EDITOPRIAL PUBLICADO NA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL OESTE NOTÍCIAS. TAMBÉM DISPONÍVEL NA VERSÃO ON LINE
ELEIÇÕES 2012: O FATOR TIRIRICA
Zé do Gato vem aí...
O Fator Tiririca nas eleições deste ano para a Câmara Municipal de Presidente Prudente ficou por conta do vendedor ambulante Jailson do Nascimento Pereira, o popular Zé do Gato, eleito vereador com 1.307 votos pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro). O montante obtido por Zé do Gato, que tem 51 anos de idade e não chegou a completar o ensino fundamental, corresponde a 1,12% dos votos válidos (116.244). Ele conseguiu a cadeira no Poder Legislativo sem apresentar, durante a campanha eleitoral, sequer uma mísera proposta para melhorar as condições de vida da população prudentina. Ao aparecer no programa do seu partido na TV, resumiu sua “plataforma eleitoral” ao bordão “Zé do Gato vem aí”, repetido inúmeras vezes, de forma irritante, juntamente com o número de sua candidatura e a imitação ensandecida de um felino miando.
Embora tenha sofrido uma redução drástica no quadro geral de votação dos candidatos a vereador na cidade, o Fator Tiririca ainda é um fantasma que assombra a política de Presidente Prudente quando se trata de disputa por uma vaga na Câmara Municipal. No pleito passado, em 2008, o representante desta casta política se elegeu com uma votação histórica que dificilmente tão cedo será superada na cidade. Na ocasião, o também vendedor ambulante Chicão da Maçã do Amor (PSB) obteve 6.252 votos. Foi o segundo candidato mais votado para a vereança – com o equivalente a 5,43% dos votos válidos. Em 2008, o primeiro lugar ficou com a candidata Bernadete Querubim, então no PSB, que contabilizou 7.400 votos (um recorde absoluto na história prudentina!) – 6,43% dos válidos.
Em 2012, Zé do Gato ficou “apenas” na 19ª colocação no quadro geral de candidatos mais votados – elegeu-se graças à combinação partidária que lhe favoreceu na hora da divisão do chamado “quociente eleitoral”. Em contrapartida, a tentativa de reeleição de Chicão da Maçã do Amor foi um completo fiasco. Em 2012, ele recebeu somente 131 votos – 0,11% dos válidos –, que refletiram com exatidão a profunda decepção do povo prudentino com o seu pífio trabalho realizado durante quatro anos na Câmara Municipal. A política feita com base na bizarrice e na palhaçada, felizmente, tem limites. O desempenho de Chicão prova que o “voto de protesto” é um contra-senso.
A população demonstrou uma capacidade crítica mais apurada na avaliação dos candidatos, o que culminou em um forte golpe contra o Fator Tiririca. Mas a vitória de Zé do Gato deixa claro que ele, o Fator Tiririca, ainda está presente na política local. Ainda respira... Chicão da Maçã do Amor se despede sem deixar saudades, mas o seu substituto, ou melhor, Zé do Gato, vem aí...
O índice de renovação na Câmara Municipal foi alto – quase 70% das 13 cadeiras vão trocar de comando a partir do ano que vem. Dos 11 vereadores que tentaram a reeleição, apenas quatro voltarão ao Legislativo em 2013. Este resultado revela com clareza o descontentamento e a revolta do povo prudentino com a atual formação da Câmara Municipal. Os vereadores derrotados na tentativa de reeleição colheram em 2012 o que plantaram ao longo de quatro anos de mandato. Agora não adianta chorar... O alto índice de renovação foi a resposta dura dada pelo eleitor nas urnas. O posicionamento do eleitor foi contundente. Deixou evidente a sua ojeriza à mediocridade dominante no Legislativo local.
Ainda precisamos elevar o nosso grau de maturidade democrática para extinguir de vez o Fator Tiririca da política prudentina. Mas isso ficará somente para 2016, infelizmente. Afinal de contas, teremos de suportar quatro anos de Zé do Gato... As graves limitações do “felino” fazem-no incapaz de amedrontar as ratazanas da política prudentina.