Caríssimos,

tendo em vista os frequentes kicks que assolam os servidores, nos levamos a pensar o que os motivam. Claro que nada justifica o comportamento daqueles que atacam o servidor, que muitas vezes pagam para manter uma máquina que dê força a esse ataque. São criminosos.

Mas isso só acontece por uma razão: a competição do tibia chegou a níveis estúpidos.

Estamos em um jogo tomado por jogadores profissionais, que ganham a vida vendendo o que conseguem no jogo fazendo uso de ferramentas não permitidas pelas regras. Basicamente, hoje, o jogo é dos trapaceiros.

Itens raros, de fã sites, únicos de boss, necessários para addons, atualmente, só estão nas mãos daqueles que trapaceiam. A enxurrada de gold na economia fez com que o preço de alguns itens atingisse quantias como 100kk, 200kk, isso faz algum sentido? Ninguém jogando honestamente é capaz de juntar essa grana toda.

Justamente por terem criado impérios que os trapaceiros tentam defender o que têm com unhas e dentes. Um desses recursos é atacar o servidor em momentos chaves para ganhar vantagens em wars, ou simplesmente avacalhar as pessoas que ainda jogam (no caso de jogadores com char deletado).

Mas por que atacam?

Atacam porque existe penalidade de morte. Atacam porque uma pessoa pode efetivamente prejudicar outra sem mesmo estar logada no game. Isso é uma coisa que poucos jogos permite, tibia é um deles.

----
O que proponho é uma discussão sobre a penalidade de morte no tibia hoje.
Vocês acham que ainda faz sentido? Estamos em um jogo que todas as pessoas usam bless, que ninguém perde mais nada além de skills e experiência.

Houve um tempo que era emocionante a penalidade de morte. As blessings eram caras e nem todo mundo tinha. Era legal achar um corpo e lootear itens. Era legal morrer e ir recuperar o loot, porque ele valia menos que o valor da bless. Nesse tempo, a penalidade fazia sentido.

Hoje em dia, qual a graça? Ao morrer de blessing uma pessoa perde experiência que é facilmente recuperada em algumas horas. Skill que é recuperada de graça nas estátuas. As únicas vocações que vejo prejudicadas com a penalidade são justamente as que mais morrem: mages. Magic level é a única skill que a estátua não treina direito, depois de certo mlvl é menos de 1% por dia de treino, e ao morrer a pessoa perde uns 15%, ou seja, 15 dias... Está desproporcional. Se a pessoa joga sem bots e sem vender scrolls, com certeza vai sentir falta de grana ao pagar as blessings, que ainda são caras, mas muito mais baratas que os equipamentos. Jogadores falidos desanimam a jogar.

E o efeito da penalidade de morte é desastroso. Sempre uma pessoa que para de jogar, o faz após uma morte. Geralmente essa morte é por kick ou por power abuse. A CIP não pode se dar ao luxo de perder jogadores. Tibia é um jogo que está fadado ao fracasso se perder players, pois não ganha novos desde 2007.

O que proponho é a discussão da penalidade de morte.

Em servidores enforced pvp eu acho que ela faz todo sentido e é o que dá alma ao jogo.

Em servidores pvp teoricamente ela faz sentido, mas será que faz mesmo? Em mundos dominados por trapaceiros, o jogador honesto que tem recurso limitado está em grande desvantagem ao morrer, comparado ao rico de money makers no bot.

Em servidores optional pvp, quando não há war mode eu acho que a penalidade de morte poderia ser desligada, modificada ou atenuada. Na minha cabeça não faz o menor sentido uma pessoa sair para caçar, caçar 10 minutos, pegar 3% do level e 6k em loot, morrer e voltar para o level anterior, faltando 50% para upar, tendo que pagar 110k de bless. São 53% e uma boa grana perdidos em 10 minutos, muitas vezes por falha de conexão, travamento no PC e etc. É uma penalidade muito alta e que prejudica mais aqueles que estão jogando honestamente e por isso têm menos grana.

Deixo a pergunta:

Vocês acham que a penalidade de morte ainda contribui para manter o jogo interessante ou ela perdeu o sentido com os anos?