Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: O futuro da comida

  1. #1
    Avatar de Cobion
    Registro
    03-06-2006
    Posts
    395
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão O futuro da comida

    Hambúrguer mais caro do mundo está sendo criado em laboratório
    Carne criada a partir de células-tronco bovinas deve estar pronta até o segundo trimestre deste ano.


    Cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, anunciaram que obtiveram sucesso na criação de um músculo bovino artificial utilizando células-tronco de vacas. O pedaço de carne, com 1,5 cm de espessura, será misturado com sangue animal e gordura preparada em laboratório e deve ser processado em formato de hambúrguer.

    O experimento deve ser concluído até o final do segundo trimestre de 2012 e tem custo estimado em £ 200 mil, cerca de R$ 544 mil. Para os pesquisadores, esse custo deve ser reduzido assim que a carne artificial for considerada viável e o projeto atrair a atenção de grandes empresas.

    A pesquisa da Universidade de Maastricht faz parte de um esforço global para suprir a demanda por carne e diminuir o impacto da criação de gado em nosso planeta.

    Projeções do futuro: comida por inalação

    Em poucos anos, não haverá mais comida sólida em qualquer encontro social, mas sim uma festa de ``aromas alimentícios´´. Você acredita em um projeto como este?



    Já imaginou comer apenas por inalação? É o que promete o professor e pesquisador da universidade de Harvard, David Edwards. Para ele, o bufê do futuro deve consistir em salas com aromas de comidas, onde as pessoas respiram o alimento.

    Edwards criou um produto chamado Le Whaf, que consiste em uma tigela de vidro, semelhante a um aquário, acoplada a uma base de onde o sabor de alimentos é liberado em forma de fumaça. Para apreciar a comida, basta usar um pequeno canudo, inalando o sabor de doces e salgados.

    O projeto, bastante ousado, tem como intenção atingir ao publico geral, porém, suas características vêm causando estranheza. Mesmo assim, o sucesso pode ocorrer devido a um fator em especial: é possível sentir o sabor de uma torta ou lasanha sem culpa, já que a quantidade de calorias de cada porção é mínima. Estima-se que, a cada 10 minutos de inalação, o consumo é de apenas 200 calorias, valor muito baixo se comparado aos alimentos verdadeiros.


    Outra proposta do Le Whaf é a inalação de bebidas alcoólicas. Assim, é possível beber qualquer tipo de drink sem o risco de embebedar-se. Para que isto funcione, basta colocar na máquina cerca de 50 ml de sua bebida favorita. O sabor é exatamente o mesmo, entretanto, os efeitos do álcool são bastante reduzidos.

    Da mesma forma ocorre com a comida: para inalar um frango frito, você precisa comprar uma versão liquida do alimento, cheia de essências que simulam o sabor que você deseja sentir. O processo de transformação dos líquidos para a fumaça funciona por meio de uma série de pequenos cristais especiais que vibram a altíssimas velocidades quando o equipamento é ligado.

    Até agora existem apenas dois equipamentos como este no mundo, porém, o criador do Le Whaf promete que o produto estará à venda dos Estados Unidos ainda este ano, por um preço estimado em US$ 135, enquanto o valor de cada essência ainda é desconhecido.

    Designer brasileiro inventa impressora de comida
    A fome apertou e você não tem tempo de fazer o jantar? É só mandar imprimi-lo no Cornucopia! Pode parecer loucura, mas a máquina que imprime comida já existe e está sendo patenteada por um brasileiro.



    Chamado de Cornucopia, o projeto desenhado pelo brazuca e seu amigo israelense Amit Zorandurante especialização no Massachusetts Institute of Technology conta com três conceitos de aparelhos que englobam as mais variadas atividades culinárias dentro de uma cozinha. A combinação destes equipamentos torna o processo de mistura de ingredientes, transformação física dos compostos (como aquecimento, resfriamento ou cozimento) e modelagem estética das refeições mais prática, eficiente e agradável.

    Digital Fabricator


    O Digital Fabricator é a impressora 3D propriamente dita. Ele armazena os ingredientes em cápsulas na parte superior da máquina (tem a mesma função que os cartuchos de tinta das impressoras comuns) e os cabeçotes - localizados mais abaixo - suga os compostos, mistura-os seguindo as instruções da receita e molda o alimento em camadas em três dimensões.


    Sua conectividade com a internet possibilita que o usuário tenha acesso a informações nutricionais e dados sobre a origem ou qualidade dos produtos, seja avisado sobre a falta de algum ingrediente e, até mesmo, encomende sua reposição em lojas online. A definição de temperatura e umidade de armazenamento, bem como a inserção e compartilhamento de receitas, é feita por meio de um painel com tela sensível ao toque.

    Segundo a página de divulgação do projeto, a precisão da combinação dos ingredientes e montagem dos pratos é impressionante, pois atinge até um décimo de milímetro. A exatidão no momento de configuração de valores para os processos de armazenamento e preparação das refeições, também, é algo que dificilmente alcançaríamos com as tecnologias que conhecemos na culinária tradicional.

    Robotic Chef


    O braço mecânico, denominado Robotic Chef, é responsável pela transformação física ou química dos alimentos (com uma chapa em sua base para aquecer ou cozinhar) e pela manipulação de suas características.


    Este aparelho possui braços robóticos que manipulam alimentos sólidos, como frutas ou carnes, e outros dispositivos (entre eles brocas e seringas) para temperar, comprimir, torcer e alongar os alimentos. Mais uma vez, a precisão das atividades realizadas com este equipamento seria impossível de ser alcançada manualmente.

    Virtuoso Mixer


    A preparação de sobremesas fica por conta do Virtuoso Mixer, uma máquina com três anéis giratórios que proporciona a mistura de ingredientes de forma sutil e muito específica. Com isso, é possível criar pratos com leves diferenças de sabor e composição.


    Cada “andar” tem oito recipientes. Na camada superior os ingredientes são armazenados, na intermediária eles são misturados e triturados de acordo com a necessidade e, por sua vez, na inferior o resultado é depositado na bandeja.

    O Virtuoso Mixer é equipado com sistemas termoelétricos tanto para resfriamento como aquecimento, balanças e sensores de temperatura. Tudo isso para monitorar a quantidade e propriedades dos ingredientes em estoque. A interface da máquina foi projetada para que sua usabilidade seja o mais simples possível, possibilitando que usuários comuns consigam montar pratos elaborados.

    Cientista tenta criar carne em laboratório a partir de células-tronco

    A pecuária pode estar com os dias contados com o bife produzido artificialmente.



    Seu próximo almoço pode sair direto de um laboratório. Ao menos essa é a ideia de Mark Post, um fisiologista da Universidade de Maastricht, na Holanda. Ele quer desenvolver um novo método de “fabricação” de carne a partir do uso de células-tronco, eliminando a necessidade da pecuária, um dos grandes inimigos da sustentabilidade.

    Segundo a BBC, a ideia é utilizar um tipo de célula-tronco (as famosas unidades capazes de duplicação e especialização) para cultivar e desenvolver músculos de animais cuja carne seja largamente consumida no mundo.

    Churrasco do futuro


    O primeiro passo do projeto de Post é colher as chamadas células-satélite, que possuem a mesma estrutura das células-tronco, porém são encontradas especificamente em músculos e retiradas sem matar o animal.

    Em seguida, essas unidades organizam-se em fibras, formando os músculos (e a carne) desejada. Para fazer a pequena massa crescer, o professor ainda estuda um método de “exercício”, para estimular as células e fazê-las atingir um tamanho comestível. E isso pode demorar: depois de algumas semanas, o alimento atinge alguns milímetros de largura e cerca de 2 centímetros de comprimento.

    Para finalizar o experimento, uma descoberta tão grande não pode passar despercebida: Post já afirmou que vai convidar um chef famoso para cozinhar o primeiro hambúrguer artifical, além de uma celebridade para degustar a carne de laboratório.

    Tecnologias promissoras: comida artificial
    No futuro nós comeremos carnes feitas em tubos de ensaio. Você está preparado para isso?

    Tente se lembrar das suas aulas de geografia e da famosa “Teoria Malthusiana”. Para quem já se esqueceu, essa teoria afirmava que a população mundial cresce de forma muito mais acelerada do que a produção de alimentos consegue suportar. Por muitos anos essa teoria foi rejeitada pelos estudiosos, mas hoje a realidade começa a mostrar que a escassez na alimentação pode ser uma realidade em todo o planeta.


    Pensando nisso, muitos institutos de pesquisa começaram a buscar formas de produzir alimentos sem a necessidade dos habituais processos (culturas de animais ou vegetais). Uma das alternativas que vem se destacando nos últimos anos é a criação de alimentos sintéticos, ou seja, produzidos dentro de laboratórios e dispensando os mecanismos naturais.

