Penalidade por usar armas acima do lvl.
Última atualização: 06/04/2013.
Quando se equipa uma arma com level maior que o seu acontece uma redução no atk dela, quanto maior a diferença entre seu lvl e o da arma, maior será a redução no atk da arma.
Para tentar descobrir exatamente como funcionava essa redução de hit de acordo com a diferença entre seu lvl e o da arma, comprei varias armas e comecei a testar nos meus dois char kina. Analisando os resultados desenvolvi a hipótese que a arma vai perdendo exatamente um ponto de atk cada lvl de diferença entre vc e a arma até zerar.
Ou seja, quando vc equipa uma arma de lvl mais alto que o seu, o atk real da arma (aquele usado para calcular o dano que vc vai causar no seu alvo) é dado pelo seu atk menos a diferença o lvl da arma e o seu lvl, representado pela seguinte equação.
AR = A - (LA - L)
Onde, AR=atk real, A=atk da arma, LA=level da arma, L=level.
Afim de provar a minha hipótese, eu fiz o seguinte teste:
Primeiro loguei um char lvl 51, usando Mcological Mace(lvl 120, atk50) de acordo com minha hipótese a arma ficaria com atk zero, para confirmar minha teoria ela deveria causar hits de 10 pontos, desci nos esgotos de thais e comecei a matar alguns rats, meus danos eram de 4 a 9, a maioria era de 7, deduzi que defesa do rat tem uma media de 3 pontos, mas não e' fixa pode variar um pouco para mais ou para menos.
Spoiler: SS dos meus testes
Depois loguei um char lvl 10 com skill 60, usando Giant Sword(atk 46 lvl 55) de acordo com minha hipótese a arma ficaria com atk 1, para confirmar minha teoria ela deveria causar hits com media 5(para saber isso usei a calc do tibia stats), como o rat tem 3 de def, ele deveria sofrer danos de 2 em media, o resultado do teste foi danos entre 1 e 4.
Upei o char para o lvl 11, e fui matar alguns rats novamente, de acordo com minha hipótese a arma ficaria com atk 2, descontando a def do rat, os danos deveriam ter media de 4 pontos, o resultado foi danos entre 1 e 8.
Upei novamente o char para o lvl 12, agora a espada teria 3 de atk, descontando a def do rat, os danos deveriam ter media de 8, o resultado foi danos entre 1 e 13.
Upei novamente o char para o lvl 13, agora a espada teria 4 de atk, descontando a def do rat, os danos deveriam ter media de 10, o resultado foi danos entre 1 e 18.
Upei novamente o char para o lvl 14, agora a espada teria 5 de atk, descontando a def do rat, os danos deveriam ter media de 13, o resultado foi danos entre 2 e 20(hp total do rat).
Bonus, fiz o teste usando uma knife que tem atk 5, obtive resultados parecidos
Essa pesquisa me motivou a criar um tutorial para kinas.
[TUTORIAL] Treinando com armas acima do Lvl.
Link para a calculadora do tibia stats que eu usei em todas as contas acima.
http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=meleDmgCalc
Se vc gostou desse tópico não deixe de comentar, pois isso ajuda a divulgar o tópico, também não deixe de conferir os links na minha assinatura com mais tópicos nesse estilo.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv criado pelo TibiaBR.
https://taleon.online