Toda tentativa de explicar skill x sword x shield é sacal de ler, pois, envolve formulas, números, estatísticas e muitas especulações mas, não deixa de ser interessante.
Acredito que o fato gerador da polêmica é a tal da AVENGER, pois seu ataque é brutal e sua defesa superior a muitos shields robustos. Salvo engano, quem usa axe ou club não tem esta dúvida. Para eles é axe ou club em uma mão e shield na outra.
Eu, particularmente (101 sw/96) não uso escudo, a não ser para treinar. Se a Avenger me confere um bom ataque e uma boa def, utlizando o malee skill, não tem porque abrir mão dela, sem falar do preço que é bem acessível.
Devemos levar em consideração que com um ataque maior tenho condições de matar a criatura mais rapidamente.
Acho que depois do lvl 120 a Avenger pode ser substituída pela Shiny Blade, mas a questão é o preço!
Vale ressaltar que essa mecânica muda de tempos em tempo, sem falar que novas armas são implementadas no jogo mudando drasticamente as fórmulas e vantagens de cada classe de arma.
Por fim, levando-se em conta o cenário atual de skills x shield e armas, gostaria de sugerir que, após o level 75 o knight que usa sword deverá usar Avenger até o level 120 e ter grana pra comprar uma Shiny Blade (carissíma!) e, aí sim, usar sw + shield. (se continuar do jeito que está vou chegar aos 200 com a Avenger)
Obs. Não quero me ater a questões financeiras, porque um kina lvl 120 ao invés de comprar uma shiny poderia comprar de pot e upar com a Avenger, mas isso é particularidade de cada player.