- Iniciando as etapas da pintura:
Aproveitando que estamos trabalhando com uma espada, que é um sprite simples, vamos aproveitar para um minitutorial de espadas =D
Bom, pra começar vamos às regras básicas:
Regra número 1 - Toda espada possui uma linha média que definirá o corte da lâmina
Regra número 2 - A porção esquerda da linha média recebe mais luz do que a porção da
direita.
Regra número 3 - A luz não é estática, ela se propaga ao longo de todo sprite porém alguns pontos são menos iluminados como regiões de cavidades na guarda, cabo e principalmente na porção da lâmina que está voltada contra a luz, tendo o corte como barreira.
Certo, vamos clarear a mente de vcs
- Regra número 1: Linha média que define o corte
- Selecionei as cores que usaremos na pintura desse sprite.
Certo, a
Linha média não é nada mais do que uma reta diagonal formada por 4 ou 5 tons diferentes da mesma cor, logo consultaremos o mesmo
Orb colorido no caso...o azul-acinzentado. Também pode-se capturar cores de seus antigos sprites ou imagens para possuir uma maior gama de opções.
[ virei e pintei de marrom o fundo pra vocês poderem entender melhor com a lamina voltada pra luz ]
-Depois pintaremos as laterais médias, lembrando sempre que a luz é dividida no local que eu chamo de
Secção Transversal, ou simplesmente
"ST" representado pela cor mais escura perto da ponta da linha média.
Seguindo o
Tutorial do Strad, podemos perceber a diferença das lâminas e saber como nossa linha média deve se comportar.
- As laterais médias, são as laterais da linha média ( huaiua ) e geralmente seguem três regras:
- Regra número 1: A ponta da espada recebe mais luz, logo todos os pixels devem ter tons mais claros na ponta caminhando para tons mais escuros conforme se aproximem do cabo.
- Regra número 2: A lateral esquerda possui uma propagação maior da luz do que a lateral esquerda, logo os pixels são mais claros em relação a esquerda.
- Regra número 3: A Secção Transversal(ST) é de extrema importancia para o direcionamento do corte e da luz.
No exemplo:
E ao final da pintura das laterais médias:
Certo, nosso Sprite está começando a ficar bonitinho hehe, agora o próximo passo é pintar as linhas das extreminades.
Geralmente essa é a parte que entra o Anti Aliasing, um efeito usado muitas vezes para deixar o Sprite mais redondo( falaremos dele mais pra frente ) mas usaremos ele neste caso para deixar nosso sprite mais ponteagudo!
Isso é feito utilizando
Cores Escuras com Tons
próximas do contorno, que no caso dos itens de Tibia é
Preto. Faremos isso deixando alguns pixels mais claros perto do cabo para dar a idéia de uma superfície "Afiada".
Como na imagem:
- E ao acabar a lâmina partimos para a guarda. Seguindo mais três regras:
- Regra número 1: A porção esquerda da guarda recebe mais luz do que a direita. Porém há pouca diferença.
- Regra número 2: Cavidades, Jóias, Rachaduras e Cabos com guardas longas recebem sombreamentos à parte da guarda.
- Regra número 3: A guarda não segue padrões de Secção transversal.
( pelo menos a maioria delas. )
Então vamos pintar a Guarda! Escolham cores também próximas do preto para o AA mas que mantenham a ideia dourada, reforce isso com cores mais vivas ao longo da guarda, utilizem para isso o
Orb Colorido dourado.
Exemplo:
E por fim temos nosso Sprite totalmente feito pelo PAINT.
Parabéns a todos que leram até aqui!
- Vejamos uma comparação rápida entre o nosso Sprite inicial e suas edições pelo Paint e pelo Fireworks:
1 - Formato Externo
2 - Formato Interno
3 - Pintura básica
4 - Aprimoramento
5 - Rota pelo Paint
6 - Rota pelo Fireworks
Façam seus julgamentos! =D
Eu pessoalmente diria que a espada 100% paint ficou muito melhor, talvez clareasse mais a lámina com o Fireworks ou usando uma técnica que vamos ver no tópico:
Sprites brilhantes sem “Sharpen” [Art5:5]
*
OBS: Com laminas mais curtas em largura é mais fácil fazer AA ¬¬