Bom, vou dar minha opiniao tosca neste topic tosco (O fato de eu ver o paraguai da janela LITERALMENTE, ajuda - Vide cidade que moro <<<).
(Sério... é tosca aquela represa do Acaray xD)
Bom, deixando assuntos de casa e falando de... pera, o assunto é o da casa aqui. Piratarya & Cia.
Bom. Comecemos pelos CDs piratas. O fato de eles estragarem é um Hoax (Boato) falso que os grandões da indústria fonográfica espalharam para espantar as pessoas. NO ENTANTO, isso recentemente está se tornando realidade. Porque? Porque ter CD é tão comum que no paraguai já existem centenas de matrizes que produzem CDs, e um dos colegas da minha sala inclusive é filho do dono de uma, e, francamente, é a maior loucura ver CDs sendo feitos o.O
E me foi explicado que recentemente muitos cds piratas destroem o drive por serem produzidos por essas matrizes michurucas, que produzem cds de extrema baixa qualidade (Já viram cd "mofado"? É um exemplo). Pelo que vi, parece que antes de se colocar a camada magnética é aplicado no disco de polietileno (acho) um óleo. Ele determina a cor do CD. Muitos colocam corantes - por isso vc vê CDs verdes, rosados, azuis... e esses corantes deterioram e destroem o CD por dentro. Sem contar que muitos não vem com camadas duplas ou triplas como o cd antigo... vem só com uma de polietileno e a própria pintura é a camada de gravação. Ou seja: Um risco na pintura bye bye CD. Descamam fácil, apodrecem e em casos extremos de baixa qualidade, o CD tem mais facilidade em explodir no drive. A chance é baixíssima, mas pode ocorrer se vc tem muitos cds coloridos e/ou bolorados. Sempre prefira CDs "brancos" ou pretos (Esses tem uma resistência extradescomunal). Os pretos são mais carinhos, mas tenho um que já foi lustrado o chão com ele - coisa de irmao menor - e toca num Playstation sem pular faixa o.O
Eu vejo que aqui mesmo no Paraguai existe uma certa procura por programadores - para crackear os programas que copiam e desenvolverem destraves pra videogames, DVDs e outros, claro.
Ah, os cds que vejo q falam q pagam 15-25 aki pagamos 2-3 reais e se for mais de 3 é um absurdo e o vendedor declara falência.
Chato que aqui só vendem mais o que tá "na modinha"... Vc acha com facilidade monstral Festa no Apê e GTA Vice City ou San Andreas, e vc jah tinha Exterminador 3 4 meses antes do lançamento em cinema (Eu mesmo já tive um filme, graças a um barão da pirataria que é casado com uma ex-vizinha, que demorou um ano pra chegar no cinema, e a gente achou q era lixo velho o.O). Agora coisas como Bust-a-Move (GDW me quer esse trem ainda :/ ), Top Gear 3000, Side Pocket, Algo do Frank Sinatra, Final Fantasy 7, ou outras coisas mais "cabeça" vc terá uma dificuldade grotesca em achar. Fora os paraguaios passa-faca-no-buxo...
Eu: -Tem Office 97?
Vendedor: - Não... tá em falta
Vendedor fura-zoio: - Yô tengo... es en espanõl, veinte e cuatro dolares (!!)
Eu: <Sai bem de fininho...>
E quanto a Microsoft... sabem qual a nova frescura deles?
Eu esses dias tentei comprar um cd do Windows ou Millenium ou XP.
Como são coisas comuns, se acha com facilidade. Mas eu achava em lugar nenhum. Todo mundo falava que não tinha, mesmo eu chegando em casa e um infeliz falando "acabei de comprar o office e o photoshop no paragua".
Então num sábado descobri o diabo: Um vendedor que eu já conhecia me falou que nenhum vendedor se arrisca a vender produtos Microsoft piratas, pois "o staff da microsoft passeia por aqui", para cuidar pra não vender produtos piratas, e se o pelego é pego, mesmo no paraguai, onde eu posso atravessar a ponte com uma escopeta calibre 12 automática cromada de azul ou munição de AK47 - e o rifle de brinde, o bicho é preso por vender uma cópia de windows 98...
Fui ver os tais agentes microsoft em pessoa... não sei os outros, mas aquele que vi era um homenzarrão de terno preto e emblema da Microsoft que deichava muito segurança particular no chinelo.
E o cara me confidenciou: "Olha, alguns se arriscam a vender mas a maioria esconde e espera eles irem embora. Geralmente eles ficam o dia inteiro, mas sábado é só até o meio dia".
Era quase meio dia... esperei, de repente ele recebe uma msg no rádio dum amigo e... aparece de tudo nas bancas, cd de x-box, windows de tudo que é cor e tamanho, tudo os Office, é a festa pra quem quer fazer um upgrade no PC.
Pessoal da Microsoft é PHODA.
Conter a pirataria vai ser muito difícil... e não vejo solução para tal.
É... o negócio é continuar baixando música de algum lugar... sempre terá, eles não terão como parar o avanço. A necessidade é a mãe de todas as invenções, já dizia Einstein.
Não adianta gastar uns 40 a 60 milhões de dólares numa chave criptografada de extrema segurança e um moleque nerd de 14 anos que não tem vida social destrava aquilo para o bem de todos...
O mais simples, melhor.
Quanto a músicas... já vi um cara dizer em show, não lembro qual: "Que foda-se negócio de pirataria, nós não ganha bost* nenhuma em cd, a gente fatura mais é em show... se quiser baixar, que baixe... mas na mídia a gente tem que dizer que é contra, pra não desagradar a gravadora... senão, a gente tá fudid*". Não deviam ser grande coisa, mas creio que seja uma verdade. Fora os jabás que tem que ser pagos pra uma música virar "modinha" nas rádios... É vendido um CD merda por uma ou duas músicas... nos tempos do Vinil, duvido que a maioria comprava um LP (Discão de vinil pros mais novos) por uma música, ou ficava "pulando faixa".