Postado originalmente por
Bob Joe
É possível estabelecer várias visões sobre uma mesma história simplesmente porque o modo de narrar a história de Matrix segue o padrão de diversos mitos e histórias humanas (como as próprias histórias de Jesus, Hórus, Maomé, etc).
Mas eu realmente acho que o arco narrativo fechado com a trilogia é realmente aquilo que se propôs a ser, uma mistura de "Ghost in the Shell" e "Neuromancer", com várias referências filosóficas e de ficção científica clássica. Por exemplo, a figura do Arquiteto não entra naturalmente na sua analogia, já que possivelmente você pensou apenas no primeiro filme.
Eu curto interpretar filmes mas quando se começa a viajar e estabelecer coisas que nem os próprios criadores quiseram passar, fica um pouco forçado.
Bob Joe, curto muito seus comentários, você deveria abrir um site de conteúdo que goste, eu iria acompanhar.
@Tópico
A primeira vez que assisti Matrix não entendi nada, era bem novo, mas as lutas eram incríveis. Assisti novamente toda trilogia, é um filme difícil de entender o que o escritor quis passar, claro, eu entendi segundo meu ponto de vista, mas ao procurar explicações sobre o filme na interwebs eu percebi pontos que haviam passado despercebidos.
Um filme legal é "Clube da Luta", se não viu, assista.