Aqui vai minha análise sobre essa nova forma de jogar. Lembrando, é meu ponto de vista, você não precisa me levar a sério se não quiser.
Andei meio entediado dia desses e resolvi brincar com a versão em Flash do nosso querido jogo.
//----------------------//
A experiência
Confesso que não joguei por muito tempo, admito também que admiro de verdade quem consegue fazer isso... Logo que entrei percebi a grande diferença do Flash para o C++: o frame lento. A demora para logar e o fato de, visualmente, a tela do jogo (sem a parte dos equips e janelas) ser bem mais feia que a do cliente regular já me fizeram querer desistir de jogar, mas resolvi prosseguir.
Como sou leigo, demorei quase 30 minutos editando as hotkeys e ajustando as janelas. Enfim, meu knightzinho level 110 pronto, vamos à caçada! Primeiro em Orc Fortress. Na maneira do char andar percebi algo extremamente irritante, a resposta dos comandos das arrows (flechas do teclado) não condiz com o C++, perde muito feio na rapidez. Acontece às vezes de você apertar pra cima e pra baixo constantemente, e o char andar apenas para um lado e não responder ao comando de voltar.
Cheguei no camp, entrei e já fui logo para o lado dos Berserkers e Leaders. Até aí tudo certo, o Flash corresponde legal ao que precisamos, porém, constatei outra coisa extremamente ruim: quando o monstro está parado, atacá-lo se assemelha à maneira normal, mas quando ele está andando é complicado "acertar o alvo". Errei inúmeras vezes, mas não me culpem, no C++ eu acerto (lembrando que eu estou comparando os dois, ou seja, não me venha com "Usa o battle channel então"!). Outro aspecto negativo que reparei foi a maneira de puxar o loot do monstro, é lento e exige uma precisão e paciência que não ajudaria em nada em uma hunt rápída.
Cacei por mais ou menos 40 minutos e resolvi sair, pois estranhei muito a experiência. No caminho avisto alguns White Deers, por sorte os dois que ataquei se viraram contra mim, resolvi treinar um pouco, daí vem outro problema... A única maneira de ver seus skills é pelo "Character Profile"? Mas que p*rra é essa? Onde está a barra de evolução? Se eu não soube ver, me perdoem o equívoco (e me corrijam), mas se for assim mesmo, como diabos vou treinar meu char ou estar a par da minha evolução?
Enfim, desloguei meu char e loguei com o cliente C++. Dei até um suspiro de alívio.
Conclusão final
Aspectos positivos:
Funcionalidade e possibilidade de personalização, como a barra de vida ao redor do personagem.
Quantidade de teclas de atalho muito maior. É meio desorganizado, mas com o tempo torna-se algo bem prático.
Posicionamento das janelas e funções. É interessante poder ajustar tudo da maneira que você quiser.
Divisão de janelas de conversa, não é preciso mudar de janela para ver o que um monstro dropou.
Aspectos negativos:
Lentidão nos frames (meu PC não é ruim, nem minha internet).
Falhas na hora de atacar o monstro e lentidão/complicação na hora de puxar o loot do monstro ou arrastar qualquer item dentro de uma BP para outra, o que pode diminuir drasticamente a exp/hora de um jogador durante uma hunt.
Grande diferenciação do cliente C++, o que o torna bastante complexo, difícil de lidar.
Demora na hora de logar o char, levei quase 5 minutos. Talvez por causa do update, mas mesmo assim, demora bem mais que o C++.
Visualmente poluído e os gráficos dão uma piorada bem perceptível, principalmente as cores, muita coisa é perdida.
Logar pelo site. Mesmo que seja uma característica natural do Flash, um simples cookie poderia roubar a senha dos usuários.
A função "Character Profile", que por si só é algo bem ruim.
Aquela pequena janelinha que mostra as opções como VIP list e o inventory. É extremamente confusa, não dá para saber qual função faz o quê sem ter que repousar o mouse em cima para ler.
A função de "travar" o jogo quando você muda a janela. Isso atrapalha muito quem quer, no meio de uma caçada, mudar de música ou abrir alguma página na internet por exemplo. Pode custar a vida do char.
Percebo que estão investindo pesado na melhoria do Tibia Flash, mas infelizmente a versão ainda apresenta diversos problemas que o distancia da popularidade do C++. Não conheço um só amigo que usa o Flash regularmente. Fora que o fato desse investimento estar sendo grande me preocupa, será que no futuro pensam em desativar o C++? Não precisa ser um gênio pra saber que AÍ SIM o Tibia iria para o espaço.
Por mais que muita coisa tenha sido adicionada e muita novidade torna o Flash algo empolgante, enquanto não houver ao menos rapidez e praticidade, não cairá no gosto dos jogadores. A complexidade muitas vezes espanta.
Concluo que o Flash seja para a prole mais "nerd" que habita o Tibia. É mais completo, tem um design muito mais MMORPG e é bem complexo. Porém, impossibilita grandes feitos in-game, como caçadas que exigem rapidez e quests solo.
O Cliente C++ continua sendo muito importante para a maioria dos jogadores de Tibia, que não são jogadores acirrados de RPGs nem se preocupam com o aspecto que o Flash traz, mas sim com a praticidade para dar uma boa caçada e acumular level e dinheiro.
Bom, é isso. Espero não ser queimado em praça pública.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação
"A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou."

).