Curtir Curtir:  0
Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 63

Tópico: Powergaming: 2005-2013

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Powergaming: 2005-2013

Power Gaming
    Reflexo da comunidade atual?

Ahoy! Inicio esse tópico pedindo desculpas por eventuais incoerências no mesmo, não dispus de tempo hábil para revisá-lo.

Já deixo no ar também três questões para serem pensadas e respondidas por vocês:

• Qual seu estilo de jogo?
    • Como você interpreta os dados desse tópico, levando em consideração a atual realidade do jogo?
    • Você acha que há alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?

Bom, vamos lá! Para quem joga há 9 ou mais anos, deve se lembrar que encontrar um level 60 pelas avenidas de Carlin ou Venore já era algo que fazia os olhos se arregalarem.

Eu vendo o Ingek e seus amigos indo para o Dragon Lair, Edron (2004).

Não existiam muitas pessoas com level 100 ou maior. Não somente porque era mais difícil upar, mas pelo fato de que no início as pessoas não eram tão focadas em somente aumentar seu level, já que havia uma gama de coisas novas a serem descobertas. Quando Tibia foi criado, por exemplo, o que mais agradava os jogadores eram os mistérios, as quests, o desconhecido. [THREADTIBIABR="119842"]Spoil[/THREADTIBIABR] também não corria solto como agora. No entanto, depois que praticamente tudo foi descoberto, muitos começaram a disputar pelos melhores locais para se caçar. O powergaming, a disputa por level, começou a aumentar em detrimento do roleplaying, o que teve direta ou indiretamente impactos negativos a longo prazo: aumento do número de cheaters, aumento do power abusing, aumento do comércio de gold, aumento do comércio de personagens, quebra da economia, etc.

Afinal, o que é Powergaming? Cada jogo terá provavelmente uma interpretação própria, embora com muitas similaridades.

Powergaming é um estilo de interação nos jogos com a intenção de maximizar o progresso para uma determinada meta (em Tibia a meta é o level alto), excluindo outras considerações do jogo tais como história (enredo), atmosfera e laços de amizade que o jogo oferece. Devido ao foco de ser poderoso ao invés do "espirito de ser poderoso" (aproveitar tudo do jogo por exemplo), esse estilo é geralmente visto como algo não divertido/ anti-social (dentro do jogo). Esse tipo é mais visto em jogos com uma grande gama de possibilidades, grandes campanhas ou prêmios ganhos em competições, tais como role-playing, multiplayer massivo (Tibia!) ou jogos colecionáveis).
    (Wikipedia)
    Power Gaming ou Power Leveling é a prática em que um jogador caça constantemente para ganhar experiência. Muitas vezes eles nem pegam o loot das criaturas que matam para não perder tempo. (...)
    (TibiaWiki)
    Powergaming (ou simplesmente apelação, como estamos acostumados) é normalmente aceito como uma forma de jogar com um ênfase em desenvolver um personagem “poderoso” dentro do que ele se propõe. O termo tem uma conotação sempre negativa, associada ao cara que só se preocupa com os bônus de ataque, dano, e etcs. Para usar do powergaming o sujeito geralmente tem que ter um bom conhecimento do sistema em questão, procurando conseguir resultados máximos com penalidades e custos mínimos.
    Mas apesar de ser considerado um grande vilão, a verdade é que o powergaming não precisa ser algo “maligno”. A prática pode muito bem ser usada como uma boa ferramenta, para ao invés de criar apenas um personagem superpoderoso, criar um personagem coerente.
    (RPG online)

Update 7.3, em 2004.

2005, época boa! Recente haviam sidos implementados a waiting list (lista de espera), a cidade de Ankrahmun e o sistema de invasões de monstros (só existia de Rato e Orc)!

Neste tópico, criado em 5 de fevereiro de 2013, vou mostrar como era o Top Level 500 em 5 de fevereiro de 2005, exatos 8 anos atrás para que possamos refletir. De lá pra cá muita coisa mudou nesse sentido, o número de locais de caça e criaturas, por exemplo, mais do que triplicou. Algumas outras questões podem ser observadas com base nos dados.

2005/2013
    05 de Fevereiro

* Personagem não existe mais.

Desmembrando esses dados já é possível tirar várias conclusões:

• Os jogadores alcançaram um nível absurdo no jogo que a própria CipSoft jamais imaginou que iriam alcançar.
    • Pelo level do pessoal, já se pressupõe que a economia foi totalmente afetada.
    • As vocações Knight e Paladin eram as dominantes no topo. Hoje vemos um aumento constante do número de Sorcerers e Druids.
    • Em azul, os mundos Optional PvP. Vejam que em 2005 eram minoria no Top 25. Mundos PvP ainda eram habitáveis, embora abuso de poder e guerras já ocorrecem. Enquanto em 2005 haviam cinco jogadores de mundos Optional PvP, hoje são seis somente que não são desse tipo de mundo. Isso não se dá somente pela maior facilidade de se upar nesse tipo de servidor, mas pelo abuso de poder que consome o Tibia hoje em dia. Em alguns servidores com guildas dominantes as pessoas têm que pagar para jogar, e são até proibidas de criar uma guilda nova, como em Ocera. Ainda nessa questão de mundos, vemos que Antica ainda dominava os ranks em 2005, agora já não possui mais nenhum jogador representando o servidor mais antigo do jogo.
    • Várias pessoas do Rank atual começaram a jogar anos depois da data das estatísticas de 2005, mas conseguiram obter tamanha quantidade de pontos de experiência.
    • Preciso comentar a quantidade de experiência? 8 anos atrás a Bubble, maior level do jogo, tinha 133 milhões de experiência. Hoje há jogadores que pegam mais que isso em um mês. O maior level tem mais de 4 bilhões e meio de experiência, quase 40 vezes mais do que naquela época.

Spoiler: Top 500/2005

As estatísticas acima provam o que eu havia dito antes. O número de Druids e Sorcerers no Rank vem aumentando com o tempo. Vale lembrar que os Druidas eram desvalorizados antigamente. O número de personagens de Optional PvP mais que quadruplicou.

Curiosidades
    • O recorde de experiência em um dia não chegava a 3 milhões de experiência. Naquela época não existia stamina, então embora fosse possível caçar por muito tempo, existiam bem menos locais de caça, o que tornava isso entediante depois de algum tempo. Obviamente não existiam cavebots ainda, porém existiam muita gente que dividia a conta. Atualmente o recorde passa de 40 milhões de experiência em um dia e (absurdos) quase 200 milhões em um mês.
    • Os 10 monstros mais fortes eram: [CRIATURA]Demon[/CRIATURA], [CRIATURA]Warlock[/CRIATURA], [CRIATURA]Behemoth[/CRIATURA], [CRIATURA]Dragon Lord[/CRIATURA], [CRIATURA]Black Knight[/CRIATURA], [CRIATURA]Hero[/CRIATURA], [CRIATURA]Banshee[/CRIATURA], [CRIATURA]Giant Spider[/CRIATURA], [CRIATURA]Lich[/CRIATURA], [CRIATURA]Ancient Scarab[/CRIATURA] (desconsiderando os faraós).
    • Só existiam 100 criaturas. Hoje em dia existem 315 sem mencionar os bosses (que somam bem mais de 100) e outros que não tem spawn fixo.

Bom, caminhando para o encerramento, eu me recordo quando vi uma imagem de um test server em 2004 em que um Gamemaster voluntário colocou seu personagem com level ~250. Eu e muitos outros jogadores ficamos impressionados com aquilo, achando que demoraria muitos anos até que alguém chegasse naquele nível. Não demorou.

Power gaming... para alguns um estilo de jogo. Para outros, como o moderador [USER="48441"]Sero[/USER], "faz muitas pessoas tornarem-se viciadas, pensarem só em ficar cada vez mais fortes, julgar os outros pelo level, sentirem-se os "reis do server" com o egocentrismo lá nas alturas, e por aí vai".

Não que antigamente fosse melhor, muita coisa melhorou nesses anos, mas muitas também pioraram. A comunidade não é a mesma, não existe mais aquela camaradagem, aquele clima mais amistoso entre os jogadores. E estes talvez não fossem tão individualistas como agora.

Vejam algumas citações relacionadas com o assunto:

Citação Postado originalmente por VegAaBR
    Comecei tibia em 2005 e nunca mais vou esquecer do tempo no qual eramos apenas noobs, custavamos a upar no north de thais para matar simples orcs, passavamos horas e horas fazendo UH para conseguir uma crown armor ou um demon shield, até fishing era disputado entre amigos. Essa época de outro do tibia nunca mais vai voltar =/. Senti muita saudade da época que o tibia unia as pessoas e não causava brigas e intrigas.
    Citação Postado originalmente por Shaaak
    (...) Mas acho que estudar os mistérios do Tibia é uma boa alternativa de encarar o jogo, pois há muitas coisas para vasculhar; além disso, você deixa um pouco de lado aquela quase automatização de "caçar, upar, ganhar dinheiro", o que torna o jogo meio monótono. Não critico quem é powergamer e gosta do estilo de jogo que leva, pois prezo pela satisfação no jogo, mas acho que muitos enjoam por cansar da rotina (e, nesse quesito eu me incluo, pois apesar de não ter sido um powergamer, sempre joguei com o objetivo de upar, e hoje estou procurando um novo jeito de encarar o jogo). Nesse sentido, procurar pelas histórias secretas do Tibia seria uma boa alternativa.
    Existe um culpado? CipSoft? Os próprios jogadores? Um pouco dos dois? Vejam o que o antigo gamemaster Excessus disse em entrevista ao TibiaNews:

Citação Postado originalmente por Excessus
    Acho que o Tibia evoluiu e atraiu um tipo de público. Podem ser as alterações estéticas, a jogabilidade, a demora da CipSoft em lidar com botters e cheaters que motivou muitas crianças preguiçosas que gostam de sucesso imediato ao invés de trabalhar seus personagens como fizemos no passado. Eu não sei. Isso é algo que a Cipsoft tem que estudar, e eu tenho certeza que eles o estão fazendo com os dados que têm.

Outro fato que eu apontei, e eu sei o quão extremamente grosseiro e impopular isso pode soar, mas é que Tibia se tornou MUITO popular em países com diferentes níveis de educação e morais do que a comunidade de 1998-2001, que era baseada principalmente na alemanha, norte-europeu, jogadores americanos. Eu sou espanhol e sei como são diferentes as coisas aqui comparadas à Alemanha. Nós temos muito para aprender, assim como temos muito para aprender dos japoneses e sua maneira civilizada de encarar a catástrofe em que estão vivendo agora. Isso teve um impacto. É também verdade que nossos jovens por toda parte estão mudando. Pelo menos na Espanha é assim... antigos valores fundamentais como família, respeito... estão desaparecendo. Os tempos estão mudando e a Cipsoft não tem culpa.
    "Você acha que há alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?"

Citação Postado originalmente por Excessus
    Quem sabe. Imagine eles se livrarem completamente dos problemas com cheaters, por exemplo. Muitos dos super-heróis de level 500 serão banidos em um percentual que você não se atreve a sonhar. Verdadeiros jogadores vão então ter mais lugar para jogar da forma correta, e Tibia será muito mais divertido para eles. Eles não ficarão intimidados, etc. Eles não buscam tanto level, eles gostam de aproveitar o tempo conversando com amigos e organizando atividades nos diversos cenários que o mapa proporciona. Você lembra todas as reuniões que passamos somente conversando na porta de minha casa, fazendo runas. Estes jogadores vão recomendar o jogo para jogadores como eles. Isso pode acontecer.
    Você sabe, nunca foram os gráficos que importavam, era o sentimento de criar uma imagem própria na tela pixelada, o medo dos monstros, do desconhecido, a cooperação com os outros, a necessidade de interagir, de criar alianças e grupos para completar quests, a liberdade de ir e vir, a certeza de que do outro lado de um personagem havia uma pessoa.

Citação Postado originalmente por Revelon
    Depois de tantas screenshots de lutas, de demons, fire elementals, dragons, entre muitos outros, já estava na hora de colocar um screenshot para se divertir! Esta é a festa em frente a casa do Thimoti Brazuca, onde todos os Brazucas de Carlin estavam presentes! Viva o Brasil! XD~

Nada para fazer, vamos para o bar beber!

Para alguns, muitos de nós jogadores antigos não se encaixam na realidade atual. É por isso que tantos pararam. E, embora o jogo esteja tomado por botters, felizmente ainda existem pessoas com bons estilos de jogo, que estão sempre dispostas a cooperar umas com as outras e que só querem pura e simplesmente entrar por algumas horas na semana e se divertir - não destruir a diversão dos outros. Enquanto existirem esses jogadores, enquanto existirem jogadores honestos, tutores brigando por um jogo mais justo, ainda vai haver esperança. Se um dia isso acabar, aí sim meus caros, game over.

Dez/2012: Festa na Guildhall da Red Rose para comemorar os 15 anos da guilda.
    Os melhores do ano foram premiados durante o evento.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Rasunik; 06-02-2013 às 17:36.
    "And then one day you find ten years have got behind you."

Registro
    28-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Excelente tópico. Essas estatísticas e fotos do começo do post foram exatamente na época que conheci o jogo, meados de 2004 (versão 7.3 recém implementada), Bubble top level (embora fosse ser passada pouco tempo depois pelo Cachero), waiting lists gigantescas, poucos high levels. Bons tempos mesmo.

Registro
    14-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ótimo Topic!

Comecei a jogar em 2006 e cara vou te contar era emocionante jogar Tibia!
    Cada ida a Dark Catedral me fazia gelar só em imaginar uma GS aparecendo.
    Ou então um lvl 80+ pk na frente do DP de Thais. Qui ninguém si atrevia a encostar um dedo.
    Haaaaaaaa... Bons e velhos tempos onde tudo era novo e inexplorado. Pena eu não ter uma maquina do tempo (:

Ótimo tópico mesmo Rasunik. Rep +

Registro
    25-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ótimo tópico! Muito bom ver seu relato cara.

Sobre o futuro de Tibia, acho que o ideal seria começar do 0, com mecânicas que tornasse impossível usar bot no jogo, mas isso é impossível huauha

Traduzindo o quote que você pediu:

Powergaming é um estilo de interação nos jogos com a intenção de maximizar o progresso para uma determinada meta (em Tibia a meta é o level alto), excluindo outras considerações do jogo tais como história (enredo), atmosfera e laços de amizade que o jogo oferece. Devido ao foco de ser poderoso ao invés do "espirito de ser poderoso" (aproveitar tudo do jogo por exemplo), esse estilo é geralmente visto como algo não divertido/ anti-social (dentro do jogo). Esse tipo é mais visto em jogos com uma grande gama de possibilidades, grandes campanhas ou prêmios ganhos em competições, tais como role-playing, multiplayer massivo (Tibia!) ou jogos colecionáveis).

Traduzi em menos de um minuto qualquer erro foi mal huauha

Registro
    17-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belíssimo post. Repito algo que falei em outro tópico, não acho problema nas pessoas possuírem o level absurdo de hoje e sim no objetivo em ter esse level. É uma briga infundada por um poder fictício, qual a vantagem de ser tão forte em non-pvp? Ou passar horas e horas caçando a mesma criatura?
    Estamos chegando num nível complicado no jogo, estava pensando, desde o dia que peguei level 200, justamente nessa tabela dos TOP's. Quando eu comecei a jogar o TOP estava bem abaixo do lvl 200 e agora eu indago. Será que o Tibia ainda comporta por quantos anos esse ritmo atual?
    Digo isso, pois no level 200, qualquer personagem possui um poder de fogo absurdo, e convenhamos, level 200 não deve ser nem level médio hoje em dia.
    Será que não seria melhor pensar pelo caminho contrário, ao invés de adequar os jogadores as criaturas. Porque não adequar as criaturas aos novos jogadores?
    Não seria uma forma de limitar o uso de bot?
    O jogo não deixará de existir, boa parte da comunidade atual é individualista e prefere o single player. Mas e nós, remanescentes de versões antigas? Como se portar?

Publicidade:

Registro
    06-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belo tópico ras.

Não sabia que RP era dominio naquela época. Eu achava que não tinham tantos pallys.

Bom
    Eu acho que é culpa da CIP sim.
    Não são os jogadores que mudam o jogo, e sim a CIP.
    ''Nós andamos pelas estradas contruidas pela CIP''

Todos os anos a cip vem comentendo erros fatais. E o maior erro ainda não foi corrigido.
    É uma vergonha pra mim, ver um jogo ''sem leis'' como é o tibia.
    Nós jogadores honestos estamos sendo massacrados pelos players powergames ou melhor dizendo, boteiros, que estão estragando o que chamamos de TOP.

Qual a graça da conquista, se já tem alguém há mil anos luz a frente de mim, usando bot?
    Eu sou estremamente competitivo ras, mas não tenho como competir honestamente com que joga sujo e não vou descer ao nível de um trapaceiro.
    Então se o tibia não é mais um passatempo/diversão, eu não preciso mais jogar. Creio que alguns que pararam de jogar tibia, pensaram isso.

A cip precisa ser mais inteligente.

Registro
    06-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Excelente tópico cara, deve ter dado um trabalhão isso ai em.

Mas acho que a culpa é dos jogadores e da CipSoft, foram os jogadores que criarem esses programas ilegais, spoiler, etc.

E a CipSoft não cuida mais do Tibia quanto antigamente, acham que "BOT" são sua fonte de dinheiro.

