Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Album Conceitual - Voce sabe oque é?

Registro
    16-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Album Conceitual - Voce sabe oque é?

Ola galera. Mais um topico trazendo cultura para vossas senhorias...

Venho falar de album conceitual. Hj em dia o povo não liga muito para a arte e cultura atras da musica e procuram apenas hits passageiros sem moral alguma. Não desmerecendo a grande maioria de albuns convencionais, mas o conceitual merece uma atenção maior. Na minha opinião, uma banda q lança um conceitual é uma banda foda, independente de seu estilo.

Mas afinal, que diabos é um album conceitual?

Basicamente é um album onde as musicas estao relacionadas entre si por todo o disco passando uma mensagem unica. É quando se tem um "tema" por traz do album e as musicas se desenrolam encima disso.
    Muitos conceituais são narrações de historias com personagens e cada musica é uma parte ou experiencia da vida dele. Grande exemplos são Tommy - The Who, The Lamb Lies Down on Broadway - Genesis, entre muitos outros. Conceitual tbm traz temas politicos e sociais como por exemplo Animals - Pink Floyd, The Wall - Pink Floyd e Dark Side of the Moon - tbm do Pink Floyd.

As origens dos albuns conceituais tem inicio em meados de 1963 com Little Deuce Coupe dos Beach Boys. Os proprios beach boys alavancaram uma rivalidade com outra famosa banda da inglaterra, os Beatles.
    Apesar de não ser um legitimo album conceitual, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é considerado o primeiro. Não é intriga da oposição(mesmo pq não sou da oposição), mas o sgt pepper não é um propriamente dito um album conceitual e muito menos o primeiro. Apesar de ter um "tema", as musicas não tem muita relação entre si.

Por ai em diante, muitas bandas lançaram albuns conceituais que as eternizaram. Pink Floyd, Kinks, the Who, Genesis, Jethro Tull, Rick Wakeman, Queen, Camel, Iron Maiden, King Crimson são exemplos dos anos 60, 70, 80.
    O ultimo grande conceitual lançado foi o A thousand Sun - Linkin Park (2010).

Tambem não podemos esquecer das bandas brasileiras, apesar de poucas (só 2) que ja laçaram conceituais. Eu não conheço o trabalho delas ainda. Seguindo as recomendações do forum vou escutar depois: Temple of Shadows - Angra, Dante XXI - Sepultura e o A-Lex, tbm do Sepultura.

Agora entendem pq uma banda q lança um conceitual é uma banda foda? Não basta apenas enfeitar a musica com solos virtuosos e melodias angelicais. É precisa criar uma historia e sustentar ela por umas 10 faixas.

Vcs podem ler mais aqui. tirei todo o conteúdo desse tópico nesse link.

Espero q tenham gostado do tópico.
    Escutem musicas boas

t+

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Bob Dylan; 17-04-2012 às 02:44.

Registro
    18-12-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gostei bastante das informações que eu adquiri neste tópico! +Rep!

Mas uma dúvida persiste:
    • É preciso o album inteiro se focar em algum tema, ou apenas a grande maioria das músicas ?

Hoje em dia pelo que eu percebi não lançam este tipo de album nos seguintes estilos musicais: Pop - Pagode - Funk ().
    Seria realmente interessante ouvir algumas músicas que tivessem historias relacionadas umas com as outras.

Mas artista mesmo hoje em dia tem que ser bonito, e não precisa realmente ter uma voz maravilhosa e um bom repertorio. :'(

Registro
    16-06-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quando falam de álbum conceitual, o primeiro que me vem à mente é o Nightfall In Middle-Earth, do Blind Guardian. Também simpatizo bastante com o Seventh Son of a Seventh Son (Iron Maiden) e os primeiros álbuns do King Crimson.

Registro
    16-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Temple of Shadows, do Angra, é um dos melhores álbuns que eu já escutei.

Seventh Son of a Seventh Son é um clássico, pura e simplesmente.

Reitor acadêmico do Off Avatar de Angus Rook
    Registro
    20-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho alguns incríveis, como The Whirlwind do Transatlantic e principalmente o do Frank Zappa, We're Only in It for the Money.

Pra quem tem conhecimento da língua em que a letra do álbum foi escrita, vale muito pela história, como a do Zappa que é divertida e engraçada Hahaha

Publicidade:

Registro
    08-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mig Master Ver Post

Temple of Shadows é fodástico. Não é possível descrever com palavras o quanto esse álbum é bom.

The Shadow Hunter é inigualável.

Há outros bons álbuns conceituais, mas igual a Temple of Shadows não há.

Registro
    16-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mig Master Ver Post

NOSSA... esqueci de citar as bandas brasileiras... estava no meu roteiro acabei me empolgando e esqueci =x.
    Tbm esqueci do King Crimson.

Registro
    30-04-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Temple of Shadows é absurdo mesmo, excelente álbum.

Seventh Son of a Seventh Son pra mim foi o melhor álbum conceitual que escutei até hoje.

Killers não foi feito pra ser um álbum conceitual, mas se repararem nas letras, todas as músicas possuem ligações, assim como o Somewhere In Time (que na minha opinião é um dos melhores álbuns do iron).

Dark Side of the Moon também gosto bastante.

E Them do King Diamond é absurdamente foda.
    Última edição por Iori Boladaum; 17-04-2012 às 13:23.
    Hala Madrid!

"When you know that your time is close at hand.
    Maybe then you'll begin to understand,
    life down here is just a strange illusion"

Registro
    06-07-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

adoro concept é muito mais intenso
    meu preferido é metropolis 2 do dream theater, chego a me arrepia quando escuto

Registro
    03-01-2012
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Álbuns conceituais que mais gosto?

Os do King Crimson; Resistance do Muse; Os do My Chemical Romance; E todo o Avantasia, que é "uma banda conceitual", XDDD

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Um guia de roleplay em Tibia
    Por Anderslash no fórum Roleplaying
    Respostas: 85
    Último Post: 19-10-2006, 21:53
  2. Como ser um Tutor
    Por claudio no fórum Tibia Geral
    Respostas: 17
    Último Post: 20-05-2005, 15:08
  3. Tibia RPG!Jogue aqui e agora lol
    Por Guardian of Muritanya no fórum Fora do Tibia - Off Topic