Lol...
Caboom, tenho algo em mente...

uon é fruto da união entre Fardos e o Fogo, desça união nasceu também Fafnar, totalmente diferente de Suon. Suon herdou a natureza calma e lógica de seu pai. Sempre que Fafnar realizava uma de suas travessuras, Suon a punia. Diz a lenda que logo após Fafnar ferir a recém nascida Bastesh, Suon sentenciou sua irmão a continuar seu vôo eterno pelos céus, sempre fugindo da fúria de seu irmão.

o contrário dos outros Deuses, Suon não possui criações (pelo menos conhecidas). Mais não se pode dizer exatamente que ele não exerce influência no mundo de hoje. Graças a ele, colheitas, flores e plantas crescem e florescem. Graças a ele também, sua irmã não queima todos na superfície.
Títulos: O Calmo.
Alinhamento: Neutro.
Áreas de Influência: Fogo, Sol, Justiça, Equilíbrio.
Devotos: Juízes, Advogados, Naturalistas.





“... Fafnar era imprudente e selvagem, e ela descuidadamente devastou o mundo com suas chamas.”

afnar é a irmã de Suon, filha de Fardos e Fogo. Logo após se erguer aos céus, ela devastou o mundo com suas chamas, por sorte Suon a impediu. Sendo mais fraca ela fugiu e buscou refúgio no inferno, morada de sua mãe. Fafnar também foi a responsável por desfigurar e quase matar Bastesh, até hoje ela sofre a punição por este fato.

afnar sempre foi diferente dos outros Deuses, e isso atraiu a atenção de Zathroth. Da união dos dois nasceu Brog. Brog puxou o lado da mãe, sendo na maior parte do tempo irracional e impetuoso.
Títulos: A Selvagem.
Alinhamento: Neutro, Caótico.
Áreas de Influência: Fogo, Sol, Cobiça, Inveja.
Devotos: Clérigos Negros, Naturalistas.





“Este deus era cheio de graça e vitalidade.”

runor é o primeiro filho de Uman e Tibia. Como seu pai, Crunor desde cedo demonstrou talento nas artes mágicas. De fato, Crunor é o Deus protetor dos Druidas (assim como seu pai é o protetor dos Feiticeiros).

runor também foi um dos primeiros a se preocupar com a defesa de sua amada mãe Tíbia, quando os temíveis Orcs devastam-na. Embora os Lobos, a primeira raça criada por Crunor para proteger as florestas, só tenham sido bem sucedidos no interior das florestas, onde contavam com a vantagem de grandes matilhas.
Títulos: O Senhor das Árvores.
Alinhamento: Neutro, Benígno.
Áreas de Influência: Natureza, Elfos, Druidas, Lobos.
Devotos: Elfos, Naturalistas, Druidas.





“Nornur sempre era o que tinha sido em primeiro lugar: um deus etéreo, a sombra de uma sombra.”

Filho de Fardos com Ar, Nornur é um Deus incompreendido. Ele herdou a natureza física de sua mãe, ou seja, não tem um corpo físico, ele é tão sólido ou visível quanto uma nuvem passageira. Até hoje são contadas diversas lendas das inúmeras tentativas feitas por ele e pelo seu primo, Crunor, para torná-lo uma criatura sólida, mais todas falharam. Em compensação, Crunor sugeriu a Nornur que pelo menos criasse uma criatura para que ele se manifestasse. E assim nasceram as aranhas, que em suas finas teias fazem uma homenagem ao seu Deus criador.

ornur também foi um dos primeiros Deuses a combater as hordas de Zathroth, e para isso concedeu o veneno às aranhas. Mas a cada um Troll morto para o veneno de suas aranhas, dois o substituíam.
Títulos: O Deus do Destino.
Alinhamento: Neutro, Benígno.
Áreas de Influência: Vento, Tempo, Aranhas.
Devotos: Naturalistas, Elfos, Senhores da Montanha.






“Ela cresceu para ser tímida e melancólica, preferindo a solidão silenciosa do oceano cujo dizem que as águas são salgadas devido as suas lágrimas incessantes.”

em dúvida uma Deusa muito poderosa. De fato, o mar, a morada de Bastesh nunca foi invadida pelas temíveis criaturas de Zathroth. Até hoje são contadas as lendas das temíveis e fascinantes criaturas que protegem o reino desta Deusa. As cobras são as únicas criações de Bastesh que sobreviveram em terra.

astesh é filha de Uman com Sula, e nasceu perfeita como é dito no próprio Gênesis. Mas ao nascer, despertou a inveja de Fafnar, que a atacou e quase a matou, fato que não aconteceu graças a intervenção dos outros Deuses. Mas a verdade é que ela nunca se recuperou deste fato, por isso se refugiou em sua mãe Sula (o mar), e quase nunca interfere no mundo terrestre.
Títulos: A Soberana dos Mares.
Alinhamento: Neutro, Benígno.
Áreas de Influência: Mar, Mares, Criaturas Aquáticas.
Devotos: Naturalistas, Criaturas dos Mares.





“... a hora do nascimento de Urgith marcou o inicio dos mortos-vivos.”

rgith seria o que chamamos de indesejável, ele não era nem sequer para existir. Graças as constantes mortes entre as raças dos Deuses Anciões e as tropas de Zathroth, os Deuses decidiram criar uma entidade que ficaria responsável pelas almas dos mortos. Como Tíbia (Terra) era responsável pela vida, era aceitável que ela zelasse pelos mortos. Então, foi decidido que Uman se uniria novamente a Tíbia para gerar um guardião dos mortos. Mas Zathroth, o irmão gêmeo de Uman se passou por ele e se uniu a Tíbia. Dessa união nasceu Urgith, e prontamente as hordas de Zathroth eram substituídas por hordas de mortos-vivos.
Títulos: O Mestre dos Mortos-Vivos.
Alinhamento: Neutro, Malígno.
Áreas de Influência: Morte, Mortos-Vivos, Cultos.
Devotos: Necromantes, Mortos-Vivos, Sacerdotes Negros.



“Seria sua missão guiar com segurança as almas dos mortos para o outro mundo, onde eles iriam seguramente descansar na paz de um sono eterno e sem sonhos...”

Toth foi criado para cuidar das almas dos inúmeros mortos durante a chamada Era do Caos. Por isso ele e Urgith são eternos rivais, enquanto Urgith se preocupa em infestar a superfície de Tíbia com suas criações, Toth envia seus vermes para igualar as coisas.

evemos destacar que Toth é irmão de Crunor, o Senhor das Árvores, e ao contrário do que se pensam, os dois mantém boas relações já que ambos representa a vida, só que em aspectos diferentes.
Títulos: O Sentinela das Almas.
Alinhamento: Neutro.
Áreas de Influência: Almas, Rotworms.
Devotos: Clérigos, Caçadores de Mortos-Vivos.

irok foi criado a partir de inúmeras tentativas de separar Uman de seu irmão Zathroth. Graças aos problemas de seus "pais" Kirok pode ser considerado esquizofrênico.

nteressante notar que Kirok é patrono de duas "ciências" totalmente opostas. De certa maneira, Kirok poderia ser considerado também patrono dos ladrões e gatunos.
Títulos: O Louco.
Alinhamento: Neutro, Caótico.
Áreas de Influência: Ciências, Pesquisas, Teatro, Humor.
Devotos: Pesquisadores, Bardos, Bufões e Palhaços.
__________________
Jotinha