Olá
Mystrex,
recebi sua mensagem privada e corri pro tópico pra tentar me situar dentro do seu problema. Não foi preciso muita leitura, na verdade, para diagnosticar que a mesma dor de cabeça pela qual você está passando, eu também passei.
Vou tentar explicar, resumidamente, e em simples palavras o que está resultando na queda da sua conexão. Para começar, aqui em casa - assim como na sua - eu também sou cliente GVT. Outro ponto coincidente é que em relação ao
armário (
"caixa de linhas telefonicas da rua"), minha instalação também se encontra em ponta de rede: aproximadamente
1,7kms de distância.
Nesse momento, você deve estar se perguntando qual a relevância dessa informação "coincidente" para solucionarmos o problema, certo? Na verdade, com relação a solução, nenhuma. Porém, entender no que influencia a distância da instalação é fundamental para compreendermos a causa do problema.
Compreendido o termo "Ponta de Rede", vamos ao HG, ou se preferires:
PowerBox. Esse modem possui duas disponibilidades tecnológicas: a que todos nós já conhecemos, chamada de
ADSL e também uma nova tecnologia que está entrando no mercado brasileiro, a
VDSL (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line).
O firmware do PowerBox, isto é, suas configurações estabelecidas através do conjunto hardware + software, vem programado para priorizar a conexão VDSL em detrimento da ADSL. Novamente a pergunta: o que isso significa? Explicarei em breve.
Certo, agora que conhecemos os termos "PowerBox", "VDSL", "ADSL" e "Ponta de Rede", introduziremos uma nova variável: tecnologia relativa das conexões GVT. Isso é basicamente a tabela de serviço proporcional à cada velocidade de conexão. Em rápidas palavras, as conexões de 5, 10 e 15 megas da GVT, estão no padrão ADSL. Enquanto as conexões de 35 e 50 megas estão no padrão VDSL.
"Ah, certo Serafan, então é só pedir para que eles mudem pra 35 ou 50 megas que a tecnologia da internet será compatível com meu PowerBox, é isso?!". Não exatamente! E nesse ponto, há mais dois termos que precisamos considerar: atenuação e sinal ruído. Esses dois parâmetros deverão ser inversamente proporcionais. Nesse caso, quanto menor a atenuação (distância do cabeamento) e maior a margem de sinal ruído (interferência da linha) melhor a conexão.
E nesse ponto a explicação nos remete à uma parte já vista nesse post: Ponta de Rede. O fato de te enquadrares no padrão "ponta de rede", significa que a distância do seu computador ao armário é muito grande para suportar conexões que precisam de uma margem de atenuação e sinal ruído dentro de padrões bons/excelentes. A internet de 35mbs da GVT é instalada dentro de uma distância perimetral relativa de no máximo 700 metros (para qualidade). A de 50mb é "pior" ainda, a distância é - necessariamente - menor.
Por essa razão, você jamais poderá ter uma conexão VDSL no seu endereço, a partir do armário em que você está instalado - a não ser é claro, que haja ampliação do serviço GVT e eles instalem um armário mais próximo à sua residência.
"Bom Serafan, mas se eu não posso ter uma conexão VDSL e o PowerBox preconiza a VDSL, então qual a solução para fazê-lo trabalhar com a conexão ADSL?". Não há solução caro
Mystrex. A triste realidade é que a maioria dos usuários convencionais de banda larga utilizam a conexão apenas para acessar sites como Facebook, Youtube, Yahoo, Terra e afins. Nesse caso, a perda repentina de sincronismo que ocorre (resultante do modem fazer uma busca atrás do sinal VDSL e não encontrar, gerando uma latência sobre a capacidade de processamento dele, antes de estabilizar a ADSL), não é de fato um problema.
No nosso caso, precisamos de uma conexão sem oscilações e sem quedas, porque ao primeiro sinal de uma perda de pacotes ou sincronismo, ou até mesmo, numa baixa brusca dos níveis de
upstream e
downstream, o Tibia trava.
A solução então qual é? Pois é, exatamente essa que te veio a mente: cancelar o serviço de televisão e pedir o retorno para a tecnologia anterior, com um modem, obviamente compatível. Mas fique atento! Como você instalou a televisão há pouco - pelo que pude perceber -, existe um plano de fidelização ativo.
Esse "contrato" só pode ser rompido sem ônus ao cliente (aka: ao bolso do cliente), se for diagnosticada uma falha no seu equipamento. Aqui em casa, eu passei 30 dias com o HG, e fiz basicamente 21 ligações (10325) que resultaram em 7 visitas técnicas. Trocaram todo o cabeamento externo, trocaram meu equipamento interno, refizeram as ligações e mesmo assim, ocorria a perda de sincronismo.
Em última tentativa, eu mesmo, desconectei o PowerBox e recoloquei o modem antigo. Dito e feito, permaneci estável durante 48 horas (sem nenhuma queda). Liguei pra GVT, informei o ocorrido e usei as seguintes palavras:
"em função da GVT não conseguir cumprir aquilo que prometeu, ou seja, disponibilizar um sinal de telefonia, internet e televisão, dentro do padrão de qualidade com o qual eu estava acostumado, solicito o cancelamento do meu sinal de televisão - deixando claro, que não pagarei qualquer multa rescisória, visto que o problema remete à uma incompetência na sua prestação de serviço - e o retorno imediato da tecnologia e dos aparelhos para os padrões anteriores". Tudo isso é claro, com o amparo das mais de 5 visitas técnicas improdutivas, hehe.
Batata! Problema resolvido. Instalei a SKY - liguei pra lá dizendo que estava fazendo orçamento dos planos em todas as prestadoras de serviço da área e que potencialmente fecharia com a GVT, exceto claro, se houvesse alguma promoção especial para me fidelizar como cliente -, por um preço bem acessível (mais que a GVT) e sem comprometer minha internet.
Ainda em tempo: desculpe por não apresentar uma solução, como usualmente, para o seu problema (porque de fato não há, ou pelo menos, não havia até o inicio do ano). Espero que pelo menos tenhas entendido o que acontece, e que dessa forma, consigas estabelecer e montar sua argumentativa caso solicites o cancelamento. Se precisar, estou a disposição,

!