Há anos eu jogo tibia e outros jogos no estilo (não vou citar nomes) e raramente eu me manifesto, mas não posso mais ficar calado, mesmo que gere polêmica.
Não preciso nem me alongar em argumentos, todos já perceberam que o jogo está sem rumo. Cada novo update, SE conseguem melhorar algo, bagunçam outros e SEMPRE acaba em descontentamento e reclamações, de um lado ou de outro.
Vamos analisar a grosso modo as vocações.
Knight: Blocker
Druid: Healer
Sorcerer: Shooter
Paladim: Um pouco de cada
A idéia original é que as vocações se desenvolvessem individualmente até certo ponto e depois trabalhassem em regime de cooperação. Na prática, já sabemos que isso é inviável. Simplesmente não dá pra exigir trabalho em equipe sempre, não dá pra obrigar trabalho em grupo com todos e toda a vida, existem momentos ou que não dá ou você vai estar a fim de caçar sozinho, isso é fato.
Resultado, knights querem mais poder de fogo, e até já ganharam magia, de área inclusive, sorceres reclamam da diminuição do poder de ataque, da baixa defesa, pouca vida, druids já são quase sorceres, com a vantagem de poder healar os outros, e paladins se tornaram uma coisa meio sem definição, na prática o pouquinho de cada vocação de forma balanceada já nem existe. Dizer que paladins são arqueiros, que não deveriam usar escudo, etc., é bobagem, a proposta incial da vocação era de algo com um pouquinho de tudo.
Em resumo, as vocações se encontram hoje descaracterizadas, e nunca haverá balanceamento que resolva o problema, porque na realidade, reclamamos principalmente porque após cada update levamos um tempão nos adaptando as mudanças e quando finalmente nos acostumamos, quando finalmente estamos adaptados, lá vem nova mechida e bagunça tudo de novo, então vem a raiva. Muitos até já desisitiram de jogar tibia por causa disso, pois se torna algo frustrante e bagunça tudo.
Eu jogo outros jogos, sou assinante de vários, inclusive, e cheguei a uma conclusão: Do jeito que as coisas vem sendo feitas, NUNCA haverá balanceamento, apenas mudanças que provocarão reações diversas, mas que jamais deixarão a todos satisfeitos e muito menos resolverão os problemas do jogo. E o grande problema, muitos deixam o jogo e muitos o deixarão porque paciência tem limites e um dia acaba. Além de que, você tem a possibilidade de encontrar um jogo melhor e mais bem administrado.
Mas de nada adianta criticar, ainda que eu acredite estar correto, se eu não tiver uma proposta de solução, ainda que muitos não assimilem essa proposta.
Baseado na minha experiência, que me permite ter uma mente aberta e considerar pontos positivos e negativos não apenas do tibia, mas também de outros jogos, gostaria de dar como exemplo uma solução que já vem sendo adotada com muito sucesso por outras empresas.
Simplesmente, cada char teria a possibilidade de treinar características de TODAS as vocações, ficando a cargo dos jogadores escolher o que melhor lhe convier. Os trabalhos em grupo permaneceriam necessários em quests e contra bosses, mas você pdoeria decidir ser o que quiser na situação que melhor lhe convier, ou ao seu grupo se você optar por caçar com seus amigos.
Os ekips trariam vantagens para determinadas vocações e desvantagens para outras, daí se você optar por uma vocação naquele momento deverá equipar seu char adequadamente ou levar outros ekips na sua bolsa.
Vocês podem pensar, mas não estaríamos copiando outros jogos? E o trabalho que eu tive treinando minha vocação, será perdido?
Em primeiro lugar, tibia sempre será tibia, nunca haverá outro jogo igual e nunca tibia será igual a nenhum outro jogo, por sí só.
Em segundo lugar, se você treinou seu char como knight, apenas terá a possibilidade de treinar mais algumas outras características, não perderá nada.
Eu tenho observado que, com o char desse modo, tem acontecido o seguinte, nunca ninguém reclama quando surgem equipamentos porque todas as melhorias atingem a TODOS igualmente. A empresa que administra o jogo pode se focar em coisas mais úteis como aprimorar a jogabilidade, gráficos, dinâmica de jogo, quests, áreas de caça, itens, ou seja, o jogo flui melhor e se torna mais produtivo, sem gerar frustrações e reclamções como vem ocorrendo com o tibia.
Deixo claro que essa é a MINHA opnião, a qual apresento como forma de contribuição para tentar enriquercer os debates e ajudar na busca de soluções, o que eu acredito interessa a todos nós.
Agradeço pela oportunidade.
P.S. As estátuas de treinamento de skills que serão implantadas no próximo update são ótimas para uma solução como a que eu propus. E não sei se vocês observaram, sorceres e druids não treinam shielding, mas haverá a opção de treino Magic Level + Shielding......
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação