Olá, vou reproduzir aqui o que eu penso sobre isso e já postei anteriormente em outro fansite:
O novo sistema é muito mais empolgante e mobiliza toda a comunidade por muito mais tempo, aliás por semanas ou meses literalmente, a exemplo do insectoid outfit e war points, do cave explorer outfit e seus pontos, das warzones e seu sistema de reputação que no início nada tinha como ser comprado e por último o avanço etapa por etapa em forma de tasks e pontos de conquista aliado a um cenário inóspito ao extremo. Não se pode esquecer também de Fiehonja e Quirefang que funcionam por estágios sendo que uma determinada meta deve ser alcançada para proceder o avanço das ações no jogo.
No meu entender, ao ler o artigo acima, essa é a abordagem digamos “mais polida e refinada” que os produtores de conteúdo conseguiram desenvolver para evitar o efeito “modo de fazer” como se fosse uma receita de bolo nas quests, a fim de esticar a sensação de prazer experimentada pelos jogadores durante todo o tempo que o server estiver empenhado em realizar o propósito das etapas da quest até chegar na recompensa. Pois, antigamente, como foi citado no artigo, as quests acabavam muito rápido e essa sensação de prazer só pertencia mesmo ao primeiro que a resolvesse.
E uma coisa me intrigou lá no início do texto: Se não estavam falando sobre a paradox tower, de que torre estavam falavam? Serpentine, Draconia, Dark Pyramide?
Um dos lugares secretos e misteriosos que só foi possível acessar, na montanha à esquerda de ankrahmun, foi quando colocaram o realm da chayenne lá. Antes disso aquele lugar era apenas um mistério sem qualquer conteúdo que pudesse ser descoberto, simplemente porque não havia nada lá.
Outro problema não citado no artigo, meio que por omissão própria do escritor para não acender discussão sobre o assunto é, como todos sabem, o idioma do jogo. Estamos no Brasil e pouca gente entende a língua inglesa e a forma como se expressam os alemãs acerca do que é introduzido no jogo.
Ademais, eu já jogo desde antes de ank ser introduzida e aquela serpentine tower nunca foi resolvida, e o que falar da biblioteca de 469 e sua relação com os elfos, bem como aquele caminho que continua atrás de magic walls… Por isso lendo esse artigo eu aceito que não haja um prêmio lá, só a satisfação de explorar o lugar.
Não sou muito de comentar, mas isso me interessou muito