tiraria toda a liberdade do Tibia! Sempre foi um jogo sem limites de nada, totalmente livre!”. Olha, vários outros MMORPGs muito bem-sucedidos têm limite de level. Até aquele jogo beeeem parecido com Tibia, que todo mundo deve saber qual é, vai ter limite de level quando for lançado. A real é que nem sempre dar toda a liberdade é bom, e Tibia é um grande exemplo disso, pelos motivos que já expliquei, entre outros.
Essa tal “liberdade” do Tibia, olhando pra trás de maneira crítica e pesando tudo na balança, trouxe muito mais prejuízo do que benefício. Fez o Tibia se tornar um jogo voltado para level e poder, onde o RPG foi sendo assassinado sem piedade enquanto bots e lojas de gold surgiam, e os jogadores passavam uns por cima dos outros para obter poder e riqueza. Isso não parece divertido pra mim.
Eu sei muito bem que o Tibia dá total liberdade de roleplay para cada jogador interpretar seu personagem como quiser. E acho que está tudo bem se o cara quiser interpretar um cavaleiro sedento por poder e dinheiro que passa os dias de sua vida enfiado em calabouços, se preocupando apenas com ouro e glória. Mas quem interpreta hoje em dia? Sejamos sinceros, praticamente ninguém usa Tibia para roleplaying. A liberdade do roleplay é usada como desculpa pra justificar um comportamento que, de roleplay, não tem nada. Pelo contrário, é puro powergaming. Então, por favor, não use o argumento da interpretação de personagens a favor do powergaming.
Eu proporia um limite de level, e um limite consideravelmente baixo, para permitir que os jogadores o atingissem sem precisarem se torturar por milênios, muito menos apelar pra bots. Digamos por volta de 150. Com esse limite, Tibia não seria mais focado apenas em experiência e poder, e as conquistas e sensação de recompensa viriam por outros meios. Lembre-se: em praticamente todos os jogos que você já gostou na vida, não importa quais sejam, o foco não era upar level infinitamente. E você se divertiu com eles, não se divertiu? Tibia não precisa disso também.
Eu tenho convicção de que a magia do Tibia nunca dependeu dessa tal liberdade de pegar leveis infinitos que, como eu disse, mais trouxe prejuízo do que benefício. Na prática mesmo, a maioria das pessoas que jogaram Tibia nunca atingiram o tal “level alto”. Pouca gente antigamente chegava no level 100+, e mesmo hoje em dia com tanta facilidade, nem todo mundo chega lá nos 300~400 da vida. E mesmo sem chegar lá, essas pessoas foram capazes de se divertir.
A magia do Tibia não tinha nada a ver com isso de level infinitos. Está em outro lugar.
O jogo precisa ter um fim, um ponto que todos os jogadores possam atingir, um ponto a partir do qual novos caminhos possam se desdobrar, novas coisas possam acontecer, sem depender da sede por exp. Acredite, isso seria bem melhor do que viver sonhando com o level 100, 200 ou 300, e criar metas que só alguns atingem. Quantos jogadores que estiverem começando hoje vão chegar no level 100 ou 200? Pouquíssimos. E não tem condição, mesmo. Olhando por esse lado, é difícil de acreditar que até hoje as coisas estejam assim.
2 – Tibia é exageradamente lento, frustrante e entediante.
Tem jogador dos velhos tempos que diz que “antigamente, Tibia era difícil. Permita-me dizer o contrário: Tibia nunca foi difícil. Nem hoje, nem antigamente, nem nunca. Tibia sempre foi apenas frustrante e monótono, entediante, automático, repetitivo, demorado pra conseguir level e skills, demorado pra fazer tudo.
Tibia só tem tantos bots porque é tão automático e monótono.
Dificuldade não significa demorar horas e horas para pegar um level. Muito pelo contrário, a tarefa pode ser longa e extremamente monótona, como, de fato, na maioria das vezes é. Dificuldade não tem nada a ver com demora. Dificuldade é algo que exige sua habilidade, sua técnica, seu raciocínio e seus reflexos. A única coisa que passou perto de ser difícil no Tibia era o antigo sistema de PvP, onde você tinha que lançar runas clicando nos oponentes. Mas até chegar a lançar uma runa qualquer, você já tinha que ter ficado horas e horas caçando trolls ou rotworms de um jeito entediante. E ainda assim, o PvP sempre foi cheio de falhas e brechas para jogadores aprontarem mancadas.
