Cara, vcs postam tudo mt rapido, eu ia perguntar deles hoje.
Nom, minha irmã comprou um galaxy note 10.1, e é absurdamente ótimo.
A bateria dele é ótima, dura um dia inteiro de internet, jogos, musica, filme, etc, e ainda sobra uns 40%. Tem 12 Gb livre e tem 3g, ela pagou 1550 no Kabum.
O bom dele , é a bateria como eu disse, tem o modo de economia de energia, e tem 3g embutido.
A vantagem dele é a caneta, facilita pra navegar, e editar uma foto, mas se vc não quer/liga pra isso, eu recomendo o Galaxy Tab 10.1, é a mesma coisa, só nao tem caneta, e tá na faixa dos 1150~~1300.
Enfim, se quer economizar, Tab 10.1, se quer um de 7'', tem o Tab 2 Wifi e o Tab 2 wifi+ 3g.
Citei os da Samsung, o motorola xoom tem android 3.2, antigo, e o Acer também (tão lançando um novo agora, mas vai demorar até chegar). Nexus 7 chegou e tá 1400 e só tem 7'', compensa um samsung.iPad é bom, mas é muito caro, se é pra tarefa simples eu vou com um que tenha Android.
Visto que vc quer mais pra ebooks, e quer economizar, eu iria com o Tam 2 7'' da Samsung, que custa uns 650 reais, é fino e leve, similar aos kindle de 6 e 7''.
Tem também os tablets chineses, tipo multilaser (importa da china e imprimi logotipo), orange, genesis,etc.
Maaaaaaaaaaaaaaaaaaas, se é só, só mesmo pra ler ebooks, a amazon BR já tem o kindle por 300 reais, o modelo mais simples claro.
Boa sorte!