    Você já pensou em como seria comer uma bisteca criada em tubo de ensaio? Ou então uma costela criada com reações químicas? Pois é essa a culinária que está por vir. Então prepare seus talheres para conhecer um pouco mais sobre as comidas sintéticas do futuro (que está mais presente do que se imagina).
    A ciência põe a mesa

    A comida artificial já pôde ser vista em vários casos reais. Ainda longe dos pratos da maioria da população, algumas poucas pessoas já puderam experimentar receitas criadas a partir de alimentos desenvolvidos em laboratório, como é o caso de todos que estiveram no lançamento do primeiro prato totalmente sintético do mundo, em 2009.


    Pierre Gagneire

    No evento, Pierre Gagnaire (um renomado chef de cozinha francês) foi o cozinheiro a preparar as iguarias. Para tal, ele firmou parceria com o químico Hervé This e usou uma combinação entre os seguintes compostos: ácido ascórbico, xarope de glicose, maltitol e ácido cítrico.

    Como resultado, Gagneire obteve pequenas bolas gelatinosas que alcunhou como “Le note à note”. Pode ser que elas não estivessem muito bonitas, mas quem provou disse que o sabor delas remetia bastante a maçãs e limões, crocante e cremoso ao mesmo tempo.

    Um bife in vitro, por favor!


    Nos Estados Unidos, os estudos em busca de carne in vitro (ou “culturada”, como os responsáveis preferem chamar) estão indo mais longe do que se imaginava. Vladimir Mironov, o líder dessa pesquisa, sabe que o desafio é muito maior do que apenas criar carne de maneira artificial.

    Para ele, um dos grandes problemas é o tempo que os alimentos levariam para ficar prontos, causando atrasos no abastecimento. Com isso, seria impossível substituir as “carnes naturais” pelas artificiais – pelo menos por enquanto. Fora isso, existem também os problemas ideológicos relacionados à produção da comida sintética.


    Vladimir Mironov

    Além do fato de que muitos consumidores podem não aprovar a venda de comidas desse tipo (por razões religiosas ou até mesmo por rejeição), também é necessário pensar no quanto custaria essa nova mercadoria. As dúvidas surgem porque é sabido que o valor gasto com as pesquisas deve ser repassado ao consumidor para devolver os investimentos aplicados.

    Nota: Vladimir Mironov foi suspenso de seu trabalho, na Universidade da Carolina do Sul e seu laboratório foi fechado. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, ele estava sendo pago sem demonstrar resultados satisfatórios. Não há previsão para o fim da suspensão do pesquisador.

    Carne de porco ou de tubo de ensaio?


    Que tal um pedaço de bisteca? Prefere pernil? Você terá tudo o que quiser! O melhor é que poderá comer tudo sem peso na consciência por estar se alimentando de um animal. Pelo menos é o que cientistas holandeses esperam conseguir produzir nos próximos anos. As experiências relacionadas ao projeto já começaram, mas a carne ainda está longe de ser igual à original.

    Ao contrário da carne de porco habitual, os “pernis sintéticos” não são nada rígidos, devido à ausência de exercícios nos músculos imitados. Por isso, as pesquisas continuam a todo vapor e, em breve, os cientistas responsáveis esperam conseguir reproduzir a carne com a mesma textura e sabor da carne animal – o que facilitaria a aceitação do público.

    Seria saudável?


    Uma questão surge na mente de todos quando se fala em comida artificial: “E os nutrientes?”. Segundo os pesquisadores envolvidos nesse tipo de estudo, os alimentos artificiais podem conter o mesmo grau (ou até superior) de nutrientes oferecidos por comidas comuns. Mas essa questão ainda está em aberto e precisa de comprovações mais concretas.


    tualmente, a utilização de corantes, acidulantes e aromatizantes é questionada por muitos pesquisadores, que julgam esse tipo de prática como nociva ao organismo humano. Por essa razão, muitos temem que os alimentos sintéticos sejam prejudiciais, mas sobre isso também não há provas de que seja verdade. Você pode notar que há muitas contradições entre os departamentos de pesquisa. Somente o tempo poderá mostrar qual dos grupos está certo.

    Em breve na sua mesa


    Não podemos dizer que há uma data exata para o início da produção de alimentos sintéticos em escala comercial. O que se sabe é que os cientistas estão estudando maneiras de criar comidas que se pareçam não apenas na forma, mas também no sabor e na textura com comidas as quais estamos acostumados a comer.

    Eles estão em todos os lugares


    Você já leu os rótulos dos produtos industrializados? Quase todos eles possuem corantes ou acidulantes artificiais. Ou seja, são alimentos que ganham mais aroma ou sabor por meio de processos químicos artificiais. Em uma escala inferior, podemos dizer que a alimentação atual já é composta por alimentos artificiais.

    Algo também artificial é feito com as “comidas de astronauta”, que são desidratadas para que possam ser levadas ao espaço. Em décadas passadas, isso se aplicava a todo o alimento levado, mas hoje o processo é um pouco diferente. Alimentos sólidos não desidratados podem ser levados, mas são embalados de um modo especial para que aguentem a viagem toda.


    Morangos desidratados

    Carnes ganham ainda algumas doses de radiação para que sejam conservadas por mais tempo. Já as bebidas continuam sendo desidratadas e pulverizadas. Assim elas podem ser levadas a bordo dos ônibus espaciais e lá são reidratadas com o auxílio de equipamentos especiais.

    Por que comer algo artificial?


    Vários grupos defendem a utilização de alimentos sintéticos no lugar de naturais. Um dos argumentos mais fortes é o dos defensores da causa animal. Segundo o PETA (People of Ethical Treatment for the Animals, algo como Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais em português), o modo como os animais são abatidos é cruel demais e os frigoríficos tratam a carne como mercadoria comum, esquecendo que cada animal possuía vida.

    A mesma instituição está oferecendo 1 milhão de dólares para os cientistas que conseguirem criar uma carne in vitro que satisfaça aos consumidores e possa substituir a carne animal nas prateleiras.



    "Carne de laboratório, livre de crueldade"

    Ambientalistas e grupos vegetarianos apontam para números alarmantes: “Metade da agricultura mundial é voltada para a produção de ração para animais. E a carne dos animais abatidos é acessível a menos de 15% dos seres humanos” (texto retirado da cartilha da Sociedade Vegetariana Brasileira).

    Com isso, eles demonstram que a disparidade social se aplica também à mesa da população mundial. Se 50% de todos os vegetais produzidos são destinado a animais que alimentarão apenas 15% da população, os mesmos produtos poderiam saciar a fome de boa parcela das pessoas que estão abaixo da linha da pobreza.



    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Cobion; 21-02-2012 às 19:45.
    http://forums.tibiabr.com/signaturepics/sigpic65431_11.gif

  2. #2
    Banido
    Registro
    10-11-2008
    Localização
    SPC/São Paulo-SP Status: Tentando escrever um livro
    Idade
    30
    Posts
    3.664
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Uma duvida que eu sempre tive sobre essas comidas artificiais é: essas comidas artificiais contém algum código genético(DNA; RNA)? pois foram criadas artificialmente.

  3. #3
    Avatar de Mathss
    Registro
    17-03-2010
    Posts
    4.740
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Por favor, resuma um pouco, ta grande demais para eu querer ler...

    E só possível simplifica mais esta comida gasosas e as maquinas de comida...


    EDIT:

    Já houveram varias teorias sobre o fim de comida ou sobre a comida ficar de uma forma difícil de se obter, todas elas falharam... Até hoje não ouve uma teoria sobre o futuro da comida em relação a população que tenha acertado...
    Última edição por Mathss; 21-02-2012 às 19:52.

    "A melhor espada fica na Bainha"

  4. #4
    Avatar de Nono dos Alagoas
    Registro
    21-01-2012
    Posts
    261
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Mas isso é muito Cobion, senhor apetitoso!
    Digo, digo...














    @Cara, muito bom o tópico, informa as pessoas sobre o que está por vir... Sabe, quando um engenheiro da Kodak inventou a máquina digital, a empresa descartou o investimento no produto; achando que isso seria impossivel a idéia, e que os antigos rolinhos de filme iriam persistir.
    Hoje a Kodak, que entrou muito atrasada no mercado digital, pois a concorrente investiu no projeto do engenheiro... Está a beira da falência.
    É isso rapaz, o futuro esta aí!
    Mas é claro que eu acho que isso deveria ser aperfeiçoado ao máximo antes de decidirmos parar de comer animais.

