Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 30

Tópico: A meritocracia não faz sentido.[+ Discussão]

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    02-10-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão A meritocracia não faz sentido.[+ Discussão]

Definição de meritocracia da Wikipédia:

Meritocracia (do latim meritu, mérito e cracia, poder)[1] é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.

Estava lendo sobre John Rawls em um certo livro e cheguei a algumas conclusões interessantes.

Antes de começar entendam: Entendo por mérito o fato de a pessoa merecer algo por ter aptidão ou esforço em alguma coisa.

Na minha opinião, este tal mérito não existe.
    Suponha que todos nasçam com a mesma oportunidade para tudo nesta vida.
    Teoricamente, se todos nascem com as mesmas oportunidades, aqueles que se sobressaem tem mais mérito do que o resto, e por isto, devem ser recompensados na proporção de seu mérito, correto?

E aqueles que nascem com aptidão para alguma coisa? Vamos utilizar o exemplo de um fisiculturista. O cara tem que, antes de tudo, ter uma genética muito boa para a coisa, a tal aptidão neste caso. Então ele merece algo por ter dado sorte de, na roleta da vida, ter nascido com os atributos que fazem dele um fisiculturista campeão?
    Pode-se contra-argumentar: Ele pode ter genética, mas se ele não tivesse se esforçado, não teria chegado aonde chegou.
    É mesmo? E como ele adquiriu esta força de vontade para chegar aonde chegou? Se não saiu de dentro, veio de fora. Ele deve ter recebido estímulos do meio para se esforçar em tal coisa. Talvez a maneira com que foi criado pelos pais, o tipo de escola que frequentou, os amigos que teve, ou a soma de tudo isso e mais um pouco.
    Neste caso, a força de vontade foi adquirida pela influência de toda a sociedade, de uma maneira mais geral. Então por que só ele deve receber os frutos deste 'sucesso'?

Existe ainda um terceiro ponto:
    No caso deste exemplo, o cara deu sorte de nascer em uma época e sociedade que valorizam o fisiculturismo. O mesmo não se pode dizer de alguem que é muito bom em observar e catalogar minhocas. Ou ser professor de ensino fundamental no brasil. Por que aquele deveria ser mais recompensado do que estes?

Fica aí a discussão. Gostaria de ouvir argumentos contrários a esta ideia, porque pensar desta maneira é muito desestimulante.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    "Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sem contar o talento de fazer algo que não é valorizado pela sociedade em geral na época em que o indivíduo é inserido. E considera valorização desde o aspecto financeiro ao status social. Sei lá, o cara pode ter nascido com aptidão para ser um ótimo marionetista. Artistas em geral meio que sofrem com isso.

Essa ideia de mérito é mesmo complicada, acho que temos que ter uma sociedade em que você é livre para tentar fazer o que quiser e que essas coisas possam te levar a um estado de contentamento geral. Grana e poder que, teoricamente, seriam a compensação pelo "mérito", são realmente relativos. Afinal, talentos natos só resultam em felicidade se você, além de fazer o que gosta, fizer do jeito que gosta.
    Última edição por Bob Joe; 02-04-2013 às 13:46.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu só concordo com o primeiro ponto.

A meritocracia pode ser contestada dentro de um mesmo padrão, por exemplo se um fisioculturista com genética boa tem vantagens sobre um de genética ruim, ok.

Citação Postado originalmente por ponto 2
    Neste caso, a força de vontade foi adquirida pela influência de toda a sociedade, de uma maneira mais geral. Então por que só ele deve receber os frutos deste 'sucesso'?
    Discordo, se fosse assim todos os gêmeos seriam iguais.

O "livre arbítrio" e a individualidade não podem ser negadas então eu acho que só ele deve receber os frutos sim.

Citação Postado originalmente por ponto 3
    No caso deste exemplo, o cara deu sorte de nascer em uma época e sociedade que valorizam o fisiculturismo. O mesmo não se pode dizer de alguem que é muito bom em observar e catalogar minhocas. Ou ser professor de ensino fundamental no brasil. Por que aquele deveria ser mais recompensado do que estes?
    Você mesmo se respondeu: porque ele deu sorte, porra hahahaha

Aí não é a meritocracia que entra em questão. Você tá querendo igualar todos os "talentos" de uma sociedade num mesmo patamar? É óbvio que uns vão ser mais valorizados que outros e que uns vão dar sorte e outros não.

A vida nem sempre é justa.

Registro
    02-10-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve B Ver Post
    Eu só concordo com o primeiro ponto.

A meritocracia pode ser contestada dentro de um mesmo padrão, por exemplo se um fisioculturista com genética boa tem vantagens sobre um de genética ruim, ok.

