O que é?
"A Seicho-No-Ie é um ensinamento de amor que busca a solução abrangente de tudo - vida humana, sociedade... - e, além disso, é uma supra-religião que, pregando a unicidade da essência de todas as religiões, nega todos os aspectos fenomênicos.
Antes de mais nada, cumpre-me explicar a respeito do termo 'Seicho-No-Ie'. Esse termo foi usado primeiramente como nome de uma revista de cunho moral e espiritual que comecei a publicar em 1930. Mas a Seicho-No-Ie não é mera denominação da aludida revista, nem é o nome de minha casa, embora o termo signifique 'Lar do Progredir Infinito', e a palavra 'lar' logo lembre 'casa', 'habitação', etc." - TANIGUCHI, Masaharu. O que É a Seicho-No-Ie, 1ª Ed.; Cap. I; p. 19
"A Seicho-No-Ie não é mera religião; ela é vivência, é lar, é tudo. Mas o seu traço mais marcante é o fato de ela ser uma religião de renascimento, graças ao qual tanto a existência individual como o lar adquirem vida." - TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida. Vol. 14, 4ª ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. Cap. I, p. 15.
A Seicho-No-Ie é ou não é uma religião?
"A Seicho-No-Ie é uma religião verdadeira que surgiu com uma peculiaridade sem precedentes em parte alguma do mundo. Em que consiste essa peculiaridade? Consiste na afirmação de que não são necessários majestosos templos materiais para venerar Deus, pois Deus é o Verbo que fala a Verdade, e constituem Seus templos os livros que contêm as palavras da Verdade. Venerar Deus é ler Suas palavras contidas nos templos chamados Livros Sagrados". - TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida. Vol. 25, 3ª ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. Cap. 8, p. 204.
Qual o objetivo da Seicho-No-Ie?
A Seicho-No-Ie, também conhecida como Movimento de Iluminação da Humanidade, tem como pilar de sustentação o fato de ter a identidade de todas as religiões na sua essência.
Ou seja, o objetivo da Seicho-No-Ie não é trazer para si o maior número de fieis. Pelo contrário, o melhor a se fazer é manter sua própria religião (ou a falta de religião) enquanto praticante da Seicho-No-Ie.
"A Seicho-No-Ie é uma organização formada por pessoas que trabalham com o intuito de criar o paraíso na face da terra." - Você será salvo infalivelmente. p. 33
"O nosso Movimento é fruto exclusivo da dedicação de atos de amor de almas puras."
"Em casa é o melhor lugar para exercitar o filho de Deus dentro de você."
"O grande equivoco das religiões é terem esquecido sua essência, sua Imagem Verdadeira, e confundirem a sombra com a Imagem Verdadeira."
Como começou a Seicho-No-Ie aqui no Brasil?
A Seicho-No-Ie foi primeiramente fundada no Japão por um homem chamado Masaharu Taniguchi, após ter recebido uma inspiração de um belo poema contendo ideogramas que ele nunca tinha visto antes. Tocado pela beleza daquele poema, ele passou a divulgar aquelas palavras para as outras pessoas, e "milagres" como curas de doenças passaram a acontecer.
Um japones chamado Miyoshi Matsuda veio até o Brasil com seu irmão, Daijiro Matsuda, que estava entre a vida e a morte. Ao ler um livro de seu irmão, chamado A Verdade da Vida, Daijiro se cura e então começa a divulgação desse movimento, mesmo não sabendo palavra alguma em português.
Ok, mas na prática, o que é?
A Seicho-No-Ie consiste em práticas que podem ser realizadas em qualquer lugar, ou no conforto de sua casa, como a Meditação Shinsokan e a leitura da Sutra Sagrada (compilação dos poemas da inspiração de Masaharu Taniguchi) e dos livros da Seicho-No-Ie.
Outra prática consiste na prática do amor e caridade, feita em pequenos atos, como lavar seu prato após comer, ou dar o lugar para idosos no onibus, além de amar e perdoar seus pais.
Os encontros se dão em Associações Locais, que variam de lugar e tamanho, podendo ser em garagens, ou em prédios e academias espirituais. Lá, Preletores e Líderes da Iluminação dão palestras sobre temas diversos da vida cotidiana, e também sobre leis mentais.
Tem-se dividido os departamentos da Seicho-No-Ie, para melhor escolha desses temas. A divisão se dá em: Pomba Branca (mulheres acima de 35 anos), Fraternidade (homens acima de 35 anos) e Jovens (homens e mulheres entre 15 e 35 anos). Antes disso, o departamento dos Jovens cuida dos departamentos de crianças e juvenis (crianças: até 11 anos, juvenis: entre 11 e 14 anos).
Existem outros departamentos, como o da Prosperidade, Feminino e Cultural, que trabalham juntamente com os outros departamentos, auxiliando no que for necessário.
E você, o que é da Seicho-No-Ie?
Sou um líder da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil. Líder, pois ajo, não simplesmente espero acontecer. Todos os membros da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie são líderes.
Sou também um divulgador, já que me formei nos três módulos de estudos sobre a Seicho-No-Ie, e em 2013 farei a prova para me tornar Líder da Iluminação, me permitindo dar palestras e dar orientações pessoais.
O que a Seicho-No-Ie fez em tua vida?
Tudo. Não tenho vergonha de assumir que já tive depressão, já tive problemas com drogas, problemas com meus pais, e mesmo tendo nascido na Seicho-No-Ie, de nada adianta se você não praticar. É a prática que faz com que você seja realmente Seicho-No-Ie. Devo minha vida ao Movimento.
Mas é muito pouco falar que eu tinha problemas e uma religião os solucionou. A Seicho-No-Ie faz com que eu queira mostrar pra todos a alegria que é ser assim. A alegria que é levar para os outros o bem. O material é pouco, eu quero mais. Não basta a minha felicidade, eu quero que todos ao meu redor sejam felizes.
----------------
A minha intenção não é começar uma discussão religiosa sobre a existência ou não de Deus, ou sobre religião X ou Y, então vou pedir para que os moderadores mantenham esse tópico limpo sobre essas coisas. É um tópico que visa a informação, simples assim.
Não posso dar orientações pessoais sobre problema X ou Y, mas posso tentar responder alguma pergunta doutrinária que esteja ao meu conhecimento. Posso também tentar responder alguma pergunta organizacional, caso necessário.
Ontem, dia 22/7/12, aconteceu a 57ª Convenção Nacional da Seicho-No-Ie do Brasil para Jovens, e a rede globo fez uma reportagem sobre o assunto:
http://globotv.globo.com/rede-globo/...eiros/2053270/
Enfim, é isso. Obrigado a todos pela atenção.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação