Postado originalmente por
porpol
Eu sei que não é o mesmo curso, mas a base ( conteúdos obrigatórios para um engenheiro mecânico ) existe.
E já que você faz Mecânica, a abrangência do curso é realmente grande ? o ensino da Universidade é 100% técnico ? O piso é mesmo os R$3000,00 após formado ?
Não, o piso é maior, isto é, se você for contratado como engenheiro. Não caia na furada de ser contratado sobre outro título pois é recém formando.
Piso para engenharia com 8h de trabalho diários é de 9 salários mínimos (atualmente somando 5.6k reais).
Fonte:
http://www.seesp.org.br/site/piso-salarial.html
Isto pode variar de estado para estado, mas isto está bem próximo da média para um emprego sério.

Postado originalmente por
porpol
Eu busco no futuro um emprego que use, a minha base teórica de 5 anos da Universidade mas com a areá administrativa integrada.
Não sei se estou sendo claro

Bem no futuro não quero trabalhar em algo 100% técnico (maquinário), mas também não quero ser o cara do RH, quero entender como funciona os processos da fábrica/empresa e administra-la.
Cursar engenharia mecânica não fará você trabalhar diretamente com maquinário. Para isto existem cursos técnicos. O profissional habilitado em engenharia mecânica pode fazer o projeto, vistoriar manutenção e promover pesquisa e desenvolvimento.
Para quem é formado em produção é mais difícil seguir carreira acadêmica (aka pesquisa) na área de mecânica, pois o escopo do curso é diferente.
Engenharia de produção é um curso derivado-específico. Só vale a pena se você tiver certeza absoluta que vai trabalhar nesta função.
Engenharia mecânica é um curso mais abrangente e de base científica mais forte, daqui para administrador é questão de no máximo uma pós ou especialização para saber tudo que você vai precisar.
@Edit:
Uma prática comum é formar-se em uma engenharia de base e fazer pós-graduação ou mestrado em produção. Assim você pega a base forte e complementa com 1~2 anos de estudos na área administrativa.
-=Angel of Darkness=-