Notebook, tablet o PC: como escolher?
Nos últimos anos, a tecnologia vem oferecendo tantas opções que é fácil se confundir sobre qual produto comprar. A escolha entre um computador de mesa, notebook, e tabletes é um destes pontos nos quais a excessiva variedade e funções dificulta a gente de tomar uma decisão. Se você está neste dilema, esses pontos te ajudarão a analisar sua situação e saber qual tipo de aparelho eletrônico cobrirá suas necessidades.
É praticamente impossível fazer uma lista de todos os diferentes gadgets tecnológicos que competem pela nossa atenção no mercado. E tudo indica que isso é uma tendência crescente. Por isso, quando temos que comprar um computador, é normal sentir um pouco confuso na hora da decisão.
Antes de tudo, seu orçamento será uma ferramenta útil para eliminar opções que estiverem ou muito acima ou muito abaixo do valor que você pretenda ou possa investir.
Também vale a pena lembrar que hoje em dia, está cada vez mais crescente a quantidade de gente no Brasil que trabalha desde casa, e portanto necessita escolher uma boa máquina para utilizar como ferramenta de trabalho.
Se este não é o seu caso ou se além deste motivo, você quer comprar um destes 3 aparelhos, você deve ser sincero consigo mesmo e responder as seguintes perguntas:
Que uso você dará ao seu novo computador?
Ver emails, elaborar respostas rápidas, interactuar em redes sociais, jogar jogos de alta definição, ou para ler ou escrever pouco?
Para trabalhar com folhas de cálculo (Excel), com imagem, som ou video de alta qualidade?
Vai mexer com arquivos muito pesados ou vai precisar guardar muita informação?
Se com a primeira série de perguntas você se sentiu satisfeito, possivelmente um tablet seja sua opção. Mas se você pensa em escrever mais que uns tantos emails por dia e precisa de um gadget mais confortavel para a edição de texto, sentirá falta de um teclado físico e não só da tela. No entanto, hoje é fácil de encontrar capas de tabletes ou ipads que vem com um teclado, e isso pode resolver o problema.
Porém, é bom lembrar que os sistemas operativos dos tabletes estão mais orientados ao desempenho multimídia que a programas como os do pacote Office. A mesma coisa vale se você precisa mexer com arquivos pesados ou editar fotos, vídeos em HD ou audios. Para isso, você precisará de muito espaço de armazenamento; e mesmo que existam tabletes que tem bastante espaço, para trabalhar bem você pode precisar de outros acessórios (teclado, mouse, HD externo), e então a função inicial do tablet perderia totalmente sentido.
Outro fator que precisa ser considerado é se você quer transportar seu computador e, se a resposta for afirmativa, com que frequência? Se por algum motivo você precise levar seu computador com você para todos os lados, logicamente você tenderá a escolher um aparelho portatil.
Mas afinal, quando é melhor cada um deles?
Tablets
No caso de precisar de um tablet para trabalhar, é muito útil se o utiliza para realizar consultas rápidas na internet, anotações não muito extensa, tirar foto ou gravar vídeos (neste caso, tem que ver que qualidade você precisa) e para estar conectado nas redes sociais de forma mais confortável que pelo celular.
Mesmo que muitas pessoas tenham se adaptado a trabalhar usando o tablet de forma integral, se considera que as telas pequenas depois de muito tempo de uso, podem trazer dificuldades à visão (visão nublada).
Os tablets são ideiais para o uso recreativo, como as tecnologias multimídias (jogos eletrônicos de alta qualidade, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, entre outros).
Computador de mesa (PC)
Quando você precisa de muita potência e não tem recursos para comprar o melhor notebook do mercado, será um bom negócio investir num computador de escritorio. Apesar de não ser portátil como as outras opções, estes computadores tem uma grande vantagem: você atualizar e melhorar seu PC por partes, garantindo assim uma maior duração.
Os tablets caem em desuso com certa rapidez e não podem (ou é difícil) modificar suas capacidades de armazenamento. Já com os computadores de mesa (e alguns notebooks), você pode melhorá-lo quando queira, trocando a placa de vídeo, o disco rígido, e em alguns casos a memória RAM. Com certeza, você terá uma maior potência durante mais tempo ao menor preço, porém nenhum tipo de portabilidade.
Notebook
Quando você precisa de uma certa potência, e seu uso é um pouco mais avançado que “navegar pelo Facebook e escrever no Word”, então o notebook é sua melhor opção. Especialmente quando sua intenção não é transportá-lo todo o tempo com você, e sim de vez em quando. É também ideal se você deseja uma tela que não seja muito pequena.
Os tipos de potências, tamanhos, pesos e formas dos notebooks são variados, assim você terá também muitas opções para escolher. Existem notebooks muito potentes, leves e finas, porém você terá que pagar um preço um pouco mais alto para uma satisfação maior - são chamados de ultrabooks.
Existem muitas opções ideias para cada pessoa, dependendo do seu uso e seu orçamento. Por isso, o aparelho eletrônico ideal para você, é aquele que cobre todas as suas necessidades, independentemente de tantas opções disponíveis.
É como comparar celulares e decidir entre uma enorme gama de opções: muitas delas vão cumprir muito bem nossos objetivos e suprirão nossas necessidades. Ao fazer um balanço entre quais usos daremos a ele, o valor que queremos pagar e a portabilidade que precisamos, encontraremos o nosso aparelho eletrônico ideal.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação




