Fica aqui uma reflexão a todos. Atualmente existe uma certa ideia de que no Brasil existem 13 grandes clubes, alusão ao extinto Clube dos 13, que seria composto por São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia.
A grandeza de tais clubes sempre foi considerada por suas conquistas, estruturas, torcida e tradição. Porém, será que é aceitável que um clube que conquiste a posição de um grande clube se mantenha como tal para sempre? Agarrando-se a tradição para compensar a sua fraqueza em outros pontos?
Sinceramente, ao meu entender, não é assim. A tradição e história de um clube não é suficiente para fazê-lo ser um grande clube para sempre. É mais do que claro que com a falta de reconhecimento atual, não consegue viver só de glórias passadas e sua grandeza tende a diminuir, apesar de serem tradicionais, chamá-los de grandes seria demais ao meu ver.
Penso nisso quando vejo clubes como Atlético-MG, Botafogo, Bahia e Palmeiras e Grêmio que seguem na mesma esteira. Não consigo vê-los como grandes, excetuando-se o Palmeiras, apenas como times médios, porém com tradição no futebol brasileiro. Acho ridículo times como o Atlético-MG que ganhou um Brasileiro há quase 40 anos e depois nada mais, ou o Botafogo com seu título em 95 e querer considerar-se grande pelos craques do passado. Situação similar a de outros clubes citados por mim. Eles podem ter sido grandes outrora, porém hoje? Não são mais ao meu ver.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação