Curtir Curtir:  0
Resultados 51 a 60 de 63

Tópico: Powergaming: 2005-2013

Visão do Encadeamento

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
  1. #1
    Avatar de Rasunik
    Registro
    19-09-2004
    Posts
    6.655
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Post Powergaming: 2005-2013

    Power Gaming
    Reflexo da comunidade atual?

    Ahoy! Inicio esse tópico pedindo desculpas por eventuais incoerências no mesmo, não dispus de tempo hábil para revisá-lo.

    Já deixo no ar também três questões para serem pensadas e respondidas por vocês:

    • Qual seu estilo de jogo?
    • Como você interpreta os dados desse tópico, levando em consideração a atual realidade do jogo?
    • Você acha que há alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?


    Bom, vamos lá! Para quem joga há 9 ou mais anos, deve se lembrar que encontrar um level 60 pelas avenidas de Carlin ou Venore já era algo que fazia os olhos se arregalarem.


    Eu vendo o Ingek e seus amigos indo para o Dragon Lair, Edron (2004).

    Não existiam muitas pessoas com level 100 ou maior. Não somente porque era mais difícil upar, mas pelo fato de que no início as pessoas não eram tão focadas em somente aumentar seu level, já que havia uma gama de coisas novas a serem descobertas. Quando Tibia foi criado, por exemplo, o que mais agradava os jogadores eram os mistérios, as quests, o desconhecido. [THREADTIBIABR="119842"]Spoil[/THREADTIBIABR] também não corria solto como agora. No entanto, depois que praticamente tudo foi descoberto, muitos começaram a disputar pelos melhores locais para se caçar. O powergaming, a disputa por level, começou a aumentar em detrimento do roleplaying, o que teve direta ou indiretamente impactos negativos a longo prazo: aumento do número de cheaters, aumento do power abusing, aumento do comércio de gold, aumento do comércio de personagens, quebra da economia, etc.

    Afinal, o que é Powergaming? Cada jogo terá provavelmente uma interpretação própria, embora com muitas similaridades.

    Powergaming é um estilo de interação nos jogos com a intenção de maximizar o progresso para uma determinada meta (em Tibia a meta é o level alto), excluindo outras considerações do jogo tais como história (enredo), atmosfera e laços de amizade que o jogo oferece. Devido ao foco de ser poderoso ao invés do "espirito de ser poderoso" (aproveitar tudo do jogo por exemplo), esse estilo é geralmente visto como algo não divertido/ anti-social (dentro do jogo). Esse tipo é mais visto em jogos com uma grande gama de possibilidades, grandes campanhas ou prêmios ganhos em competições, tais como role-playing, multiplayer massivo (Tibia!) ou jogos colecionáveis).
    (Wikipedia)
    Power Gaming ou Power Leveling é a prática em que um jogador caça constantemente para ganhar experiência. Muitas vezes eles nem pegam o loot das criaturas que matam para não perder tempo. (...)
    (TibiaWiki)
    Powergaming (ou simplesmente apelação, como estamos acostumados) é normalmente aceito como uma forma de jogar com um ênfase em desenvolver um personagem “poderoso” dentro do que ele se propõe. O termo tem uma conotação sempre negativa, associada ao cara que só se preocupa com os bônus de ataque, dano, e etcs. Para usar do powergaming o sujeito geralmente tem que ter um bom conhecimento do sistema em questão, procurando conseguir resultados máximos com penalidades e custos mínimos.
    Mas apesar de ser considerado um grande vilão, a verdade é que o powergaming não precisa ser algo “maligno”. A prática pode muito bem ser usada como uma boa ferramenta, para ao invés de criar apenas um personagem superpoderoso, criar um personagem coerente.
    (RPG online)


    Update 7.3, em 2004.

    2005, época boa! Recente haviam sidos implementados a waiting list (lista de espera), a cidade de Ankrahmun e o sistema de invasões de monstros (só existia de Rato e Orc)!



    Neste tópico, criado em 5 de fevereiro de 2013, vou mostrar como era o Top Level 500 em 5 de fevereiro de 2005, exatos 8 anos atrás para que possamos refletir. De lá pra cá muita coisa mudou nesse sentido, o número de locais de caça e criaturas, por exemplo, mais do que triplicou. Algumas outras questões podem ser observadas com base nos dados.

    2005/2013
    05 de Fevereiro



    * Personagem não existe mais.

