Eu acho difícil que uma espécie desenvolva inteligência sem desenvolver paralelamente a isso algum tipo de espiritualidade, faz parte do que nós conhecemos como ser um ser humano preencher as lacunas do conhecimento com mitos e histórias creditando fenômenos a deuses e coisas sobrenaturais do tipo.
Mas, hipoteticamente falando, não acho que faria muita diferença, religião usada de forma errada é apenas um dos problemas que existem. Os Gregos antigos tiveram um grande desenvolvimento na Ciência, arte e literatura (embora o fato de não defenderem dogmas talvez tivesse impulsionado isso), mesmo sendo devotos aos deuses deles, religião por si só é inofensiva e só tem a contribuir. O problema pra mim está quando uma religião prega uma verdade absoluta e imutável, censurando e condenando qualquer tipo de avanço científico na área, isso é altamente prejudicial e pode atrasar mesmo o desenvolvimento de uma sociedade.
Coincidência ou não, os países menos violentos no mundo são os com menor influência religiosa, então acho que essa teoria está furada. Fulano pode desconsiderar a lei divina de religião x, mas ele ainda assim vive em sociedade e não está isento de seguir as leis criadas por ela.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação