Analisando o update
Agora vai!
Por Anderslash
Saudações, tibianos! =D
Hoje eu to feliz! Como vocês podem ver, a CipSoft GmbH ta fazendo cool-doce, revelando detalhes e imagens a conta-gotas. Isso ao meu ver é bom, porque deixa o jogador na expectativa, querendo mais e mais, e em casos extremos – como o meu – roendo as unhas até do pé, de tanta ansiedade. E assim que eles lançam mais coisinhas, a gente fica em êxtase por alguns minutos; passado o êxtase, vem a raiva – “Porque eles tão demorando tanto pra lançar??”; Depois de se acalmar, aí você cai na real e começa a analisar melhor as imagens e textos liberados, e é nessa fase que eu tô, e se eu consegui escrever essa matéria agora, é porque eu tive a noite passada inteirinha pra babar em cima das screenshots e artworks liberados pra fansites.
Visão geral
Aposto que toooooodo mundo já viu as screenshots (se num viu, clica aqui. Viu agora? Ótemo, pode continuar a ler =D), então vamo comentá cada uma delas. Ao que parece meio óbvio, será uma selva bem densa, cheia de árvores enormes e plantas gigantescas (carnívoras, alguns arriscariam um palpite). Vai ter uma vilazinha chamada Hope Port (Porto da Esperança, não confunda com Porta da Esperança), que será tipo um pequeno toque de civilização humana no coração de uma floresta inexplorada. Se a empresa da alemoada for criativa, dá pra fazer uns negócios bem legais nessa vilazinha, tipo umas invasões bem rocks. E também tudo indica que teremos uma espécie de Lizard Temple, ou Templo dos Lagartos, pros não tão chegados em inglês. Não dá pra ver os bichinhos nas screenshots, mas tem ali no artwork algumas estátuas e dá pra ter noção de como serão as lagartixas superdesenvolvidas. Qualquer semelhança com o Forest Temple de Legend of Zelda: Ocarina of Time é mera coincidência (eu acho).
Historinha
Pra você se entrosar no clima do mato, tem uma história bem interessante de como Tiquanda (que é o nome conhecido da antiga área desconhecida) foi descoberta. Uns navegadores saíram de Venore pra ir pra Thais, se perderam (pô, a bússola deles só podia estar ao contrário), pegaram uma tempestade diluviana e naufragaram. Historinha clássica. Aí, descobriram uma terra cheia de floresta tropical, um riozão enorme, frutinhas desconhecidas, madeira da boa, etcétera e pans. Se tivessem índios pelados na praia, eu poderia jurar que copiaram da história do descobrimento do Brasil, principalmente pelo fato dos navegadores venorianos serem provavelmente portugueses (cacilda, ainda não acredito que erraram tão feio assim o caminho!), e também o fato da colonização por interesse em riquezas naturais daquele até então desconhecido pedaço de terra, exatamente como nos primórdios da nossa querida terra verde-amarela.
Aparência da selva
Então, os caras chegaram no mato e devem ter pensado “meo... o que é aquilo?” Olharam ao redor e viram plantas e flores de todos os tamanhos pra enfeitar o nosso lindo bosque tropical. Em uma das fotos podemos ver coisas parecidas com margaridas e girassóis, plantas azuis, roxas, vermelhas, verdes, laranja, cor de rosa e por aí vai. Tudo isso em uma única screenshot. Tudo novo, com pouquíssimos gráficos antigos.
Floresta biita!
Só por aí, dá pra notar a riqueza da biodiversidade da nossa selva, cujo centro é chamado de Baksha. Tudo muy bonito, muy lindo de se ver. E aí que ta a minha crítica. Os bigodinhos de cerveja prometeram só duas novas raças pra esse update (veja logo abaixo), enquanto enfiaram muitíssimas novas plantas e tal. Catzo! Na boa, eu preferia uma selva com mais biodiversidade animal do que vegetal. Mesmo assim, acho que o nível da parada vai compensar, e essa selva aí ainda me dá medo. Creio que não vai ser problema pros super-mega-hiper-ultra-high-level que a gente tem ae, o que pra mim não faz a menor diferença, já que é muito melhor ter um update em que a maioria dos jogadores (faixa de level do 20 ao 80) possa explorar, do que monstros invencíveis que impossibilitam que um novato possa conhecer Tiquanda; Mas segundo o textinho divulgado, a selva vai oferecer um bom nível de periculosidade e desafio, já que um monte de portuga noob foi lá pro meio do mato e num voltou pra contar a história. YAY! =D
To citando, só por citar sem comentários mais específicos, que um rio chamado Mahaji vai cortar aquela porção ocidental do continente de Darama. E deve ser nesse rio que tem aquela cachoeira (nem tão especial assim) que pode ser vista em uma das screenshots. Rio com nome indiano e ares amazônicos, por sinal.
Monstros
Lagartixas com escudos e macaquitos à la King Kong. Creio que é isso (e mais nada) que você deve esperar de novo no update, em relação a criaturas. Se eles são fortes? Não faço a mínima idéia! =D
Mas isso não quer dizer que só isso que vai habitar o nosso já tão íntimo mato. Os mais atentos leitores de livros tibianos já esperam que a florestinha seja habitada por bruxas, já que um livrinho da deserta cidade de Ankrahmun narra a história de uma feiticeira que fugiu pra região além das montanhas de Kha'zeel. E não sei porque, mas tenho a intuição de que giant spiders tb gostariam de viver em florestas tropicais, além de pântanos e planícies. Claro que isso são apenas deduções minhas, sem qualquer confirmação pela CipSoft.
Novos gráficos
Na minha humilde opinião os gráficos estão uma beleza. Fiquei simplesmente maravilhado com aquele piso com desenhos (astecas?) naquela espécie de templo do lagartão. As flores, como já comentei antes, estão belíssimas. Aumenta ae o zoom nas screenshots e você vai notar que é um desenho bem acabado e suave, dificilmente você verá aqueles pixels feios todos serrilhados (porém pode ser apenas ilusão idiótica). As paredes em ruínas são riquíssimas em detalhes, as escadas estão bem no clima asteca. A turma da CipSoft ta caprichando no desenho de novos gráficos, notem como ta tudo melhor desenhado, as plantas e frutas com efeito de luz e sombra mais bem aplicado, cores vibrantes e bonitas. A terra mais escura dá um clima de umidade que é característico do meio do mato. Não podemos reclamar, apesar de termos um jogo 2D amplamente criticado pelos jogadores de outros games, vamos combinar que são gráficos muito bem feitos, não acha?
Uma coisa que me chamou a atenção nas screenshots foi a grama, muito mais detalhada. Será que é uma graminha especial pra selva, ou é a nova textura de grama pro jogo todo? Que Tibiasula ouça minhas preces e plante aquele tipo de grama em todo continente tibiano.
Enfim...
Grrrr... porque o update num chega logo? Eu quero é jogá, ô! =D
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Cya...
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