Postado originalmente por
Tsukeyoshi
To com 2 meses e pouco de academia, vo começar a fazer o Starting Strength, alguém já fez esse treino para ganho de força? o que acham??
Ah e também diz no artigo que o aumento de peso é gradual, a cada treino eu aumento um pouco (2 kilos +- em cada exercício)
Engraçado, achei que esse programa envolvia uma remada também, não? A curvada com barra, se não me engano.
Todo o caso, é um
excelente método de treinamento. 2 meses de academia já está ótimo pra você iniciar um trabalho de força, além de que com certeza você irá colocar alguma massa na carcaça também.
Eu tô fazendo o Stronglifts 5x5, que é bem parecido com o Starting Strength. Tô gostando pra caramba, e acho sinceramente que nunca mais irei voltar a fazer os "treinos convencionais".
Algumas dicas pra você:
1) Tenha paciência. Como você não treina há muito tempo, pode começar com pouca carga, ou até mesmo com a barra vazia (não estou brincando) pra se acostumar com movimentos. Não adianta começar com a sua carga máxima, não irá funcionar. Força se constrói com o tempo. Isso me leva à segunda dica.
2) Tome cuidado com a execução dos exercícios. Um exercício composto é excelente pra construir sua força e sua massa muscular "bruta", mas é também um jeito fácil de se machucar se você realizar o movimento de forma errada. Pela sua descrição, é provável que não conheça movimentos como o levantamento terra e o agachamento livre. Peça ajuda pros instrutores da sua academia, procure vídeos na Internet e aprenda a executar esse movimentos com perfeição. Sua lombar, seus joelhos e seu quadril agradecem.
3) O treinamento é voltado pro ganho de força, e você deve estar consciente disso. É chato ir na academia e não sair de lá tendo usado toda a força que você poderia ter usado, mas respeite o método e não se afobe. Daqui a alguns meses, sua força terá aumentado significativamente e aí sim os exercícios começarão a ser desafiadores pra você. Por enquanto, entenda que no começo irá ser bastante chato e monótono. Apenas se concentre em aprender os movimentos corretamente e colocar mais peso na barra toda vez que for treinar.
4) No entanto, não se esqueça que o treinamento é só uma parte do processo de ganho de massa muscular. Ou seja, se você quer crescer, coma mais do que gasta. Ponto. Coma decentemente e irá conseguir ganhar força e músculos.
De resto, mete bala que esse treino é do caralho.
Abraços.