Curtir Curtir:  0
Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 80

Tópico: [Carreira] Engenharia

Registro
    16-02-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [Carreira] Engenharia

Irei fazer esse ano Vestibular para Engenharia, mas estou perdido entre Mecânica, Elétrica e Produção.

E como na Internet [Google] as informações são muito vagas quero ver a experiência da GALERA DO OFF !.

História da sua facul/irmão/tio/conhecido engenheiro ou que curse engenharia.

Falar sobre a vida do universitário,mercado de trabalho, faculdades...

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Banido Avatar de Angel of Darkness
    Registro
    09-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Dicas de sabedoria:

* Produção não é engenharia.

* Na elétrica só tem boneca.

Dito isto, escolha mecânica, que é o curso dos fodelões.

-=Angel of Darkness=-

Registro
    25-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Se você gosta de conhecimento, faça mecânica ou elétrica. São engenharias que enriquecem o conhecimento de uma maneira geral, você vai aprender sobre materiais e física em geral.
    Eu não faria eng. de produção, eu já li bastante sobre todas as engenharias e a de produção é uma "engenharia genérica", é uma mistura de administração, economia e só um pouco de engenharia propriamente dita. Você vai aprender sobre probabilidades (vai ter que ser um gênio em probabilidade" e outras matérias de economia e recursos que eu não lembro de cabeça.
    Eu tentei o vestibular ano passado para eng. civil, não passei pra UFF, estou em 60 na lista de espera. Esse ano vou tentar de novo engenharia civil. Eu observo a rotina do meu pai e de outros engenheiros civis e esse curso me parece muito legal. Nele dá pra aprender um pouco de mecânica e ellétrica (não tão aprofundado como as eng. específicas), materias, estruturas ...
    Então minha dica é que você faça eng mecânica ou elétrica. Embora o salário médio de um eng. de produção seja maior do que o de um eng. mecânico, se você for um puta engenheiro vai ganhar muito bem. O sálário de um eng. elétrico ou o mecânico em montadoras e outras empresas que contratam esse tipo de funcionaram variam de 6000 a 25000 dependendo de sua especialização e participação na produção.

Registro
    23-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você tem que se ver trabalhando. Se você fosse agora trabalhar, onde gostaria de estar? Fazendo oque?

Para ajudar você a enxergar isso, eu indico voce olhar em sites que oferecem estágios e empregos para a área que voce gostaria. Por que? Porque é ali que voce encontra o que realmente vai fazer no seu futuro.

Site da Catho Online
    http://www.catho.com.br

edit
    Fiz uma busca rápida para profissionais em eng. mecânica;

* Realizar projetos e memorial de cálculo para tanques, vasos de pressão e congêneres, acompanhar a fabricação, emitir ART e reuniões com clientes.

* Salário : 5k a 6k

Fonte: Catho Online - Empregos

É só um exemplo, não quer dizer que um engenheiro mecanico só vai fazer isso. Voce tem que ver o que te agrada mais.

Abraços =]
    Última edição por Krovor; 27-03-2012 às 22:45.

Registro
    16-02-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Então galera realmente, a Mecânica me atrai pela sua abrangência.

Bom acho que não especifiquei o meu estado atual.

Irei fazer vestibular na UFSC - e nela a Produção é vocacionada ou seja Eng. de.Produção Mecânica/Elétrica/Civil Então aquela frase do ''Estuda tudo e não estuda nada'' é errônea.

Pois na, exemplo: Produção Mecânica você tem uma base forte da Mecânica com a Produção (ADM/ECONOMIA)

Publicidade:

Desfibrilador do Shout™ Avatar de Martios
    Registro
    03-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nem faça Eng Producoxa

Eu faço Eng Mecânica e posso dizer que tem emprego sim se vc fizer numa facul q preste. Quanto ao curso, é bom ir se preparando porque é pedreira. Tem que tá interessado e se dedicar.

Não conheço muito da Elétrica, mas é um curso bem difícil. É uma das engenharias que o povo respeita também, se vc não quiser ser zuado pelo curso que vc faz

Citação Postado originalmente por porpol Ver Post
    Então galera realmente, a Mecânica me atrai pela sua abrangência.

Bom acho que não especifiquei o meu estado atual.

Irei fazer vestibular na UFSC - e nela a Produção é vocacionada ou seja Eng. de.Produção Mecânica/Elétrica/Civil Então aquela frase do ''Estuda tudo e não estuda nada'' é errônea.

Pois na, exemplo: Produção Mecânica você tem uma base forte da Mecânica com a Produção (ADM/ECONOMIA)
    Posso te garantir que vc nao vai aprender o mesmo que um engenheiro mecanico, a não ser q vc queira mesmo ser administrador. Pelo menos Produção da Unicamp é assim.
    Última edição por Martios; 27-03-2012 às 22:44.

Registro
    17-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Faço Engenharia Elétrica e te digo cara, tem que estudar um bocado.
    ...

Registro
    09-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bota os dois currículos lado a lado e vê o que você prefere.

Mecânica: http://www.emc.ufsc.br/cp/upload/35-curriculoCurso.pdf

Prod. Mecânica: http://www.peteps.ufsc.br/novo/attac...rsoProdMec.pdf

Resumidamente, o que muda é que as matérias referentes à como realizar um projeto são trocadas por matérias de como administrar a equipe de projeto.

Fora isso as disciplinas da área mecânica são atrasadas em de 1 fase em relação ao curso de Mecânica Pura e algumas das específicas não estão no curso de produção.

É fato consumado de que na UFSC os professores pegam mais pesado nas turmas de mecânica do que nas de produção. Resultado disto é que quando junta mecânica + produção em uma turma só as médias da mecânica são maiores. Não estou zoando, isso realmente ocorre.

Fora isto, a mecânica tem mais infraestrutura e laboratórios do que a produção. Mecânica tem um departamento com laboratórios e sala de professores, mais dois blocos de laboratórios, um teceiro em construção e uma base sólida no prédio da CERTI. Produção tem um departamento para todas as produções, com 3 salas de aula e uns laboratórios pingados espalhados por umas casinhas no centro tecnológico.

-=Angel of Darkness=-

Registro
    16-02-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Martios Ver Post
    Nem faça Eng Producoxa

Eu faço Eng Mecânica e posso dizer que tem emprego sim se vc fizer numa facul q preste. Quanto ao curso, é bom ir se preparando porque é pedreira. Tem que tá interessado e se dedicar.

Não conheço muito da Elétrica, mas é um curso bem difícil. É uma das engenharias que o povo respeita também, se vc não quiser ser zuado pelo curso que vc faz

Posso te garantir que vc nao vai aprender o mesmo que um engenheiro mecanico, a não ser q vc queira mesmo ser administrador. Pelo menos Produção da Unicamp é assim.
    Eu sei que não é o mesmo curso, mas a base ( conteúdos obrigatórios para um engenheiro mecânico ) existe.

E já que você faz Mecânica, a abrangência do curso é realmente grande ? o ensino da Universidade é 100% técnico ? O piso é mesmo os R$3000,00 após formado ?

Eu busco no futuro um emprego que use, a minha base teórica de 5 anos da Universidade mas com a areá administrativa integrada.

Não sei se estou sendo claro Bem no futuro não quero trabalhar em algo 100% técnico (maquinário), mas também não quero ser o cara do RH, quero entender como funciona os processos da fábrica/empresa e administra-la.

Dai que vem A SUPER DUVIDÁ para chegar a esse ponto é melhor cursar inteiramente Mecânica e voltar o seu curriculo a areas administrativas com Pós- graduação, treinee ou a Produção Mecânica que aprende a base da Mecânica com conhecimentos logísticos/administrativos ?

[edit] Vi agora EXCELENTE POST -=Angel of Darkness=-
    Última edição por porpol; 27-03-2012 às 23:09.

Registro
    09-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sei que não é o mesmo curso, mas a base ( conteúdos obrigatórios para um engenheiro mecânico ) existe.

E já que você faz Mecânica, a abrangência do curso é realmente grande ? o ensino da Universidade é 100% técnico ? O piso é mesmo os R$3000,00 após formado ?
    Não, o piso é maior, isto é, se você for contratado como engenheiro. Não caia na furada de ser contratado sobre outro título pois é recém formando.

Piso para engenharia com 8h de trabalho diários é de 9 salários mínimos (atualmente somando 5.6k reais).

Fonte: http://www.seesp.org.br/site/piso-salarial.html

Isto pode variar de estado para estado, mas isto está bem próximo da média para um emprego sério.

Eu busco no futuro um emprego que use, a minha base teórica de 5 anos da Universidade mas com a areá administrativa integrada.

Não sei se estou sendo claro Bem no futuro não quero trabalhar em algo 100% técnico (maquinário), mas também não quero ser o cara do RH, quero entender como funciona os processos da fábrica/empresa e administra-la.
    Cursar engenharia mecânica não fará você trabalhar diretamente com maquinário. Para isto existem cursos técnicos. O profissional habilitado em engenharia mecânica pode fazer o projeto, vistoriar manutenção e promover pesquisa e desenvolvimento.

Para quem é formado em produção é mais difícil seguir carreira acadêmica (aka pesquisa) na área de mecânica, pois o escopo do curso é diferente.

Engenharia de produção é um curso derivado-específico. Só vale a pena se você tiver certeza absoluta que vai trabalhar nesta função.

Engenharia mecânica é um curso mais abrangente e de base científica mais forte, daqui para administrador é questão de no máximo uma pós ou especialização para saber tudo que você vai precisar.

@Edit:

Uma prática comum é formar-se em uma engenharia de base e fazer pós-graduação ou mestrado em produção. Assim você pega a base forte e complementa com 1~2 anos de estudos na área administrativa.

-=Angel of Darkness=-

Publicidade:

Última edição por Angel of Darkness; 27-03-2012 às 23:31.

Permissões de Postagem