Mas como você pode ter achado Capitães da Areia chato? Eu li este ano - por conta própria, não foi a escola que pediu - e simplesmente adorei.
O problema é que muita gente já tem preconceito com a literatura brasileira. Já abre o livro e lê a primeira linha balbuciando o detestável mantra "Porra, que livro chato. Porra, que livro chato. Porra, que livro chato." Dê uma chance ao livro, poxa. Será que você está prestando mesmo atenção aos acontecimentos da história ou só está passando os olhos pelas frases? Porque esse último jeito não é leitura, é enrolação.
Uma dica é que você, antes de começar o livro em si, confira o contexto em que foi escrito. Sabia que o Capitães foi feito na época do Estado Novo? E que a primeira edição da obra foi queimada em praça pública? São detalhes interessantes, entende?
Outro aspecto brilhante do livro é que você pode - e deve - sempre fazer uma comparação com a atualidade e perceber como o escrito do Jorge Amado é atemporal. Ou será que não tem mais Pedro-Bala, Sem-Pernas e Volta-Seca por aí? Só sendo muito alienado pra não perceber um negócio genial como esse.
Por fim, um último argumento a favor da leitura desse paradidático. Sério, não adianta dizer que a narrativa é parada e que não tem nada de interessante. Os meninos fogem da polícia, arquitetam planos para roubar e ganhar a vida, passam por momentos emocionantes em que a falta de carinho fala mais alto que a maturidade forçada. Sem falar das conjunções carnais - de que vocês gostam muito, por sinal.
Ou então pegue um resumo por aí e aprecie a mesmice de não ter vivido uma nova realidade.
Boa sorte.
Edited: agora me liguei e percebi que a avaliação foi hoje. De qualquer modo, minhas recomendações sobre a obra continuam de pé, obviamente.