  5. #5
    Avatar de Mathss
    Registro
    17-03-2010
    Posts
    4.740
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Parabéns ao Mega Hero, postou no mesmo minuto mais na frente...

    @Nono:

    Sua ideia tem falhas...

    A Maquina digital foi uma inovação de mercado, que apresentou melhorias em todos os aspectos e que agradou os clientes...

    No caso da comida, seria uma previsão, e se isto ter comprovação, terá investimento nisto mesmo que seja uma "previsão do futuro da comida falha"...




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

    "A melhor espada fica na Bainha"

  6. #6
    Avatar de Nono dos Alagoas
    Registro
    21-01-2012
    Posts
    261
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mathss Ver Post
    Parabéns ao Mega Hero, postou no mesmo minuto mais na frente...

    @Nono:

    Sua ideia tem falhas...

    A Maquina digital foi uma inovação de mercado, que apresentou melhorias em todos os aspectos e que agradou os clientes...

    No caso da comida, seria uma previsão, e se isto ter comprovação, terá investimento nisto mesmo que seja uma "previsão do futuro da comida falha"...
    http://www.gazetadopovo.com.br/econo...tml?id=1214791

    Veja a historia completa com todas as palavras quais citei sobre a Kodak e tudo mais.

    Não disse que essa seria a comida do futuro. Disse que o futuro está aí e que a comida que conhecemos vai mudar. Não exatamente para está mostrada, mas terá que mudar.

  7. #7
    Avatar de Mathss
    Registro
    17-03-2010
    Posts
    4.740
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nono dos Alagoas Ver Post
    http://www.gazetadopovo.com.br/econo...tml?id=1214791

    Veja a historia completa com todas as palavras quais citei sobre a Kodak e tudo mais.

    Não disse que essa seria a comida do futuro. Disse que o futuro está aí e que a comida que conhecemos vai mudar. Não exatamente para está mostrada, mas terá que mudar.
    Eu não disse que o que você falou esta errado, eu conheço esta história, o que eu disse foi que isto não se aplica como exemplo sobre comida...

    "A melhor espada fica na Bainha"

  8. #8
    Avatar de Nono dos Alagoas
    Registro
    21-01-2012
    Posts
    261
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mathss Ver Post
    Eu não disse que o que você falou esta errado, eu conheço esta história, o que eu disse foi que isto não se aplica como exemplo sobre comida...
    Mas isso foi um grande Mathss, senhor mal-entendido.
    Digo, digo...



    Pareceu uma boa comparação na minha cabeça...
    Bom me desculpe entom...mas eu acredito que vá sim surgir uma nova comida que vai "inovar o mercado" no futuro !

  9. #9
    Avatar de Mathss
    Registro
    17-03-2010
    Posts
    4.740
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nono dos Alagoas Ver Post
    Mas isso foi um grande Mathss, senhor mal-entendido.
    Digo, digo...



    Pareceu uma boa comparação na minha cabeça...
    Bom me desculpe entom...mas eu acredito que vá sim surgir uma nova comida que vai "inovar o mercado" no futuro !
    Eu acho difícil, mas não duvido que seja possível...

    "A melhor espada fica na Bainha"

  10. #10
    Avatar de Edu Apokalipse
    Registro
    22-04-2007
    Localização
    Brasília/DF Shooting: 86 Dribbling: 84 Rebounding: 87 Blocking: 89 Speed: 88 Passing: 83
    Idade
    36
    Posts
    6.469
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    @Cobion
    Você achou o conteúdo do tópico na net, não colocou créditos e não objetivou promover uma discussão. Se é só pra "mostrar" a matéria, poste na taverna.

    .:Movido:.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Atenciosamente,
    Edu Apokalipse.


    Me acompanhe na Twitch! @eduapokalipse
    League of Legends: Edu Apokalipse



Tópicos Similares

  1. Historia da Banda NIghtwish ...
    Por Lo Borracho no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 22
    Último Post: 14-01-2007, 19:27
  2. Zuando assistente da speedy [grande pakas] mas leiam
    Por BoGaS no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 238
    Último Post: 24-06-2005, 18:37
  3. História do Rock
    Por bruxo no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 6
    Último Post: 04-05-2005, 20:24
  4. Maiores Influências de Thrash/Death
    Por Abbath Doom Occulta no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 17
    Último Post: 29-12-2004, 01:24
  5. Horóscopo Egípcio
    Por ŧhtøÑ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 27
    Último Post: 14-12-2004, 00:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •