A Quest começa no deserto, especificamente na biblioteca.
Após ler os livros, você descobre que um grupo de 4 aventureiros se perdeu nos labirintos do deserto e que antes de partirem, eles haviam escondido um tesouro que para eles valia muito. Partindo em busca dos corpos, em um deles há um diário:
"-Primeiro dia perdido nesse imenso labirinto:
Aquilo que consideramos precioso para nós, guardamos muito bem, deixamos com amigos, nós que viemos de tão longe onde árvores são nossas casa e amigos são nossos vizinhos. Meus companheiros que se aventuraram comigo espero que estejam vivos pois eu sinto que meu fim está próximo pois a todo instante ouço grunhidos de orcs por esses escuros corredores, às vezes ouço vozes me chamando, mas quando grito em resposta... apenas ouço o eco de minha voz e descubro que estou sozinho novamente.
-Talvez o que seja o terceiro dia perdido
...Novamente ouço vozes, mas dessa vez parece que estão muito próximas, sinto o cheiro forte se aproximando, talvez não seja uma pessoa normal, talvez seja mais uma das horrendas criaturas que habitam este lugar, sinto agora que está muito próximo, cerca de alguns metros apenas... de repente ouço o som do que seria um machado sendo armado para desferir um golpe..."
Partindo em busca de outros corpos, encontra-se outros dois corpos vazios, provavelmente mortos por Orcs também, mas esses nem ao menos tinham um livro consigo. Em busca do que seja o último corpo, encontra-se Melchior, mas ele está vivo, portanto é um NPC. Conversando com ele, você consegue retirar informações muito importantes, basta ter um pouco de água já que ele não bebe nada há um bom tempo; dando água a ele, você fica sabendo a última viagem que fizeram com o tesouro deles (palavras de Melchior): "Seguimos em direção à grande cidade, onde o Rei poderia nos acolher por um tempo até decidirmos seguir nossa viagem, apesar de o Rei nos apoiar, não quis que ficássemos sob seus aconchegos por muito tempo pois o povo poderia se revoltar, o que causaria grande desconforto, foi então que ele enviou uma cavalaria conosco às entranhas do Deserto, nesta calaria, estava o Rei e sua Rainha, antes de deixar-nos, pedimos para que ele guardasse nosso objeto para quando voltarmos pudéssemos retirá-los com segurança, foi então que, quando partiam, flechas cortaram o céu, espadas foram empunhadas, corpos caíram por terra e o chão foi manchado de sangue, o Rei, sua Rainha e alguns guardiões da Corte conseguiram fugir, mas muitos outros não tiveram a mesma sorte. Foi então que vimos criaturas que eram de nossas terras e que foram expulsas da cidade por serem traiçoeiras e ladras, eles caminhavam alegres para a cidade que se localiza no pântano, talvez tenham se restabelecido lá. Quando nos viram, correram em nossa direção, como única solução, entramos em uma caverna e corremos cada um para uma direção pois estávamos desesperados, foi o último momento em que os vi, as criaturas não se arriscaram em nos seguir, pois talvez já sabiam dos perigos desse imenso labirinto. Eu lutei com muitos monstros nestes lugares escuros, até o dia em que fui feito prisioneiro pelos Orcs e após uma invasão da Guarda da Corte, eles me soltaram mas eu não consegui gritar por ajuda pois estava muito fraco, eles não me alimentaram por muito tempo, tive que me alimentar de ratos que encontrei pelos corredores, e hoje estou aqui, a beira da morte, a minha sorte foi que você chegou." No final, Melchior lhe entrega um documento assinado pela Corte que deverá ser entregue ao Rei como um comprovante de que voê falou com o desaparecido aventureiro.
Agora partindo do que fora encontrado nos livros, você deve seguir a Thais (a grande cidade, que fora citada por Melchior) e então falar com o Rei e perguntar sobre o ocorrido, ele que lhe pedirá algum objeto para ter certeza de que você não está blefando, para isso você deve estar om o documento que Melchior lhe entregou em sua backpack, ao entregar, o Rei se espanta diz não estar acreditando no que está vendo, aquilo que ele achava impossível estar acontecendo está realmente acontecendo, o homem em que ele fingia acreditar estava vivo e que ele ainda estava cosciente. Então o Rei lhe conta a história: "Ao deixar os aventureiros, fomos atacados a algumas milhas de onde estavam, criaturas más, com um tremendo ódio no coração e sangue frio nos atacaram, nós que estávamos em maior número não recuamos, mas quando vimos que eles eram fenomenais na arte da guerra decidi que deveríamos voltar o mais depressa possível, quando finalmente estávamos fora de perigo eu me lembrei de que eles haviam pego o baú que carregava o tesouro de Melchior e seus amigos, quando lembrei disso eu caí em tristeza pois aquela jóia valia muito, não só para eles, mas para poderia mim valer muito caso eles não voltassem da viagem, fiquei muito abatido durante meses, até o dia em que resolvi armar o exército e ir atrás dessas criaturas, mas não tive sucesso, pois elas era muito bem treinadas e derrotou meu exército com muita facilidade, fazendo com que eu desistisse de ir atrás do tesouro dos aventureiros. Mas hoje, com você aqui eu posso lhe dar instruções de como chegar lá, mas para isso você deve provar que está preparada pra lutar com as criaturas que me roubaram, você deve partir ainda hoje em uma missão, vá até a sala em que uma caveira amedronta o lugar e traga-me o amuleto que lhe pertence, assim você poderá provar o seu valor guerreiro.”
Segundo instruções do Rei, você tem que ir até a Mad Mage Room (a caveira que o desenho no chão forma) e levar de volta ao Rei o amuleto que lá é pego como recompensa após domar todas as criaturas que lá habitam, voltando com este amuleto e entregando-o ao Rei, ele lhe da informações de localização da Fortaleza das criaturas: a sudeste da cidade que fica no pântano (Venore), você deve caminhar por uma área repleta de cobras e após passar desta área, você chega a Fortaleza, mas o Rei não sabe em que lugar da Fortaleza está guardado o tesouro, para descobrir onde fica o tesouro, você deve ir a Ab’dendriel e conversar com Elathriel, ele que fora mandado de volta a cidade depois de um longo tempo a serviço dos Elfos que habitam a Fortaleza, também conhecido por Vila dos Elfos. Elathriel lhe dá as coordenadas de onde está o tesouro: ”Escondido sob a terra, o tesouro é guardado por três magos e um cavalo de fogo, sem contar os soldados que ficam em guarda da Fortaleza o tempo inteiro, para chegar lá é preciso ter muito cuidado pois qualquer descuido pode ser fatal, boa sorte para você, espero que não tenha o mesmo destino dos soldados do Rei.”
Após Elathriel ter lhe dito estas palavras, você deve seguir a Vila dos Elfos, em Venore, e procurar pela sala guardada pelos três magos e pelo cavalo de fogo (supõe-se que é um Dragâo), está sala fica na ilha sul da Vila, mas para chegar até lá, você tem que lutar contra grande parte da Guarda, chegando na sala dos magos derrote-os e finalmente terá apenas o Dragão a sua frente, lute bravamente com ele e derrote-o, a sala, com corpos que era prisioneiros e foram dados como alimento para a fera, possue uma passagem subterrânea que só é aberta com uma picareta, ache a passagem e descendo o buranco, você encontrará uma caixa com uma bolsa, e nela o chamado BlueHeart (Blue Ruby) que nada mais nada menos é do que o tesouro dos viajantes que ficaram presos nas profundezas do deserto.
Você pode guardar o ruby com você ou pode também levá-lo até o Rei, este que lhe oferecerá algo em troca, algo valioso, como a armadura do imperador (Armor of the Emperor [Arm:14]), aí isso já é por escolha sua, entre a armadura ou ficar com o ruby.
/Troyann