    Desmembrando esses dados já é possível tirar várias conclusões:

    • Os jogadores alcançaram um nível absurdo no jogo que a própria CipSoft jamais imaginou que iriam alcançar.
    • Pelo level do pessoal, já se pressupõe que a economia foi totalmente afetada.
    • As vocações Knight e Paladin eram as dominantes no topo. Hoje vemos um aumento constante do número de Sorcerers e Druids.
    • Em azul, os mundos Optional PvP. Vejam que em 2005 eram minoria no Top 25. Mundos PvP ainda eram habitáveis, embora abuso de poder e guerras já ocorrecem. Enquanto em 2005 haviam cinco jogadores de mundos Optional PvP, hoje são seis somente que não são desse tipo de mundo. Isso não se dá somente pela maior facilidade de se upar nesse tipo de servidor, mas pelo abuso de poder que consome o Tibia hoje em dia. Em alguns servidores com guildas dominantes as pessoas têm que pagar para jogar, e são até proibidas de criar uma guilda nova, como em Ocera. Ainda nessa questão de mundos, vemos que Antica ainda dominava os ranks em 2005, agora já não possui mais nenhum jogador representando o servidor mais antigo do jogo.
    • Várias pessoas do Rank atual começaram a jogar anos depois da data das estatísticas de 2005, mas conseguiram obter tamanha quantidade de pontos de experiência.
    • Preciso comentar a quantidade de experiência? 8 anos atrás a Bubble, maior level do jogo, tinha 133 milhões de experiência. Hoje há jogadores que pegam mais que isso em um mês. O maior level tem mais de 4 bilhões e meio de experiência, quase 40 vezes mais do que naquela época.


    Spoiler: Top 500/2005



    As estatísticas acima provam o que eu havia dito antes. O número de Druids e Sorcerers no Rank vem aumentando com o tempo. Vale lembrar que os Druidas eram desvalorizados antigamente. O número de personagens de Optional PvP mais que quadruplicou.

    Curiosidades
    • O recorde de experiência em um dia não chegava a 3 milhões de experiência. Naquela época não existia stamina, então embora fosse possível caçar por muito tempo, existiam bem menos locais de caça, o que tornava isso entediante depois de algum tempo. Obviamente não existiam cavebots ainda, porém existiam muita gente que dividia a conta. Atualmente o recorde passa de 40 milhões de experiência em um dia e (absurdos) quase 200 milhões em um mês.
    • Os 10 monstros mais fortes eram: [CRIATURA]Demon[/CRIATURA], [CRIATURA]Warlock[/CRIATURA], [CRIATURA]Behemoth[/CRIATURA], [CRIATURA]Dragon Lord[/CRIATURA], [CRIATURA]Black Knight[/CRIATURA], [CRIATURA]Hero[/CRIATURA], [CRIATURA]Banshee[/CRIATURA], [CRIATURA]Giant Spider[/CRIATURA], [CRIATURA]Lich[/CRIATURA], [CRIATURA]Ancient Scarab[/CRIATURA] (desconsiderando os faraós).
    • Só existiam 100 criaturas. Hoje em dia existem 315 sem mencionar os bosses (que somam bem mais de 100) e outros que não tem spawn fixo.



    Bom, caminhando para o encerramento, eu me recordo quando vi uma imagem de um test server em 2004 em que um Gamemaster voluntário colocou seu personagem com level ~250. Eu e muitos outros jogadores ficamos impressionados com aquilo, achando que demoraria muitos anos até que alguém chegasse naquele nível. Não demorou.


    Power gaming... para alguns um estilo de jogo. Para outros, como o moderador [USER="48441"]Sero[/USER], "faz muitas pessoas tornarem-se viciadas, pensarem só em ficar cada vez mais fortes, julgar os outros pelo level, sentirem-se os "reis do server" com o egocentrismo lá nas alturas, e por aí vai".

    Não que antigamente fosse melhor, muita coisa melhorou nesses anos, mas muitas também pioraram. A comunidade não é a mesma, não existe mais aquela camaradagem, aquele clima mais amistoso entre os jogadores. E estes talvez não fossem tão individualistas como agora.

    Vejam algumas citações relacionadas com o assunto:

    Citação Postado originalmente por VegAaBR
    Comecei tibia em 2005 e nunca mais vou esquecer do tempo no qual eramos apenas noobs, custavamos a upar no north de thais para matar simples orcs, passavamos horas e horas fazendo UH para conseguir uma crown armor ou um demon shield, até fishing era disputado entre amigos. Essa época de outro do tibia nunca mais vai voltar =/. Senti muita saudade da época que o tibia unia as pessoas e não causava brigas e intrigas.
    Citação Postado originalmente por Shaaak
    (...) Mas acho que estudar os mistérios do Tibia é uma boa alternativa de encarar o jogo, pois há muitas coisas para vasculhar; além disso, você deixa um pouco de lado aquela quase automatização de "caçar, upar, ganhar dinheiro", o que torna o jogo meio monótono. Não critico quem é powergamer e gosta do estilo de jogo que leva, pois prezo pela satisfação no jogo, mas acho que muitos enjoam por cansar da rotina (e, nesse quesito eu me incluo, pois apesar de não ter sido um powergamer, sempre joguei com o objetivo de upar, e hoje estou procurando um novo jeito de encarar o jogo). Nesse sentido, procurar pelas histórias secretas do Tibia seria uma boa alternativa.
    Existe um culpado? CipSoft? Os próprios jogadores? Um pouco dos dois? Vejam o que o antigo gamemaster Excessus disse em entrevista ao TibiaNews:

