Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Alma renascentista

  1. #1
    Avatar de Ldm
    Registro
    20-08-2009
    Localização
    Florianópolis
    Posts
    795
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Alma renascentista

    Se eu tivesse de assinalar uma das muitas coisas que me motivam todos os dias, eu diria: Período Renascentista.



    Agora, se você acha que esse tópico veio discutir artes, arquitetura e música... Você está certo. Mas leia até o fim.

    Porra, eu não sei o que acontece com as pessoas. Cada vez mais e mais nós dividimos as áreas do conhecimento, supostamente para facilitar o seu estudo (e não duvido que tal divisão tenha impulsionado o desenvolvimento das mais diversas áreas do conhecimento); só que isso acaba nos tornando limitados, incompletos, profundos em um aspecto e absurdamente ignorantes em todos os outros.

    Esses dias, um amigo meu, que prestou vestibular pra Engenharia Civil, veio e me disse: "porra, pra que eu tenho que saber todas as merdas de História, Língua Portuguesa, Biologia... E Redação?! Eu amo matemática e física, só isso..."

    Taí, todo aluno rebelde de Ensino Médio já perguntou pro professor "pra que estudar isso?".

    O ponto que quero chegar é que ninguém mais quer saber um pouco de tudo. Ninguém mais quer aprender coisas novas sobre áreas que não lhe interessam como carreira, sobre áreas que "não vão dar dinheiro".

    Até que ponto essa imensa diversidade de áreas de estudo é benéfica para nós enquanto seres humanos? Alguns se formam em Direito sem saberem redigir um texto — não, não estou brincando —, quanto mais se lembrarem de quem foi Pitágoras ou Tales de Mileto.

    Leonardo da Vinci era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, além de ser considerado o precursor da aviação e da balística.

    Eu possuo, com toda certeza, a alma renascentista que me permite ser um eterno curioso. Sou músico, poeta, contista, dançarino, cozinho, pratico musculação e estou engajado em movimentos filantrópicos. Amo literatura, física, astronomia, esoterismo, filosofia, psicologia e sociologia.

    Mais alguma alma renascentista por aí?

    Abraços.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Ldm; 28-01-2012 às 16:36.


    "Este tem sido o problema dos místicos. Alcançam o Definitivo, mas não podem relatar aos que lhes vêm após. Não podem relatá-lo a outros, que gostariam de ter essa compreensão intelectual. Tornaram-se um com o Definitivo. Todo o seu ser o relata, mas a comunicação intelectual é impossível. Poderão dá-lo a ti, se estiveres pronto para recebê-lo, poderão permitir que o alcances, se também o permitires, se fores receptivo e aberto. Mas as palavras não farão isso, os símbolos não ajudarão, teorias e doutrinas não serão de uso algum."

  2. #2
    Avatar de Gëik
    Registro
    31-07-2007
    Posts
    1.816
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Ótimo tópico. A especialização, não é necessariamente bom( nem ruim). É preciso tomar cuidado pra não cair no abismo da ignorância quando você dirige seu estudo pra um tópico muito específico do conhecimento. Juro pra você, já vi doutores em Educação(formados em Matemática) que sabiam menos matemática do que um aluno do ensino médio. E isso é comum entretanto eu acho perigoso e prejudicial.

    Atualmente, eu aprendi a não ter preconceito com o conhecimento. Quando tenho algum interesse ou algum assunto em Biologia, História, Física, Química, Filosofia que me desperte a curiosidade eu busco ler e pesquisar pra entender. Acho interessante e saudável pro seu cérebro. Ser capaz de argumentar, desenvolver opiniões a respeito de fatos históricos e geográficos, ter posicionamento político, por exemplo, faz você uma pessoa mais completa intelectualmente( participar de discussões fortalece sua base argumentativa).

    Enfim, a escola ainda usa de meios errados pra disseminar a educação. Envolve a péssima didática dos professores, falta de estrutura, modelo arcaico e ineficaz no aprendizado, além da falta de incentivo cultural. A informação é empurrada para os alunos, sem ser objeto de investigação. Esse é um dos maiores problemas mas concordo com você que não torna as disciplinas indispensáveis no seu amadurecimento intelectual.
    "Why are you wearing that stupid man suit?"


    [away]

  3. #3
    Avatar de Bob Joe
    Registro
    25-05-2007
    Posts
    8.846
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Especialização é um caminho necessário e sem volta. Cada vez mais os ramos da ciência tomam tanta complexidade que fica impossível adquirir conhecimentos de muitas especialidade. Eu trabalho com pesquisa e sempre fico impressionado com o quanto de conhecimento específico é usado em produtos simples.

    E cara, acho que em um contexto de especialismo, o generalismo acaba sendo muito mais ignorante. Isso pode acontecer porque a maioria das ciências Exatas trabalham com abstrações. Ou seja, o verdadeiro conhecimento, vindo de estudos matemáticos e teóricos são simplificados a modo de serem acessíveis aos próprios cientistas e aos leigos.

    O problema é que as pessoas tem a tendência de simplificar aquilo que não entendem. E, como diz uma das três Leis de Clarke, "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia". Ou seja, em um mundo especialista, ser generalista pode ser um convite para fugir da ciência real e entrar no escopo místico e misterioso. Quanta gente já não mistura ciência e religião?

    Eu acredito que hoje o nosso problema não é a falta de conhecimento em várias áreas. Nosso problema é a falta de conhecimento na área social e humana. Nós estamos caminhando cada vez mais para uma sociedade tecnocrata e fria. O problema é que somos humanos, não robos.


    P.S.: Ah, e eu também sou um curioso por natureza. Mas sei limitar meu escopo ao que é abstração e o que é realmente ciência sendo feita.
    Última edição por Bob Joe; 28-01-2012 às 17:09.
    Liga das Lendas: Vintas


    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

  4. #4
    Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Localização
    Curitiba
    Posts
    2.644
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gëik Ver Post
    Enfim, a escola ainda usa de meios errados pra disseminar a educação. Envolve a péssima didática dos professores, falta de estrutura, modelo arcaico e ineficaz no aprendizado, além da falta de incentivo cultural. A informação é empurrada para os alunos, sem ser objeto de investigação. Esse é um dos maiores problemas mas concordo com você que não torna as disciplinas indispensáveis no seu amadurecimento intelectual.
    Exatamente. Vou até copiar e colar os quotes do Carl Sagan que eu postei em outro tópico:
    "[na Universidade de Chicago] Considerava-se impensável que alguém desejasse ser físico sem conhecer Platão, Aristóteles, Bach, Shakespeare, Gibbon, Malinowski e Freud - entre muitos outros."

    "[na escola]Não havia nenhum encorajamento para seguir nossos interesses, intuições ou erros conceituais.

    -

    Podiam-se encontrar livros maravilhosos sobre astronomia nas bibliotecas, por exemplo, mas não na sala de aula. A divisão pormenorizada era ensinada como uma receita culinária, sem nenhuma explicação sobre como essa sequência específica de pequenas divisões, multiplicações e subtrações conseguia conduzir à resposta certa. Na escola secundária, a extração da raiz quadrada era dada como reverência, como se fosse um método entregue outrora no monte Sinai. A nossa tarefa era simplesmente lembrar os mandamentos
    ."
    Eu acho de grande importância nós buscarmos o máximo de conhecimento, por mais que pareça "desnecessário". Ajuda a pensar, facilita o aprendizado para outras coisas, forma nossas opiniões, tem mais assunto para conversar, exercita o cérebro. São imensas as vantagens.

    O cérebro é incrivelmente dinâmico; todas os assuntos que estudamos estão ligados, de alguma maneira. E esse aprendizado não vem apenas de ler livros. Ouvir música, dançar, conversar, ver palestras, ver peças de teatro, ficar emocionado, chorar, amar... tudo agrega informações que definem o nosso modo de pensar e perceber o mundo. Conversando com pessoas você aprende a ser social, trocar ideias, e isso pode valer ouro no mercado de trabalho; ler livros de filosofia e razão dão aos cientistas "de exatas" uma outra visão de como explorar os nossos conhecimentos; aprendendo psicologia pode influenciar muito o trabalho de um design. E isso foram apenas exemplos em que há uma clara conexões no conhecimento, descartando os momentos em que uma ideia parece ter vindo "do nada". Em outras palavras, vamos dar mais conteúdo para o nosso cérebro (consciente ou subconsciente) trabalhar.


  5. #5

    Registro
    03-05-2005
    Posts
    6.347
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu acho o Da Vinci foda e na medida do possível gosto de saber de áreas acadêmicas longe do meu interesse principal, que são as exatas, muito embora tenham áreas pelas quais não tenho interesse algum. Biologia por exemplo. Acho relevante o assunto levantado pelo tópico. Ninguém precisa ser foda que nem o Da Vinci, pode escolher a sua área para atuar como profissional, mas acho que todos deveriam sempre buscar conhecimento, para citar o ET Bilú.

    Mas eu acho que seu tópico foi infeliz na parte em que cita "alunos rebeldes do ensino médio". O ensino médio aqui é mal planejado, e os diversos assuntos nele ensinados nada tem a ver com passar o máximo possível de conhecimento, são apenas orientados aos vestibulares, desnecessariamente amplos nas áreas de conhecimento que contemplam.




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Arctic Wolf
    Registro
    29-09-2007
    Posts
    3.160
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Não concordo muito com esse ponto de vista...

    Claro, há muita gente que não tenta conhecer áreas novas, caso não tragam dinheiro, mas não é bem assim. É inegável que algumas coisas não serão úteis na vida de uma pessoa que seguirá uma área de estudo totalmente oposta.

    Eu, por exemplo, cursarei Direito. Aí, eu pergunto: para que devo estudar polinômios? Cara, que coisa mais chata e infernal. E não sinto isso porque polinômios não me trazem dinheiro. É simplesmente questão de gosto. Vendo por outro lado: eu tenho um grande interesse em astronomia, mesmo sabendo que essa área de conhecimento não trará riqueza alguma para mim. É apenas gosto.
    .

    "Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.

    (X) 15 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL DE 2009.
    Arctic Wolf ~
    Mais que um lobo.

  7. #7
    Avatar de Nono dos Alagoas
    Registro
    21-01-2012
    Posts
    261
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Usar o termo "Alma renascentista" para/com os "curiosos" é genial. Parabens.

    Nao vou tentar responder baseando-me em outras pessoas. Faria de mim um chato rs. Vou pela minha experiencia.

    Certo, eu, ja pensei apenas em ganhar dinheiro, ou ate mesmo nessa parte de "pra que isso?", mas quando sua vida vai terminando, e voce percebe que tudo o que voce gostaria de ter talvez nao seja o suficiente para sua felicidade... E aí, voce começa a se apaixonar pela vida, e mesmo que nao podendo aproveitar tudo agora, voce gostaria de poder, fazer tudo, aprender tudo, saber de qualquer coisa que pareça interessante, descobrir o sentimento na arte, mas voce tem pressa, afinal nao tem tanto tempo mais pra isso... Voce tenta saber de tudo o que nao conseguiu fazer... Mas agora ja está acabando pra voce.

    Eu ainda estou na parte de tentar tudo ^^

    Sério, isso pra mim pelo menos, foi só uma fase, e mesmo que nao queira no inicio, no fim a alma renascentista vai nascer em voce, só tome cuidado pra nao ter mais tempo quando ela aparecer...

    #
    Rs.. nao me zoem mas as vezes eu me emociono ouvindo Reinventar, de Belo, e fumando um charuto... enfim, "As coisas acontecem, pra todos que vivem."

  8. #8
    Avatar de homemprimata
    Registro
    28-09-2011
    Posts
    416
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Especialização é um caminho necessário e sem volta. Cada vez mais os ramos da ciência tomam tanta complexidade que fica impossível adquirir conhecimentos de muitas especialidade. Eu trabalho com pesquisa e sempre fico impressionado com o quanto de conhecimento específico é usado em produtos simples.

    E cara, acho que em um contexto de especialismo, o generalismo acaba sendo muito mais ignorante. Isso pode acontecer porque a maioria das ciências Exatas trabalham com abstrações. Ou seja, o verdadeiro conhecimento, vindo de estudos matemáticos e teóricos são simplificados a modo de serem acessíveis aos próprios cientistas e aos leigos.

    O problema é que as pessoas tem a tendência de simplificar aquilo que não entendem. E, como diz uma das três Leis de Clarke, "qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia". Ou seja, em um mundo especialista, ser generalista pode ser um convite para fugir da ciência real e entrar no escopo místico e misterioso. Quanta gente já não mistura ciência e religião?
    Isso. Especialização é trabalhar com o que você quer e é bom em, contribuindo à sociedade com o mesmo. Generalismo, principalmente com o amplo conhecimento que temos hoje, é exatamente o que você falou, saber pouco - e, na maioria das vezes, ter informações erradas - sobre tudo. Todo dia se houve uma bobagem sobre história, política, produtos cancerígenos e eletrônicos. É interessante ler sobre tudo o que lhe interessa, mas deve-se especializar-se em algo, afinal, não fosse o conhecimento específico nas diversas áreas, generalistas não teriam nada para estudar.

  9. #9
    Avatar de Smoking
    Registro
    16-05-2011
    Posts
    3.951
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Você só pegou um caso de um cara que era foda manjer de tudo, e agora quer que o pessoal tenha que ser assim? Pra mim o ensino médio ja tinha que ter suas ramificações, cada um aprendia oque lhe interessa e fim.

    Não, ninguém tem a alma renascentista.

    Próximo.
    Última edição por Smoking; 28-01-2012 às 23:35.

  10. #10
    Avatar de Gëik
    Registro
    31-07-2007
    Posts
    1.816
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arctic Wolf Ver Post
    Não concordo muito com esse ponto de vista...

    Claro, há muita gente que não tenta conhecer áreas novas, caso não tragam dinheiro, mas não é bem assim. É inegável que algumas coisas não serão úteis na vida de uma pessoa que seguirá uma área de estudo totalmente oposta.

    Eu, por exemplo, cursarei Direito. Aí, eu pergunto: para que devo estudar polinômios? Cara, que coisa mais chata e infernal. E não sinto isso porque polinômios não me trazem dinheiro. É simplesmente questão de gosto. Vendo por outro lado: eu tenho um grande interesse em astronomia, mesmo sabendo que essa área de conhecimento não trará riqueza alguma para mim. É apenas gosto.
    E quando é possível descobrir a área que te interessa? Não acho dispensável mas o método que é aplicado hoje nas escolas é o que torna esse tipo de conhecimento cansativo.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    "Why are you wearing that stupid man suit?"


    [away]



Tópicos Similares

  1. [LT] [ED] Alma Rica - Honera ~ \o/ ~
    Por Kent Ant no fórum Life Threads
    Respostas: 12
    Último Post: 14-01-2012, 08:18
  2. Você acha que existe algo além dessa vida?
    Por Hydestein no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 87
    Último Post: 09-01-2012, 11:39

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •