Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Quanto mais se estuda, mais se aprende a aprender??

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Quanto mais se estuda, mais se aprende a aprender?

Pode parecer uma pergunta dúbia e sem sentido, mas vamos destrinchar.

Quem nunca ouviu a frase "tudo na vida é questão de treino e hábito"? Pois é, e parando pra pensar, cada vez mais chego à certeza de que isso é verdade. Recentemente criei um tópico aqui no Fórum sobre um menino que lia 900 páginas por hora, o que é algo definitivamente desafiador para a esmagadora maioria das pessoas. O fato é que ele alegava conseguir a proeza devido aos incansáveis dias perdidos em frente às letras "treinando" uma espécie de leitura dinâmica. Sendo assim, fica a pergunta; é possível treinar o cérebro para aprender?

Aproveitando a onda sobre o assunto, deixo aqui outra questão que me intriga: já perceberam o quão pouco estudamos e aprendemos por conta própria? Estudamos as matérias da escola e da faculdade porque temos aulas obrigatórias e provas; estudamos inglês extra-curricular porque desejamos aprender uma língua nova e, por mais que essa vontade seja intrínseca, somos incapazes de aprender por conta própria e em casa; acabamos pagando muito caro por um professor que mastigue o conteúdo e nos dê à boca. Antigamente isso tinha lá suas vantagens, pois indo ao encontro de uma pessoa com experiência e fluência em um outro idioma auxiliaria no nosso vocabulário falado e compreensão auditória. Mas hoje em dia, com YouTube, TV, filmes legendados, CDs e DVDs de aulas gravadas, será mesmo que precisamos marcar hora para nos ensinarmos algo que, supostamente, somos capazes de aprender com um pouco de disciplina e treino?

O que acha a respeito? Já estudou e aprendeu algo por conta própria? Sente que quanto mais você estuda, mais aprende a aprender?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Phineas Gage; 07-09-2012 às 20:52.

Registro
    14-02-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Concordo com a sua primeira pergunta, cara. Antes eu tinha muita dificuldade, aí me puseram pra estudar bastante(Kumon, argh) e depois de um tempo com meus pais toda hora em cima de mim mais coordenadora japonesa, sou o que eu sou hoje

Pra falar verdade, essa sua pergunta "Quanto mais se estuda, mais se aprende a aprender" era só raciocinar. Uma criança de 5 anos não vai ter a mesma dificuldade de aprender coisas novas aos 15, embora dos 15 aos 30 a "média de aprender" continue a mesma.

Sobre a última pergunta, sinto não. Sei lá, melhorei até certo ponto, e desde então estou no mesmo ponto, por enquanto.(desculpa pela confusão do post)

Não espere algo bem elaborado e feito. De resto...

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Na verdade, eu acredito que hoje nós não estudamos e sim somos adestrados. Condicionados a ler e resolver problemas com um propósito pré-determinado(provas escolas ou vestibulares). Tudo muito programado e logo depois que essas obrigações caem dos seus ombros vem aquela sensação nula, de aprendizado zero.

Tem quem acredite que ler 1000 folhas é aprender, eu entendo isso simplesmente como uma "aceitação", não existe questionamentos, dúvidas ou até mesmo um tempo para o amadurecimento e extrapolação das idéias ali contidas.

Então, se hoje estudamos e aprendemos a aprender? Não.

Só vejo resultados(falando por mim, claro) se eu desenvolver um interesse próprio pra alguma area, sentar e começar a investigar por pura vontade. Acho que o sentimento de crescer intelectualmente nasce dessa maneira.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gëik Ver Post
    Na verdade, eu acredito que hoje nós não estudamos e sim somos adestrados. Condicionados a ler e resolver problemas com um propósito pré-determinado(provas escolas ou vestibulares). Tudo muito programado e logo depois que essas obrigações caem dos seus ombros vem aquela sensação nula, de aprendizado zero.

Tem quem acredite que ler 1000 folhas é aprender, eu entendo isso simplesmente como uma "aceitação", não existe questionamentos, dúvidas ou até mesmo um tempo para o amadurecimento e extrapolação das idéias ali contidas.

Então, se hoje estudamos e aprendemos a aprender? Não.

Só vejo resultados(falando por mim, claro) se eu desenvolver um interesse próprio pra alguma area, sentar e começar a investigar por pura vontade. Acho que o sentimento de crescer intelectualmente nasce dessa maneira.
    Mas é disso que eu falo. Não me refiro ao melhoramento de um sujeito que faz mil deveres de casa, mas sim daquele que aprende a pegar um livro e destrinchá-lo porque já o fez muitas vezes, independente de se tratar ou não de um conteúdo da escola. Claro que, se "aprendermos a aprender", a matéria acadêmica também deve ser mais facilmente aprendida.

Quando eu disse estudar para aprender a aprender, me referia, principalmente, ao estudar por conta própria, e não ao ato de ler resumos e fazer decorebas para provas.
    Última edição por Phineas Gage; 07-09-2012 às 21:10.

Registro
    07-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não sei se você conhece aqueles livros, sobre tecnicas pra você ler mais rápido, fixar mais as palavras... é algo tipo leitura dinâmica. Algo assim.
    Gostaria de saber onde posso ter tais livros, se tem algum lugar disponível na internet...

Esse livro trata de algumas técnicas pra você ler e fixar melhor as palavras que tu leu, para que a informação chegue mais decodificada para seu cérebro, fazendo assim você ter um rendimento melhor.

Não creio que apenas lendo você vai melhorar, leio várias coisas o dia todo na internet, estamos praticamente lendo o tempo todo. O estudo de técnicas para melhorar sim, pode ser o ponto de onde queremos chegar

Publicidade:

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Registro
    08-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Por coincidência há alguns dias um amigo perguntou assim pra mim: em quatro anos de engenharia você acha que realmente aprendeu muita coisa?

Minha resposta: Sinceramente? O que mais aprendi foi a aprender.

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Engraçado, tava pensando nessas coisas esses dias. Sempre tem aquela história de que coisas inúteis nós sempre lembramos. Se for ver, tudo que envolve um gosto e prazer acabamos assimilando e guardando na memória "viva".

Por exemplo: Futebol, anime, filmes, documentários e séries. Todas essas coisas acabam instigando o nosso interesse e continuamos mantendo contato com esse tipo de informação. Incrível como conseguimos guardar nomes, situações, cenas durante muito tempo.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    05-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Faz sentido, e eu realmente acho que dá pra "aprender a aprender".
    -

Sobre a segunda parte: to querendo aprender violão por conta própria no meu tempo livre, tudo na base de internet e talvez ajuda de amigos que sabem tocar. Vamo ver se sai hahaha
    Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Registro
    18-09-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    Aproveitando a onda sobre o assunto, deixo aqui outra questão que me intriga: já perceberam o quão pouco estudamos e aprendemos por conta própria? Estudamos as matérias da escola e da faculdade porque temos aulas obrigatórias e provas; estudamos inglês extra-curricular porque desejamos aprender uma língua nova e, por mais que essa vontade seja intrínseca, somos incapazes de aprender por conta própria e em casa; acabamos pagando muito caro por um professor que mastigue o conteúdo e nos dê à boca. Antigamente isso tinha lá suas vantagens, pois indo ao encontro de uma pessoa com experiência e fluência em um outro idioma auxiliaria no nosso vocabulário falado e compreensão auditória. Mas hoje em dia, com YouTube, TV, filmes legendados, CDs e DVDs de aulas gravadas, será mesmo que precisamos marcar hora para nos ensinarmos algo que, supostamente, somos capazes de aprender com um pouco de disciplina e treino?
    Na verdade, eu aprendo muito sozinho com a internet e livros, nada muito relacionado à profissão, mais sobre cultura geral e assuntos do meu interesse. Até mesmo na faculdade, no fim das contas, só consigo aprender sozinho, as aulas nunca são suficientemente esclarecedoras pra mim, já que são cansativas, complexas demais pro pouco tempo.

Citação Postado originalmente por Phineas Gage Ver Post
    O que acha a respeito? Já estudou e aprendeu algo por conta própria? Sente que quanto mais você estuda, mais aprende a aprender?
    Depende de como você encara o estudo. Se é um papagaio, ou aquele tipo de leitor fútil que trata o livro como se estivesse vendo uma novela, que não se desafia, que está preocupado só em passar pela página ou decorar a resolução de exercícios fazendo provas antigas, não adianta estudar décadas, que você não irá refinar sua capacidade de compreensão, já que é incapaz de utilizar essa faculdade, só estará usando a memória, se enganando ao achar que está aprendendo qualquer coisa. No fim, além de não se desenvolver, certamente esquecerá tudo.
    Última edição por Doomstar; 07-09-2012 às 22:52.
    "I never go as a passenger; nor, though I am something of a salt, do I ever go to sea as a Commodore, or a Captain, or a Cook. I abandon the glory and distinction of such offices to those who like them. For my part, I abominate all honorable respectable toils, trials, and tribulations of every kind whatsoever. It is quite as much as I can do to take care of myself, without taking care of ships, barques, brigs, schooners, and what not. " -Herman Melville (Moby Dick)

Registro
    25-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nossa capacidade de concentração e de processamento de informações é "otimizada" através da prática, e essas são as grandes melhorias. Isso se reflete na velocidade de aprendizado, na seleção do conteúdo a ser memorizado e na ordem de importância das informações a serem estudadas, por isso nós "aprendemos a aprender". Além disso, é notável a melhoria em áreas específicas do estudo. Por exemplo, alguém que já estudou funções do primeiro grau aprenderá muito mais rápido as do segundo do que alguém que nunca estudou funções. Algumas informações são pré-requisito para o entendimento de outras, mas quando nós partimos do meio do caminho, o que é muito comum, nós não temos essa percepção. Digo, alguns livros fazem referências históricas, ou então exigem conhecimentos de outras áreas, e se você já tem alguma noção sobre o assunto, então a interpretação é facilitada.
    Quanto à importância dos professores, eu não concordo que eles sejam dispensáveis. Eles sabem conduzir o aprendizado para que ele seja muito mais rápido do que se aprendêssemos por conta própria, e isso é indiscutível.

EDITED: EU FIZ UM TÓPICO RELACIONADO A ESSE ASSUNTO, TALVEZ VOCÊS QUEIRAM DA UMA OLHADA!

Publicidade:

Última edição por Spiritual Machine; 08-09-2012 às 01:03.

Tópicos Similares

1. Irukukwu x Sero(2° Torneio Roleplay - Quartas de final)
    Por Senhor das Botas no fórum Roleplaying
    Respostas: 24
    Último Post: 12-05-2012, 15:44
  2. Taverna | John Titor - O viajante do tempo
    Por scorpions360 no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 14
    Último Post: 01-03-2012, 21:05
  3. Tecnologia | Tutorial de Vírus e Worms
    Por claudio no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 8
    Último Post: 13-05-2005, 16:12

Permissões de Postagem