    Citação Postado originalmente por Excessus
    Acho que o Tibia evoluiu e atraiu um tipo de público. Podem ser as alterações estéticas, a jogabilidade, a demora da CipSoft em lidar com botters e cheaters que motivou muitas crianças preguiçosas que gostam de sucesso imediato ao invés de trabalhar seus personagens como fizemos no passado. Eu não sei. Isso é algo que a Cipsoft tem que estudar, e eu tenho certeza que eles o estão fazendo com os dados que têm.

    Outro fato que eu apontei, e eu sei o quão extremamente grosseiro e impopular isso pode soar, mas é que Tibia se tornou MUITO popular em países com diferentes níveis de educação e morais do que a comunidade de 1998-2001, que era baseada principalmente na alemanha, norte-europeu, jogadores americanos. Eu sou espanhol e sei como são diferentes as coisas aqui comparadas à Alemanha. Nós temos muito para aprender, assim como temos muito para aprender dos japoneses e sua maneira civilizada de encarar a catástrofe em que estão vivendo agora. Isso teve um impacto. É também verdade que nossos jovens por toda parte estão mudando. Pelo menos na Espanha é assim... antigos valores fundamentais como família, respeito... estão desaparecendo. Os tempos estão mudando e a Cipsoft não tem culpa.
    "Você acha que há alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?"

    Citação Postado originalmente por Excessus
    Quem sabe. Imagine eles se livrarem completamente dos problemas com cheaters, por exemplo. Muitos dos super-heróis de level 500 serão banidos em um percentual que você não se atreve a sonhar. Verdadeiros jogadores vão então ter mais lugar para jogar da forma correta, e Tibia será muito mais divertido para eles. Eles não ficarão intimidados, etc. Eles não buscam tanto level, eles gostam de aproveitar o tempo conversando com amigos e organizando atividades nos diversos cenários que o mapa proporciona. Você lembra todas as reuniões que passamos somente conversando na porta de minha casa, fazendo runas. Estes jogadores vão recomendar o jogo para jogadores como eles. Isso pode acontecer.
    Você sabe, nunca foram os gráficos que importavam, era o sentimento de criar uma imagem própria na tela pixelada, o medo dos monstros, do desconhecido, a cooperação com os outros, a necessidade de interagir, de criar alianças e grupos para completar quests, a liberdade de ir e vir, a certeza de que do outro lado de um personagem havia uma pessoa.

    Citação Postado originalmente por Revelon
    Depois de tantas screenshots de lutas, de demons, fire elementals, dragons, entre muitos outros, já estava na hora de colocar um screenshot para se divertir! Esta é a festa em frente a casa do Thimoti Brazuca, onde todos os Brazucas de Carlin estavam presentes! Viva o Brasil! XD~

    Nada para fazer, vamos para o bar beber!

    Para alguns, muitos de nós jogadores antigos não se encaixam na realidade atual. É por isso que tantos pararam. E, embora o jogo esteja tomado por botters, felizmente ainda existem pessoas com bons estilos de jogo, que estão sempre dispostas a cooperar umas com as outras e que só querem pura e simplesmente entrar por algumas horas na semana e se divertir - não destruir a diversão dos outros. Enquanto existirem esses jogadores, enquanto existirem jogadores honestos, tutores brigando por um jogo mais justo, ainda vai haver esperança. Se um dia isso acabar, aí sim meus caros, game over.


    Dez/2012: Festa na Guildhall da Red Rose para comemorar os 15 anos da guilda.
    Os melhores do ano foram premiados durante o evento.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Rasunik; 06-02-2013 às 17:36.
    "And then one day you find ten years have got behind you."



Tópicos Similares

  1. Taverna | Tela sensível ao toque feita de vapor é demonstrada durante a CES 2013
    Por Maluco Feiesa no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5
    Último Post: 24-01-2013, 16:11
  2. Best nerd 2013 - primeiro a postar em 2013
    Por Jesusluiz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 57
    Último Post: 01-01-2013, 08:04
  3. Quanto você já deu à Cipsoft?
    Por Dark Nyght no fórum Tibia Geral
    Respostas: 33
    Último Post: 24-11-2012, 09:11
  4. Ajuda Premium Scroll
    Por Arabe' Loco no fórum Suporte Geral
    Respostas: 10
    Último Post: 01-10-2012, 22:13
  5. Esportes | Wesley só volta em 2013
    Por Rinnag no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 11
    Último Post: 10-04-2012, 09:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •