Vou dar minha opinião porque nos últimos meses tenho pesqusiado bastante sobre isso.
Avell é bem tentador, é uma empresa com uma boa reputação aqui no Brasil e muitos reviews bons, com preços muito competitivos, e um atendimento ao cliente muito bom. Mas acho que só valeria a pena se tu quiser uma GTX560 ou melhor; o forte deles são notes pra jogos mesmo. Nos notes de baixo custo (R$2500 ou menos) eles não tão muito melhores que outros.
A Powernote tem preços muito semelhantes à Avell, só que não dá a mesma garantia, e me dá a impressão de ser uma empresa bem menor, embora seja pioneira e de ponta. Meu pai uma vez falou que são uns japas muito simpáticos do RJ.
Sugiro não comprar daquelas marcas de supermercado, porque as configurações são pra vovozinha que não entende nada de PC, e se for pegar um com placa de vídeo, normalmente é de uma marca com menos prestígio ou caríssimo.
Pessoalmente escolheria a Dell. Os notes da Dell são top do top de linha; Nenhuma outra empresa no Brasil oferece configurações tão modernas. O único ruim da Dell é o prazo de entrega.
Os Vostros são latops empresariais, tem uma construção robusta o suficiente pra ficar levando de lá pra cá, e tão com uma config muito boa, têm tela anti-reflexo, teclado iluminado, o HD é 7200rpm; comprei um de 14" com i5 de 2.5GHz, 4GB memória e placa de vídeo 128bit por R$2100 semana passada, ótimo deal na minha opinião.
Os XPS perdem um pouco pros Avell em questão de preço para os mesmos fins, mas vão rodar praticamente todos os jogos em pelo menos médio eu acho. As grandes vantagens são o HD e processador superiores, e, principalmente, o design. Pessoalmente, se fosse pra esse lado escolheria XPS igual.