Postado originalmente por
Rambo IV
cyber atletas
auhauhauhau
ah cara eu nao consigo
acho que sou muito racional e/ou preconceituoso para levar esses termos a sério
pode até ser que eu esteja supervalorizando os conceitos, mas não consigo enxergar o video que o Bob posto com bons olhos.. o vício em videogame é uma realidade e essa geração que fica louvando os tetudinhos jogadores de LOL tá virando uma geração cibernética ao extremo, sei disso pq tenho um irmão de 9 anos de idade e todos os amiguinhos dele glorificam os jogadores de minecraft e querem ser um "gamer youtuber" quando crescer, e esse referencial de vida é um lixo e leva a criançada cada vez mais para o fundo do poço, e tratar jogador de videogame como "atleta cibernético" profissional e um joguinho que até então nós jogávamos por lazer - conscientemente sabendo que nao se tratava de nenhum tipo de esporte" - de "e-sport" só contribui para o vicio justificado dessa nova geração... ver criança ter como exemplo um cara que admite ficar 12h por dia na frente de um computador e que provavelmente não seria ninguém se não tivesse encontrado no youtube a sua fonte de renda, que é o caso do Monark, como ídolo e objetivo de vida me preocupa muito, nego tem que levar isso mais a sério e, de novo, pode até ser preconceito, mas esses caras estão longe de serem exemplos, e não adianta tentar adjetivar o vício com termos como "e-sport" e "cyberatletas" porque nós sabemos que não se trata de esporte e eles não são nenhum tipo de atletas, independente de ficarem 12h por dia treinando no computador, que muita gente nesse fórum faz isso no Tibia ou de bobeira no PC...
Cara, você quando criança também tinha seus ídolos, sejam eles quais fossem. E do mesmo jeito que você tá sendo pré-conceituoso aqui, outras pessoas eram com os seus ídolos anos atrás, mesmo eles tendo atingido o topo na carreira deles.
Parece que, com seu discurso, você culpa as pessoas que se dedicam a jogar esses games por tudo de errado que há na nova geração. Qual o problema da criançada ver que jogar joguinhos pode dar dinheiro? A questão é você, como jogador profissional disso (rotulando novamente como eu fiz antes, cyber atleta), saber usar a sua imagem, o seu discernimento e seu poder sobre as pessoas que gostam do jogo para que eles enxerguem que não é simplesmente chegar ali, sentar a bunda na cadeira, jogar umas duas partidinhas e bum, você tá ganhando horrores. É só isso que eu acho que todos que vivem dessas novas profissões (quem joga poker, quem joga LOL, DOTA, CS, etc etc) deve fazer de diferente.
Não vejo porquê você não consegue aceitar que os tempos mudaram e que hoje dá pra tirar grana (e felicidade, consequentemente) de onde jamais se imaginou, como é o caso desse Monark (que eu nem conheço, só tô falando porque pelo que vocês informaram, ele é um gamer-youtuber e ganha grana com isso. Se o cara consegue grana porque 5 milhões de pessoas assistem ele, parabéns pra ele porra. Deixa o cara fazer o que gostar, ganhar a grana dele e ser feliz por isso. Eu também já achei babaca gente que paga pra ver coisas do tipo, mas cada um faz o que quer com a porra do seu dinheiro.
Realmente não entendo o seu pré-conceito com as coisas que o mundo tá criando.

Abol
Que compara o treinamento de um jogador de futebol com o treinamento de um jogador de LoL, uma coisa absurda, mesmo considerando as diferentes categorias.
Não entendo porque ficam enfiando palavras na minha boca, vocês não param pra ler o tópico antes de postar?
Onde ele comparou o treinamento? No que você quotou, ele diz que não diferem de
forma geral dos atletas "comuns".
Você fala pra "não enfiar palavras na sua boca", mas você que começou falando que o cara sugeriu sobre os treinamentos sem ele ter mencionado isso. Ele falou (que até onde eu lembro, foi porque o Rambo veio falar que os jogadores de LOL são sem vida) que nada impede de um jogador desses de sair de casa, ter namorada, praticar esportes, nada do tipo, coisa que o Rambo deu a entender que jamais poderia existir.
Sobre a sua babaquice de botar fotos: primeiro que eu nem jogo LOL e nem conheço esse brt aí. Segundo que eu a comparação foi sobre o que cada um representou pro seu esporte, não que eles estivessem no mesmo patamar. Muito me espanta você falando essas babaquices pra depois dizer "não leu o tópico?". É só ver que eu falei que Cielo é foda na natação e reconhecido mundialmente (assim como Pelé e Silva em seus respectivos esportes), assim como o cogu era no CS. Eu falei, por acaso, que eram a mesma coisa? Que tiveram feitos extraordinariamente iguais? Não, apenas disse que cada pessoa exemplificada no meu post teve seu reconhecimento na sua área. Cielo na natação, Pelé no futebol, Silva no UFC e o cogu no CS.

Morgoth Bauglir
Eu não consigo não ver como uma profissão esses youtubers que você citou, monark por exemplo, é um gordinho bobalhão? Sim, mas ele fica o dia todo jogando e editando vídeos pra postar no canal dele que atrai milhares de viewers, é um canal de entretenimento, eu não consigo ver muita diferença disso pra algum programa de televisão por exemplo.
Agora falando de "cyber atletas", as empresas de jogos tem interesse em manter e investir em um cenário competitivo simplesmente porque isso promove mais ainda o jogo, é tudo questão de dinheiro, e esses atletas que ficam treinando várias horas por dia e competem ganham dinheiro através de salário, patrocínio, e etc...
Sobre a profissionalização eu acho meio burrice você se negar a aceitar e etc, agora sobre esse ponto que tu citou disso ser bom ou não pra juventude como um geral ai sim eu acho que pode render uma boa discussão, porque eu meio que concordo sobre a bitolagem que isso cria na nova geração.
Não consigo entender se você tem a mesma visão do Rambo ou não. Tendo mais a achar que não tem, que você tem muito menos pré-conceitos com relação às novas profissões que estão surgindo, mas ok.
Cara, ele ganha grana com as pessoas assistindo ele no YouTube? Parabéns pra ele. Pra mim, profissão é quando você tira de lá o seu sustento.
No mais, concordo com você: as empresas mantém esse status de e-Game pra arrecadar mais, nada mais justo no mundo em que vivemos (que, grazadeus é capitalista). E se a pessoa consegue aproveitar a onda pra tirar o seu sustento, não vejo porquê não reconhecer isso e deixar o cara ser feliz no que ele faz.
O que o Rambo não entende é que cada um deseja a vida que quer (e cada um tem esse direito). O discurso dele me deixa entender que, pra ele, você só vai ser feliz se fizer faculdade ou algum curso e sair pra trabalhar em áreas que já existem e que qualquer um que "tente desvirtuar isso" não merece respeito. (sem mimimi de que coloquei palavras na sua boca, foi o que deu a entender das suas palavras numa análise)
GL HF.