Eu não sabia que Sorcerers e Druids eram menos usados e tals.

Acho que o único jeito de arrumar o Tibia completamente, é começar tudo do zero, sem programas ilegais e mudar como fazer as quests.

Bom, por último, parabéns pelo tópico, muito bom.

Registro
    14-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bah cara, eu comecei a jogar bem nessa época, hoje em dia nem jogo mais por N motivos... mas lembro que foram os melhores... level 80 era considerado rei ! todo mundo caçando valkires e amazons em carlin, matar um dragon era coisa de outro mundo e quando dropava aquela plate armor era a maior alegria ahahahahaha, hoje em dia tibia se perdeu e nem parece mais o mesmo jogo... eu pelo menos fui uma pessoa que sempre joguei na minha sem bots e tenho a mesma conta com o meu primeiro char ainda lá que criei em meados de 2005 ! bons tempos !

Created: Jun 07 2005, 23:26:35 CEST

Registro
    15-01-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom Rasu =)

Poisé... os melhores momentos do jogo eram esses:

Ê tempo bom... hoje em dia eu ainda me divirto em Pacera porquê muita gente das antigas ainda joga, e alguns estão voltando...

No MS eu entro pra runar e conversar no Chat, mas não é mais a mesma coisa, é tudo quieto demais :~

Jogar de RP era demais... dava pra fazer uma xp absurda na época a partir do level 80~, só era caçar de um jeito que o Pepelu chegou a mencionar uma vez... alguns bolts + SD em Warlocks, era tiro e queda (:
    Última edição por Gavazzi; 06-02-2013 às 02:57.
    Pew Pew!

Registro
    26-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belo tópico, Rasu. Aliás, valeu pela citação

Você realmente disse algo que eu vivo comentando: o powergaming criou/piorou o botting, entre vários outros problemas. Pra mim sem dúvidas é o maior problema do Tibia, e o pior é que a Cip incentiva.

Eu comecei a jogar em 2005 e lembro muito bem daquela época, lembro da sensação como se fosse hoje. O jogo era quase que mágico, cativava demais. Como gamer desde novinho, posso falar sem receio que Tibia foi um dos melhores jogos que já joguei.

Mas um dos reflexos mais tristes de tudo isso é a frieza que encontramos no jogo hoje em dia. A maioria só pensa em poder e level. Nos tempos de antes, eu fiz vários amigos de vários países, conversava bastante com eles, explorávamos bastante e fazíamos várias coisas diferentes. E mesmo os que não se tornavam "amigos", pelo menos eram mais camaradas. Arrisco até a dizer que eram mais educados. A gente conhecia pessoas novas caçando, algo que hoje é muito difícil; quem tá caçando, só quer saber de caçar e pronto. Isso se tiver lá no char pra responder...

Quando eu falo isso tem gente que não gosta, mas eu penso o seguinte: powergaming não traz diversão de verdade. Quem acha que matar bicho repetidamente traz diversão genuína, pense consigo mesmo sinceramente: se tivesse um limite de level, e a partir dali os bichos não dessem mais exp, não dropasse nem 1 GP e nenhum item, ainda assim você continuaria caçando por horas e horas? Se divertiria com isso? Acho que a resposta é óbvia, e sabe por quê? Por que o que realmente querem os powergamers é poder e level, e não diversão. É minha opinião.

Tibia é um jogo que tem muito a oferecer, muito mesmo. Nunca vou me esquecer das vezes que eu e meu melhor amigo saímos pra explorar, as madrugadas que passávamos simplesmente fazendo pão em Fibula e viajando, ou como ficávamos felizes só de achar um lugar novo, um esconderijo, uma caverninha, um canto secreto.

As palavras do Excessus são tristes e verdadeiras. Não só no Tibia, mas em todo lugar, os valores mais importantes estão sendo atacados... e alguns ainda acham que isso é bom.

Publicidade:

"To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing"
    "O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)

Tópicos Similares

1. Taverna | Tela sensível ao toque feita de vapor é demonstrada durante a CES 2013
    Por Maluco Feiesa no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5
    Último Post: 24-01-2013, 16:11
  2. Best nerd 2013 - primeiro a postar em 2013
    Por Jesusluiz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 57
    Último Post: 01-01-2013, 08:04
  3. Quanto você já deu à Cipsoft?
    Por Dark Nyght no fórum Tibia Geral
    Respostas: 33
    Último Post: 24-11-2012, 09:11
  4. Ajuda Premium Scroll