Para pegar um level no Tibia, você precisa matar vários e vários e vááários monstros. Às vezes, por horas. Isso até seria aceitável se você estivesse perto do limite de level, mas no Tibia, você tem que fazer isso mesmo quando ainda é level baixo! Para upar skills, a mesma coisa: ficar horas e horas praticando a mesma ação, que, em si, nada tem de difícil ou complicada. É só ficar vigiando o char dar porradinhas no mesmo monstro. Já é uma situação perfeita para botters surgirem. Combine isso com um jogo onde level e skill é a prioridade, e o poder faz toda a diferença. Pra arrematar, finalize com a inexistência de um limite de level. Pronto, você criou o cenário perfeito para o surgimento de botters. Será que não era óbvio?
Antes que alguém me corrija dizendo que “na verdade agora está mais fácil e não precisa mais jogar horas para upar em levels mais baixos”, isso não faz diferença. Mesmo que muito tenha sido facilitado (e isso significa que a Cip reconheceu que precisava facilitar), a tarefa de caçar no Tibia continua sendo muito exigente mesmo em levels mais baixos. Desnecessariamente exigente.
Longe de mim querer justificar quem usa programas ilegais pra jogar Tibia, mas ficar horas e horas realizando a mesma ação é cruel. É claro que bots e mais bots surgiriam. E, por mais triste que seja dizer, Tibia praticamente nasceu pronto para isso acontecer. O problema era que poderia ter, ainda bem cedo em sua vida, mudado de rumo. Como não mudou, deu nisso.
Tibia precisa de um jeito mais dinâmico e menos automático para upar skills e level. Upar deveria ser consideravelmente mais fácil, já que com limite de level, isso não prejudicaria outros jogadores. Se você costuma exaltar a dificuldade e a demora para upar no Tibia, achando que isso é legal e torna o jogo mais desafiador, bem, pense por esse lado: Tibia é um jogo eletrônico. Jogos são criados para os jogadores se divertirem. Não há nada de errado em upar mais rápido, ver o personagem ficando forte, por que isso é divertido. Por esse ponto de vista, é errado torturar jogadores com longas maratonas para pegar um level. É totalmente o contrário do que um jogo deveria dar ao jogador: a diversão.
Temos que parar com essa mania de achar que Tibia é pra fazer jogador passar dificuldade — que, na verdade, nem dificuldade é: é apenas frustração e demora. Todo jogo é criado para o jogador se divertir. Tibia não é um jogo de elite onde só os mais dedicados e esforçados podem se divertir e ser fortes. A Cip já há um bom tempo vem querendo trazer novos jogadores e procurando maneiras de tornar o jogo mais popular. Bem, deixá-lo menos automático e frustrante é uma boa.
Tibia só era “difícil” de upar por que surgiu com outro foco: a ênfase no roleplaying e na interação entre jogadores. Acredite, no início do Tibia, jogadores ficavam de livre e espontânea vontade assistindo outro jogador fazer uma apresentação teatral, recitar poemas ou jogar xadrez. Mas conforme Tibia foi tomando esse caminho e o roleplaying foi morrendo, a dificuldade de upar deveria ter sido atenuada. Qual é a lógica de tornar a própria meta do jogo extremamente enfadonha de se atingir?
As skills deveriam, com toda sinceridade, não existir. Elas apenas complicam as coisas de um jeito desnecessário e nada divertido. Elas poderiam passar por uma reforma para se tornarem mais dinâmicas e simples. Por exemplo, não me lembro de outros RPGs onde você ficava forte em luta a distância ou luta com machados. Em vez disso, deveríamos ter atributos mais comuns em RPGs desde sempre, como inteligência/ataque mágico, agilidade, força/ataque físico, etc.. Esses poderiam ser upados junto com o level, de maneira bem mais fácil e simples.
Com qualquer uma dessas ideias, você deixaria o jogo mais dinâmico. E pronto, acabou o problema de ter que ficar horas vigiando o char bater em slime. Em vez disso, você vai se divertir enquanto caça, sentir seu char se tornando forte, aproveitar o jogo, e isso sem causar efeitos negativos na comunidade. Vai se divertir jogando em vez de ter que treinar por horas para ter diversão só depois de sei lá quanto tempo.
É claro que a penalidade de morte é outro problema. Nascida também numa época em que o Tibia era muito diferente, ela continua sendo dura demais numa época em que deveria ter mudado. Também é fruto daquela mentalidade que “Tibia é jogo pra sofrer, Tibia é jogo hardcore, Tibia é jogo que você demora anos para conseguir algo e perde num minuto, Tibia é jogo pra jogar arrancando os cabelos.” Acho que passou da hora de pararmos com isso.
Para um Tibia mais divertido e dinâmico, a penalidade de morte deveria cair drasticamente. O jogador precisa sentir uma certa frustração a cada morte, mas não a ponto de ficar fulo da vida ou desanimar. “Ah, mas aí ficaria fácil de upar...”, alguns podem dizer. E daí? É um jogo, não os trabalhos de Hércules. É feito pra se divertir. Chega dessa mentalidade de que o Tibia é pra fazer as pessoas sofrerem pra serem fortes. Coloque um limite de level pra frear os exageros e deixe as pessoas uparem alegremente.
É claro, não estou dizendo que bots não existem em outros jogos, por mais animados e dinâmicos que sejam. Mas são em bem menor número, e não prejudicam tanto os outros jogadores quanto no Tibia.
3 – Tibia não tem som.
A questão do som no Tibia sempre foi polêmica. Há quem defenda, há quem abomine a ideia. Eu sempre fui um dos defensores da ideia, e até fiz uma sugestão uma vez, que você pode conferir nesse link: http://forums.tibiabr.com/threads/27...nha-participar!
Vamos ser bem sinceros aqui. Um jogo não ter som hoje em dia é absurdo. Até os jogos mais retrô possível têm som. Era um pouco desculpável lá pelos anos 90, pela história que o Tibia tem e pela maneira como ele surgiu. Veja, já não era totalmente desculpável, porque jogos de computador já tinham som havia um bom tempo. Mas não era todo mundo que tinha caixinhas de som, ou mesmo suporte a som em seu computador.
Mas depois de entrar no ano 2000, se tornou indesculpável que o jogo não tenha sequer uma trilha sonora. Bastaria uma meia-dúzia de músicas para começar, e pronto. Uma música para Venore, uma para Thais, uma para Carlin, uma para o campo aberto fora das cidades, uma pra cavernas... era só ir evoluindo a partir dali. Mas não, ficou sem som mesmo, como se fosse um jogo inacabado. E ainda há quem veja lados bons nisso.
Olha, me desculpe a sinceridade, mas não há lados bons em um jogo ser mudo. Pode haver lados bons na possibilidade de você tirar o som, caso queira ouvir uma música por exemplo, ou só jogar em silêncio mesmo. Praticamente todos os jogos têm controle de volume e opção para desabilitar o som totalmente. Isso é comum. Agora, o jogo em si não ter sons, entrando em 2015, não é legal não.
O velho argumento de que Tibia é um jogo repetitivo e os barulhos se tornariam incômodos em pouco tempo também não vale quando você olha pra todos os outros MMORPGs. Mesmo que você precise matar bichos e mais bichos, eles têm som. Se você quiser, você tira. Mas não é desculpa pra sequer ter.
A desculpa do “jogo oldschool” não cola nem um pouco. Atari é super oldschool e já tinha som. Odyssey tinha som. Até Pong tinha som, e isso era no início dos anos 70.Todos os RPGs você jogou e adorou, desde consoles, até os de computador e chegando nos MMORPGs atuais, todos tinham som. Tibia não ter som até hoje não é aceitável.
Som é importante, e faz muita falta.
É isso. Sei que agente fica tão acostumado com o Tibia do jeito que é que nem para mais pra pensarnessas coisas, mas muito potencial do jogo está sendo perdido porinsistirem em deixá-lo como está em vez de mudar. Um jogo tão antigo como Tibia precisava de uma boa reforma, e não apenas remendos aqui e ali. Tibia pode ser um jogo difícil e hardcore sem precisar torturar seus jogadores com longas horas na frente do monitor. Pode ser livre e cheio de possibilidades sem precisar permitir o up desenfreado e levels infinitos. E pode ser um jogo oldschool tendo som, é claro.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação