O objetivo deste tutorial é facilitar a instalação do Tibia no Linux da maneira mais objetiva possível e organizada.
Os comandos serão precedidos dos seguintes símbolos:
# - > Super User (necessário a senha de administrador do micro)
$ - > Usuário normal
Para a criação deste tutorial utilizei o micro com:
Ubuntu 10.10 32bits + Gnome
CPU Athlon 64 X2 5000+
VGA Nvidia 8400GS + drivers proprietários da Nvidia
Primeiramente vamos identificar sua placa de vídeo e verificar se ela esta trabalhando com o Opengl, caso retorne algum erro este pode ser corrigido com a instalação do driver de video adequando o qual não irei entrar em maiores detalhes pois cada caso pode haver uma solução ou mais diferentes.
Então para o teste digite o seguinte comando no Terminal (lembrando que o comando a seguir necessita do pacote mesa-utils então só ira funcionar se o mesmo estiver instalado e para instalar este pacote utilize: #apt-get install mesa-utils):
#glxinfo | grep renderer
este comando deve retornar algo do tipo, que no meu caso foi:
OpenGL renderer string: GeForce 8400 GS/PCIe/SSE2/3DNOW!
Se houver um retorno parecido sua placa de vídeo esta sendo usada pelo OpenGL lhe garantindo um desempenho gráfico satisfatório (dependendo da performance da placa).
Vídeo funcionando vamos ao que interessa instalar o jogo. Para isto baixe a versão para Linux no no site oficial do Tibia ou aqui no TibiaBR. Com o pacote já baixado via linha de comando ou graficamente extraia o pacote na mesma pasta. Para aqueles que queiram extrair via Terminal o comando a seguir realiza o feito:
$tar vxf Tibiaxxx.tgz
Agora vamos utilizar o Terminal, entre como modo Super User (digitando “sudo su” ou somente “su” e a senha de adm do micro), entre na pasta onde foi extraído o Tibia que no meu caso foi na pasta Downloads do meu usuário então utilizarei o meu como exemplo:
# cd /home/MeuUusario/Downloads
Agora iremos mover o Tibia (utilizando o comando “ls” podemos listar os arquivos do diretório) deste diretório para um mais adequando que é a pasta de jogos to Ubuntu que fica no /usr/games com o seguinte comando:
#mv Tibia /usr/games
Com o Tibia já dentro da pasta /usr/games vamos criar o script e o link simbólico para que possamos digitar apenas “tibia” no terminal e ele iniciar corretamente o jogo e também podermos criar um atalho na área de trabalho. Para isto vamos entrar na pasta de games do Ubuntu:
#cd /usr/games
Aqui nesta pasta vamos criar o arquivo da seguinte forma (lembrando que o arquivo deve ser criado fora da pasta do tibia):
#touch runtibia.sh
Com o comando “ls” você poderá se certificar que há um arquivo chamado runtibia.sh. Então vamos dar permissão de execução para este arquivo se não ele não ira servir para nada, então utilize o comando a seguir para ele virar um executável:
#chmod +x runtibia.sh
Mas este script não é um script se não houver nada escrito nele então vamos escrever algo neste, eu utilizo o editor de texto padrão mesmo o “vim” mas nada impede de utilizarem o editor de texto modo gráfico, então para isto:
Via grafico utilize:
#gedit runtibia.sh
Via texto utilize (o vim eu recomendo para usuários mais avançados deixando o grafico para os iniciantes):
#vim runtibia.sh
Ao abrir o editor de texto de escolha digite o seguinte conteúdo no arquivo:
Agora só salvar e fechar o arquivo.Código:#!/bin/bash cd /usr/games/Tibia ./Tibia &
Então agora podemos passar para ultima parte a criação do link simbólico do Tibia no Ubuntu. Geralmente os links simbólicos nas distribuições Linux ficam na pasta /usr/bin, então sera la que iremos criar o link simbólico do Tibia utilizando o seguinte comando:
#ln -sf /usr/games/runtibia.sh /usr/bin/tibia
Atentando que primeiramente apontamos para onde deixamos o arquivo runtibia.sh e depois para onde o link vai com seu respectivo nome.
Agora para testar se esta tudo funcionando no terminal digite “$tibia” que o jogo ira abrir, também poderá ser criado o atalho para o Tibia digitando no comando do atalho apenas “tibia”, o ícone pode ser pego no Google pois o atalho ira ficar sem ícone.
Bom é isto que eu trouxe para contribuir aos futuros jogadores do Tibia no Linux
Duvidas tentarei atendê-las na medida do possível![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação