Minha proposta é de que a CipSoft crie novas habilidades (skills): os "Intellectual Skills", diferente dos já existentes, que aqui iremos considerar como "Physical Skills (sword, distance, shielding, fishing etc.)".
1.1. No que consistiria os tais "Intellectual Skills"?
Intellectual Skills seriam um novo modo de se divertir jogando Tibia, além do fato de que deverão ser skills educativos. Teriam relação com as diversas artes - dentro dos limites do contexto tibiano -, as ciências naturais, as línguas, a matemática, a filosofia, e por aí vai. Poderemos perceber enquanto eu for explicando mais detalhadamente esta proposta, que ela acarreta algumas modificações inovadoras no Tibia, como por exemplo: som.
1.2. De que tipo de arte estou falando?
É claro que quando falamos de arte inserida no contexto tibiano, jamais poderíamos falar de 'Cinema', por exemplo. Por arte, aqui, penso em poesia, teatro, prosa ficcional, pintura, escultura, arquitetura e música (são as artes que penso no momento, o que não descartaria a possibilidade de outras que eu não tenha pensado serem opinadas/inseridas).
Outra coisa importante de se frisar é que as artes deveriam estar de acordo com o contexto tibiano: ora! Nós sabemos que Tibia é um jogo que se passa num mundo 'medieval', portanto, levando em consideração isso e todo o conteúdo do Tibia, uma pintura não poderia ser feita na forma 'abstrata', ou o que seria ainda pior: pop art. É mister que a arte feita se pareça em algo semelhante - não igual necessariamente - à arte medieval, ou no máximo inspirada na arte grecorromana/renascentista(clássico).
No caso da música, precisaríamos de som no Tibia. O som poderia ser algo opcional: em options teria a opção Sound (on/off). Para se escutar uma orquestra tocando uma sinfonia, teríamos de deixar na opção (on) do Sound - acho que isso foi tão apodítico que nem precisaria ter sido dito, mas enfim...
Digamos que uma orquestra vá tocar a sinfonia que algum compositor que tenha existido (Beethoven, Mozart, Haydn etc.), ou mesmo um compositor tibiano, escreveu: teríamos vários personagens - ou talvez uma espécie de NPC's novos no Tibia que fariam a Orquestra Tibiana (talvez duas orquestras, uma a serviço do Rei Tibianus e outra da Rainha Eloise). Esta Orquestra teria a partitura dada pelo regente e ela seguiria - sem erros - a partitura da música em questão.
Outra coisa importante: isto tudo acarretaria algo que ainda não possuímos no jogo: teríamos como escrever partituras, assim como podemos escrever em cartas, livros etc., mas no caso teríamos uma folha que já possui a forma da pauta já pronta, bastaria que (obviamente, para quem sabe escrever partituras) determinássemos/escolhêssemos a clave em que escreveríamos e o compasso, daí se seguiria a escrita da partitura. Quando, por exemplo, quiséssemos tocar piano, flauta, alaúde etc. bastaria que clicássemos na partitura já escrita e dando "use" nela clicássemos em cima do instrumento em questão, que ele tocaria sozinho, estando você à frente do instrumento (no caso do piano) ou com ele no character (no caso dos instrumentos musicais carregáveis). Tendo isto em vista, bastaria que a opção Sound estivesse "on" para que conseguíssemos escutar a música via Tibia.
Teríamos também como pintar characters - eu ouso dizer que poderia ser algo semelhante à opção que já temos de "outfit" quando se clica com o mouse em cima do seu próprio char. Aí você vai lá, escolhe com que cores representar o character que se irá retratar, se montado em um cavalo, se com um outfit e addon específicos etc.
E por aí vai com relação à arquitetura e escultura...
Com relação à arquitetura, algo muito importante de ser dito é que não seria todo o projeto arquitetônico criado pelos players que poderiam ser realizados - só aqueles que combinarem com o contexto tibiano e forem propostos em locais que a CipSoft désse permissão. Aliás, cada servidor de Tibia teriam suas próprias casas. Não daria, obviamente, para que toda casa idealizada e realizada no Tibia se tornasse realizada em todos os servidores, pois assim em pouco tempo não teríamos mais espaço para novas casas.
Já com peças de teatro, poemas, romances, contos etc. bastaria escrever livros - use a linguagem, se você tiver talento como poeta, dramaturgo ou romancista/contista, terá seu talento valorizado e aumentará o seu Language Skill!
1.3. Como 'fazer ciência' no Tibia?
Quando você dá 'look' nos objetos virtuais do Tibia, você pode ficar sabendo o nome do objeto que está ali, e assim, você começa a conhecer o conteúdo do jogo. Em epistemologia (área da filosofia que se dedica a estudar o conhecimento) nós estudamos algo muito básico que se chama a relação objeto-sujeito. É assim que começa o entendimento nas pessoas, e assim, basicamente, começaria o entendimento 'humano' no Tibia. Seu char passaria a entender mais o conteúdo fazendo essa 'relação' entre o sujeito (seu char) e objeto (conteúdo virtual do Tibia).
Esta explicação é algo bem básico de como começaria o entendimento das coisas, mas é claro que não ficaria por aqui. A CipSoft poderia ajudar a criar um novo conteúdo para o Tibia que faria com que novas ideias pudessem ser lançadas. Por exemplo: na Academia de Edron nós temos NPC's que se dedicam a estudar astronomia, matemática, química, física entre outras coisas. Estes NPC's que já estudam as questões há bastante tempo poderiam nos dar o conteúdo destas matérias que eles vêm estudando há bastante tempo - um conteúdo criado no próprio Tibia e que, portanto, não precisa ter relação com o mundo real - para que pudéssemos, como seus humildes alunos, criar teorias acerca da realidade (realidade essa que é virtual) de Tibia.
Quando digo que o conteúdo tibiano não precisa necessariamente ter relação com o mundo real - seria uma relação apenas imitativa (Tibia imita a natureza para criar seu próprio conteúdo, um conteúdo original) - penso num exemplo que pode esclarecer-nos: temos algumas teorias que explicam o movimento celeste e como eles se dão (não vou entrar em muitos detalhes): Johannes Kepler, um astrônomo que viveu entre o final do século XVI (16) e início do XVII (17), descobriu algumas leis da mecânica celeste, uma delas que diz que os corpos celestes giram em torno do sol em forma de elipses. Isso foi um tremendo (PAC!) na cabeça da maioria dos astrônomos e teólogos da época que acreditavam que as esferas celestes eram perfeitas e que, portanto, só poderiam se mover em forma de um círculo perfeito.
O que quero dizer com isso: o NPC estudioso de astronomia de Edron, não recordo o nome, não precisa nos ensinar as mesmas leis de Kepler, ele pode nos ensinar algo diferente, afinal, trata-se de um jogo, e o conteúdo do jogo pode ser original, diferente da nossa realidade, o que dará mais trabalho para que criemos teorias a respeito do seu conteúdo, e nos trará atividades como: estudar um novo tipo de astronomia, ou física etc.
Há também um NPC - se não me engano com o nome em referência a um grande químico britâncio, Humphry Davy - que estuda química - ácidos mais precisamente. Ele poderia nos dar aulas (essas aulas seriam algo como 'missões' com relação à atividade dos 'Intellectual Skills') sobre ácidos, nos dar um modelo básico de como fazer 'ciência dos ácidos no Tibia' e daí partiria de nós progredirmos nas teorias. É claro que teríamos que ter todo um sistema de 'teste' para testar mesmo as teorias científicas e ver se elas 'correspondem' à realidade tibiana. Isso, é claro, ficaria à cargo da CipSoft se ela aprovasse a proposta.
Assim, por exemplo, poderíamos sair pelo Tibia catalogando cada mineral, cada formação rochosa, cada nova espécie de planta, fungo, animal etc., além de poder estudar astronomia, física, matemática e química na academia mais preparada para isto: a Edron Academy. Um palpite: o continente de Darama daria um bom livro de geologia (Kha'Zeel), botânica ou zoologia (Tiquanda).
Existiriam, pois, skills como: Mathematical Skill, Scientific Skill e Naturalistic Skill.
1.4. O conteúdo do Tibia nos proporciona não só a conhecer e nos aprofundar em línguas mundiais tais como o polonês, o alemão, o inglês, o espanhol, o português, o francês etc. como também nos proporciona um conteúdo novo: linguagem orc, linguagem élfica etc. (dizem que os melhores poetas das terras de Tibia foram elfos xD).
Se nós, players, estivéssemos interessados em aprender com profundidade o conteúdo destas línguas, poderíamos ficar reconhecidos por isso: p. ex.: seria possível alguém ser reconhecido no Tibia por ser um poliglota (talvez hiperpoliglota), ou seja, seria reconhecido por dominar diversas línguas! Não seria legal? Seus skills de linguagem aumentariam significativamente.
1.5. Como se daria um 'discurso filosófico in Tibia'?
Como o Tibia se trata, por si só, de uma realidade diferente da nossa, é bem provável que a filosofia fosse diferente em alguns aspectos: enquanto tratamos o mundo aqui como MUNDO REAL, o Tibia trataríamos como MUNDO VIRTUAL. Veja que talvez não haja tanta diferença entre os dois mundos, pois podemos encontrar semelhanças significativas (não vou entrar em mais detalhes).
Mas talvez o aspecto mais importante no Tibia fosse o discurso moral, político, jurídico e mesmo bélico (pois todos sabemos que os mundos passam por guerras, alguns até seguidamente).
2. A mais significativa das consequências desta ideia.
A consequência mais significativa desta ideia, penso eu, é que estes skills não dependeriam de um sistema já pré-estabelecido de 'up skill', 'up level' etc. O que isso quer dizer? Bem, nós sabemos que alguém com 4200 de exp tem um level 8, ou seja, isso já está pré-determinado (desprezando qualquer possível bug ou mudança no jogo, é claro). Sabemos também que para aumentar seus skills/magic level, é necessária uma quantia de hits, uso de mana etc. que já estão estabelecidos e são iguais para todos (desde que tenham a mesma vocação). O que esses "Intellectual Skills" teriam de diferente dos demais skills? É que eles dependeriam tão somente da relação entre o conteúdo próprio do jogo e do player que está por trás da tela! Ou seja, é uma forma de fazer com que a pessoa por trás do character interaja ainda mais com o conteúdo próprio do jogo. Por exemplo: existe um cogumelo chamado "troll mushroom" - se não me engano é este o nome. Este "mushroom" é parte do conteúdo do jogo. Alguém só reconhece este conteúdo quando tem contato com ele (o veja na tela/dê look). Assim, digamos, um estudo de botânica via Tibia, nos levaria a conhecer mais sobre o tal "troll mushroom" e o classificá-lo (taxonomicamente), o que faria com que aumentássemos/criássemos o nosso conhecimento a respeito do conteúdo que o jogo proporciona. No caso, se estes skills fossem criados, teríamos como estudar a fundo os fungos, plantas, animais e criaturas do Tibia de uma forma 'científica', digamos assim, e o melhor de tudo: é a comunidade que ajudaria a criar esta forma de fazer ciência in Tibia.
Ainda melhor: estes skills não teriam nada que estabelecesse algo como "tantas classificações botânicas = up in naturalistic skill". O up em questão só aumentaria com o reconhecimento do trabalho do autor pela comunidade, que é justamente o player por trás da tela.
É bem possível que com a criação de obras artísticas (dentro do contexto do jogo), a fundação de discursos filosóficos sobre os rumos da 'humanidade' no Tibia (filosofia moral e política, filosofia do direito/da economia/da arte/da ciência/da guerra etc.) e as 'descobertas científicas in Tibia' guiando o jogo, a comunidade se uniria mais, o que traria benefícios ao RPG em questão.
3. Defesa contra aqueles que dirão ser inútil minha proposta.
Acredito que esta proposta não só melhoraria em muito o conteúdo do Tibia, como traria uma grande inovação no modo de jogá-lo. Se hoje a maioria dos players pensam em top level, magic level e "physical" skills, poderíamos trazer para este jogo um novo e magnânimo conteúdo a ser explorado.
Minha proposta só se torna útil quando pensamos na melhoria do conteúdo do Tibia - que, a meu ver, é o que diferencia este jogo dos outros RPG's que conheci.
Por favor, sei que o conteúdo da mensagem é enorme, mas leiam até o fim para opinarem.
Fiz esse post já com bastante sono, então talvez eu volte para rever alguma coisa que tenha sido escrito de forma errada ou que tenha ficado mal colocado, ou mesmo para acrescentar algo que tenha esquecido.
Grande abraço.
--------------------------------------------
New Edit.
Novo argumento a favor da proposta, e para mostrar mais ou menos como funcionaria em matemática: nós temos diversas informações a respeito do sistema 'drop loot' em criaturas. Digamos que um matemático e cientista queira trabalhar nessa área e explicar este sistema no jogo. O que ele poderia fazer? Ele poderia fazer um trabalho em teoria das probabilidades dentro do Tibia. Se o seu trabalho for um bom trabalho, ele será valorizado e reconhecido, e seus Mathematical Skills subirão.
Aqui fica um exemplo de como poderia ser feito trabalhos pelo Tibia. Há inúmeras possibilidades.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação



