Postado originalmente por
Malucovisk
Primeiramente, bom post.
Infelizmente a situação é essa mesmo. Wow e GW2 são bons até, isso é fato. O que realmente desanima é jogar sozinho. Não adianta esse papo de que jogando se faz os "amigos" porque não é bem assim. Jogar com os rl's é totalmente diferente. Vamos ver se TES Online vai realmente inovar esse mercado de jogos homogêneo, tanto que atualmente só estou jogando no console.
Haha, valeu!
Mas isso de jogar sozinho já é outro indício de que as pessoas estão deixando os MMOs de lado para migrarem para outros tipos de jogos. No início da década passada, os MMOs eram os MOBAs/FPS de hoje, porém o tempo vai passando e os players vão ficando mais velhos, com uma família para sustentar e o dia para gastar no trabalho, os jogos vão ficando defasados (gráficos, jogabilidade e conceitos do jogo) e as pessoas se mantém num grau de nostalgia "arranha-céu", negando que seu velho e amado MMO evoluiu e ficou melhor, que a versão que ele jogava era, é e sempre será a melhor.
Eu, por exemplo, jogava WoW sozinho até começar a fazer amizades dentro do próprio jogo, o resultado foi inacreditavelmente um dos melhores que eu poderia imaginar, tanto que as amizades que eu criei no jogo carrego até hoje (ingame, em outros jogos, redes sociais etc). Por mais que eu tenha alguns conhecidos da vida real que também jogam, eles não logam tão frequentemente, então quase nem dá pra jogar com eles. Eu até acho interessante formar uma comunidade aqui no fórum mesmo pra jogar algum MMO juntos, mas duvido que a galera anima. É só olhar em qualquer fórum pela internet, os assuntos (de games) mais comentados são jogos AAA (GTA, TES, AC, Batman: Arkham...) e "modinhas" (LoL, Minecraft etc), com os MMOs lááááááá em baixo....
É o que eu digo, nunca se sabe o dia de amanhã, vai que TES Online bata de frente com WoW/GW2 (o que eu duvido muito) e comece mais uma guerra de gigantes dos MMOs, como era no passado com WoW Vs Everquest? É claro que existem muitos outros MMORPGs escondidos por aí para se animar, mas poucos se destacam como os vindouros WildStar, TES Online e Everquest Next.
Por fim, para concluir, depende mais da comunidade em si se unir do que ficar com briguinhas bobas de "meu MMO é melhor que o seu". A comunidade MMORPGística se dividiu entre outros gêneros e entre os inúmeros MMOs que surgiram no mercado (sejam eles FTP, P2W ou pagos), assim quebrando/separando os players em inúmeras comunidades grandes, médias e pequenas, coisa que não era tão comum assim no passado longínquo em que a moda da vez era Ultima Online.
P.S.: Desculpem pelo texto grande, me empolguei demais