A meu ver a reformulação da comercialização, proporcionada pelo market, foi excelente. Antes ficávamos limitados a "oralidade", um grita-grita no DP cansativo e desestimulante e da sorte de achar vendedor/comprador na hora em que tivesse logado. Para se vender um item raro era o maior sacrifício.
A bem da verdade, o market se adequou a realidade dos players. Hoje, geral trabalha, estuda, cuida da família, etc, o tempo é escasso e quando logamos queremos jogar e não comercializar A grana do market é essencial para fazer novas hunts e quest. Com a crescente quantidade de itens vendidos, tornou-se inviável comercializar à moda antiga ( antigamente o full set, E-plate, MMA, SOV, Steel Boots, D. Helmet e G- legs, era objeto de desejo de todas vocações. Qual o full set hoje e para qual vocação?) Com itens parados nos dps a espera de compradores, o player não faria dinheiro, consequentemente ficaria com as hunts inviabilizadas e poderia até deixar de jogar. O market cumpre bem esse papel, na medida em que dá divulgação às ofertas dos players, inclusive quando essa está deslogado.
Eu conheço algumas pessoas que só jogam aos fins de semana, sem o market, essas pessoas já teriam deixado de jogar.
Outra vantagem é a segurança. Por mais que o trade tenha dado um certo grau de confiabilidade ao comércio de Tibia, era comum ver players inexperientes, sendo vítimas dos trapaceiros.
Além do mais, muitos compradores achavam-se íntimos dos vendedores HLs e, por vezes, buscavam somente essa proximidade para tirar vantagens.
Por fim, concordo que perdeu-se uma via de comunicação – pequena a meu ver - , no entanto, existe outra milhares vias muito mais direcionadas a essa função e são pouco utilizadas, vide World Chat.