Hoje em dia não é fácil ganhar a vida, você pode tornar-se um comerciante, mas o mercado está bem disputado, você pode tornar-se um empregado, mas o salário é muito baixo, você pode alistar-se na guarda real, mas é preciso se sacrificar pelos reis, dentre muitas outras profissões, a mais emocionante é a de aventureiro, caçar tesouros perdidos, matar criaturas lendárias, se deparar com lendas. Mas a profissão que trás tudo isso e mais riquezas, é a vida de ladino.
O ladino é um aventureiro que não vive apenas de tesouros perdidos e esquecidos, ele trata de fazer com que as pessoas ou criaturas "percam" seus tesouros.
Minha vida de ladino começou cedo e não tive uma estrutura familiar para me encaminhar numa direção profissional decente. Meu pai é um dos maiores ladrões de Tibiasula, só restou-me seguir seus passos, porém, não tive tanta sorte. Já estou sendo muito vigiado, não posso mais roubar humanos, pois eles iriam me jogar além dos portões do inferno, mas ninguém me disse que seria errado roubar outras criaturas, estas que estão em constante conflito com os humanos...
O problema é que o tesouro de algumas criaturas, são o lixo de outras. Dizem que de grão em grão a galinha enche o papo, então tive que me contentar com o ouro que os orcs carregavam. Mas esses verdões são marrentos, eles não entendem quando eu digo: "isso é um assalto". Minha lança precisa fazer-lhes abrir os bolsos.
Depois de um longo tempo dentro daquela caverna, decidi voltar, eles já não tinham muita coisa para me oferecer. Todo contente contando as moedas de ouro arrecadas, percebi que havia perdido minha pá, o que me impedia de voltar pela caverna que me trouxe até aqui. Na hora lembrei-me que havia visto algumas ferramentas dentro da caverna, talvez eles tivessem uma pá, fui conferir...
Procurei e não encontrei, não havia pá lá dentro, ou eles haviam escondido todas! minha situação foi se agravando, minhas munição estava no fim e não paravam de chegar orcs. Então minhas lanças se quebraram, restou-me pegar uma espada velha no chão e lutar pela sobrevivência...
Fiquei um tempo escondido, deixei a poeira baixar, se eles tivessem escondido o armamento e as ferramentas, uma hora eles as revelariam. Eu havia conseguido um pouco de comida e água, o que me proporcionou passar alguns dias sem ser notado. Quando eu percebi que os orcs já haviam baixado a guarda, ataquei de surpresa!
Minha segunda tentativa de encontrar uma pá também foi em vão. Não encontrei nada, as lanças que eu havia conseguido se acabaram, a espada que eu tinha se perdeu...
Tentei me esconder novamente, mas ele me acharam, tive que lutar com as mãos vazias, socando a pele verde daqueles trogloditas... Até que...