Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 39

Tópico: A escola brasileira perfeita

Registro
    27-11-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão A escola brasileira perfeita

Que a educação do Brasil não é lá essas coisas, e nem perto dessas coisas está, não é segredo para ninguém. Mas qual seria, na opinião de vocês, a escola brasileira perfeita?

O que ela deveria ensinar, algo além do que porcamente já aprendemos ou uma simples melhora no ensino? Matérias, segurança, ajuda psicológica ao aluno... Enfim, tema bastante amplo. Dissertem.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    26-10-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Seria uma escola que integrasse bons exemplos, de tolerância e civilidade, ensino de qualidade e lazer. Que contemplasse as necessidades do brasileiro, oferecendo ensino integral e, principalmente, educação integral, com uma escola aberta nos fins de semana, que fosse acolhedora aos alunos e aos pais.

Falo isso porque assim foi minha escola, particular, e vejo a diferença entre os alunos que dela saem e os que saem de escolas públicas.

Registro
    05-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

pra comessar n podia ter dever de ksa ne kra

'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered..

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Amell Ver Post
    Seria uma escola que integrasse bons exemplos, de tolerância e civilidade, ensino de qualidade e lazer. Que contemplasse as necessidades do brasileiro, oferecendo ensino integral e, principalmente, educação integral, com uma escola aberta nos fins de semana, que fosse acolhedora aos alunos e aos pais.

Falo isso porque assim foi minha escola, particular, e vejo a diferença entre os alunos que dela saem e os que saem de escolas públicas.
    Concordo, são coisas bem importantes.

Acrescentaria atividades extra-curriculares como dança, pintura, desenho, esportes. Preocupação com a formação social despertando o lado crítico do cidadão.

Quanto aos problemas estruturais, corrigi-los. Escola necessita ser um lugar que as pessoas tem prazer de frequentar.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    26-10-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Outro problema é a de falta liberdade de gestão.

Hoje, na escola pública, o professor comprometido e interessado ganha o mesmo que o professor que mal dá aula, a meritocracia é totalmente jogada de lado, acabando que o professor comprometido fica desmotivado e o professor vagabundo continua integrando os quadros da escola.

É uma falácia do tamanho da Rússia falar que o problema são os salários. Ora, professores de escolas particulares não ganham bem, na realidade eles são, muitas vezes, até mais explorados. A diferença é que:

1 - a segurança deles não é comprometida por problemas estruturais

2 - se eles não trabalharem de forma satisfatória, são demitidos

Se eu fosse mudar algo na nossa educação, eu começava desse ponto, flexibilizando a gestão das escolas e os regimes de contratação dos funcionários.

Publicidade:

Registro
    13-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ensinar com qualidade o que teoricamente já é ensinado hoje em dia. Além disso, acho que deveria ter aulas mais práticas. A "escola perfeita" precisaria ter laboratórios para os alunos verem o que aprendem em química, biologia e física fora do papel. Como você vai ensinar para um aluno, por exemplo, a anatomia do coração, se ele sequer viu um de verdade?

Acho que poderia ensinar também:

Música: Dando a opção de escolher algo mais erudito ou popular.

Legislação em geral: Não precisa virar um advogado, mas é bom ter uma noção de legislação, principalmente de trânsito.

Culinária: Na ausência da mamãe pra fazer a janta, saber fazer o básico é muito útil também.

Serviços domésticos básicos: Marido de aluguel? Tá fora, tem que saber fazer coisas básicas, como trocar uma lâmpada, pintar uma parede, trocar um pneu e fazer consertos simples de encanamentos.

Educação física obrigatória e com mais diversidade: O Brasil é essa porcaria em olimpíadas porque, além da garotada sedentária, o resto só aprende futebol, basicamente. Sem essa de entregar atestado médico, tem até nego sem os 4 membros que faz esporte. Acho que educação física tinha que ser obrigatória e ter mais opções de esportes e treinos.

Educação sexual: Esse aqui já vem melhorando muito, mas precisa melhorar mais.

Línguas estrangeiras com mais qualidade: Mesmo em escolas particulares, os alunos acabam procurando cursos extras tipo CNA. Além disso, poderiam ser oferecidas outras línguas, como francês, alemão, japonês, espanhol, etc...

E, por fim, no ensino fundamental, os alunos iriam periodicamente as ruas, acompanhados com algum professor, para conhecer o mundo, e não ficarem presos na bolha "casa-escola".

Não sei se existe alguma escola parecida com o que eu falei no resto do mundo, mas aqui no Brasil eu duvido muito que apareça algo parecido.

O que eu acho triste nas escolas do Brasil é que os alunos se formam no ensino médio sabendo apenas o necessário para passar em um vestibular. E só. Eu não acho que as escolas deveriam ser um treino para o vestibular, mas sim um treino para a vida, para serem adultos decentes.
    Última edição por Esponjudo; 06-10-2012 às 00:15.

Registro
    09-11-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Esponjudo
    Destaco a parte do "aprender na prática fora da sala de aula".

Entre quatro paredes tudo pode acontecer, menos aprender.

Informática; o porque das coisas; exercitar a abstração e a criatividade; história e informação. E o essencial: conhecerem-se à si próprios.

(e não acreditar nas mentiras que contam na tv) risos

Valeria a pena elaborar um guia-pós ensino médio ou algo do tipo. Fica a dica caso alguém queira iniciar um thread a respeito.

bJ222

Registro
    13-04-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uma escola com a pedagogia waldorf, ou uma militar
    -----------------------------
    O impossível verosímil é preferível ao possível não acreditável.

Registro
    02-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Boa parte dos problemas vem do ambiente de vivência / família.

Falo isso porque minha mãe é professora de escola pública durante a tarde aqui no interior, numa região da cidade comandada pelo tráfico onde os alunos já chegam com fome na escola doidos pra irem logo embora pra trabalharem como "aviãozinho" e fazerem uma grana.
    Qualquer conselho dado pelas professoras tem resposta do tipo "qui nada fessora, não como pressão nem de minha mãe então fica quieta aí".
    ou "qui nada, prefiro morrer rico com 20 anos rico do que morrer com 60 igual meu pai pedindo comida de porta em porta".

Registro
    26-06-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Teria que ter:

ºAulas de cultura, música, ética, essas porras todas

ºFalou, saiu (sério, tem professor q dps reclama q o aluno n respeita, eles toleram demais!!)

ºPlanejamento de Rotina (lazer,escola,cursos,etc)

ºAtividades extras que ajudam na nota em todas as materias (exemplo, praticar algum esporte ou arte circênica)

ºPunições para os malfeitores (pqp, tu da suspensão pra alguem e ele agradece, pelomenos vai ficar em casa)

ºUm tipo de assembléia de estudantes, que eles poderiam ir lá e votar por coisas novas ou reclamar de algo ou de alguem

ºLeis intolerantes (jogou papel no chao? beleza, coordenaçao.)

ºProibição de favelagem e mal educação na escola (por exemplo, não pode falar alto, criar barraco, humilhar ninguem, sujar tudo) (sujeito a puniçao)

ºA escola irá escolher a puniçao do aluno (por exemplo, se o moleque for nerdão e ADORAR pc, ele estará sem ele por x tempo dependendo do que fez)

Citação Postado originalmente por User noob
    Mas doritos, a mae dele vai respeitar a decisao?

Claro, é so a escola mandar aquele papo "é pro bem do seu filho, se ele nao aprende por bem, terá de ser dessa forma. Espero que você cumpra com o acordo, pois senão seu filho dificilmente será educado e seu dinheiro estará sendo jogado fora."

ºInspetores circulando pelas salas de 20 em 20 minutos e reportando QUALQUER coisa a coordenaçao.

ºO planejamento do aluno seria feito de acordo com as necessidades dele. Por exemplo, se ele tá mal em algo, boa parte do lazer dele será convertido pra estudar essa materia, e ele teria três ou duas tolerancias a nota ruim nessa materia, se passar, ele passará a levar puniçoes por cada nota ruim.

-x-

Citação Postado originalmente por User noob
    Doritos, isso é uma escola ou um campo de concentração?

Cara, pensa bem. Se a situação não quer melhorar de jeito nenhum, só ta piorando, que opçoes nos temos?

Publicidade:

Última edição por D0rit0s; 06-10-2012 às 15:07.

Tópicos Similares

1. Escola [+Duvidas
    Por BrunoSM no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 42
    Último Post: 13-06-2012, 02:00
  2. Respostas: 86
    Último Post: 06-04-2012, 05:25
  3. Respostas: 16
    Último Post: 04-06-2005, 15:46
  4. Alguem conhece esse cara??
    Por Sir. Iron Maiden no fórum Tibia Geral
    Respostas: 33