Discordo, se fosse assim todos os gêmeos seriam iguais.
    Gêmeos não são iguais JUSTAMENTE porque recebem estímulos diferentes. Isso só prova o meu argumento.

O "livre arbítrio" e a individualidade não podem ser negadas então eu acho que só ele deve receber os frutos sim.

Você mesmo se respondeu: porque ele deu sorte, porra hahahaha

Aí não é a meritocracia que entra em questão. Você tá querendo igualar todos os "talentos" de uma sociedade num mesmo patamar? É óbvio que uns vão ser mais valorizados que outros e que uns vão dar sorte e outros não.

Este é justamente o ponto. Dizer que a meritocracia não é justa. É exatamente nisto que eu queria chegar.
    Resposta em negrito acima
    "Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por carlosssj3 Ver Post
    Resposta em negrito acima
    Mas gêmeos tem possibilidades de estímulos iguais.

(Na real eu pensei nesse assunto uns 5 minutos e entrei num mindfuck filho da puta, mas vou manter essa frase aí de cima como resposta haha)

E o ponto 3, eu não quis dizer que a meritocracia é injusta e sim que o modo como a sociedade funciona faz com que o próprio conceito de justiça seja injusto.

(Outro mindfuck ae fudeu)

Publicidade:

Registro
    02-10-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Mas gêmeos tem possibilidades de estímulos iguais.

(Na real eu pensei nesse assunto uns 5 minutos e entrei num mindfuck filho da puta, mas vou manter essa frase aí de cima como resposta haha)

E o ponto 3, eu não quis dizer que a meritocracia é injusta e sim que o modo como a sociedade funciona faz com que o próprio conceito de justiça seja injusto.

(Outro mindfuck ae fudeu)
    Impossivel gemeos terem estimulos exatamente iguais. Pra começar, um veio ao mundo antes do outro. Vai que a brisa do ar condicionado da sala de parto soprou de maneira diferente neste momento? Já são estimulos diferentes. Além disso, você já está entrando no campo da possibilidade pra defender o seu argumento.

Como que o conceito de justiça vai ser injusto? oO
    A justiça não é algo fixo e definido, depende de quem ta falando. Pra você pode ser injusto, pra outros não.
    Se for este o seu ponto, de que na sua opinião, o conceito de justiça atual é injusto, eu entendo você.

@ Bob Joe

Realmente, dificil colocar uma discussão e já ser taxado ou de capitalista ou de anti-capitalista.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por carlosssj3 Ver Post
    Impossivel gemeos terem estimulos exatamente iguais. Pra começar, um veio ao mundo antes do outro. Vai que a brisa do ar condicionado da sala de parto soprou de maneira diferente neste momento? Já são estimulos diferentes. Além disso, você já está entrando no campo da possibilidade pra defender o seu argumento.

Como que o conceito de justiça vai ser injusto? oO
    A justiça não é algo fixo e definido, depende de quem ta falando. Pra você pode ser injusto, pra outros não.
    Se for este o seu ponto, de que na sua opinião, o conceito de justiça atual é injusto, eu entendo você.
    Pode crer cara, eu concordo com vc.

Eu acho que no fundo todo mundo pensa igual em relação a isso só que se expressa de maneiras diferentes, sei lá, to tendo vários mindfucks nesse assunto.

Eu pelo menos acho que, ao mesmo tempo que é óbvio que um jogador não deve ganhar milhões, é óbvio que ele deve ganhar milhões. E já falaram os motivos pra ambas as obviedades.

São 2 lados da mesma moeda.

O mundo funciona de um jeito injusto. Logo, é justo.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que esse é o ponto do tópico. Mostrar que a meritocracia, vista como modelo de justiça, não é justa.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Porra, os caras acham que tudo é ataque ao capitalismo...

Registro
    10-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Porra, os caras acham que tudo é ataque ao capitalismo...
    Eu pensei exatamente isso quando li o post do Jack, IUHEHAIUEHAIUEHUAEHIUHEIAUHE

@topic

Eu gosto da ideia de um sistema de governo meritocratico. É óbvio que não vai ser totalmente justo, mas eu acho que poderíamos ter governos mais eficientes usando esse sistema.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [Life Thread] Dark Black Magician
    Por Dark Black Magician no fórum Life Threads
    Respostas: 2354
    Último Post: 14-05-2023, 14:41
  2. Jogos | A História dos Controles de Videogames! (grande)
    Por Sero no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 26
    Último Post: 16-08-2012, 00:57
  3. Movimento Admin me dá uma reputação!
    Por Emiz no fórum Testes
    Respostas: 39
    Último Post: 30-01-2012, 19:31
  4. Cantigas
    Por Arvandoor no fórum Tibia Geral
    Respostas: 10
    Último Post: 21-09-2004, 06:03

Permissões de Postagem