Dom tem um sentido meio mágico que eu tenho um certo problema. É claro que algumas pessoas tem facilidades e outras tem certas limitações, mas muita gente parece usar isso como muleta e falar "ai, nunca vou conseguir ser tão bom como eles". Alguns tem que treinar mais do que outras, mas ambas terão de treinar. E não é apenas a quantidade de horas que você passa treinando que definem o quão você será bom, isso depende muito do quanto envolvido você está, o quanto você é apaixonado naquilo, o quanto você se entrega naquilo. Eu mesmo falava que estava treinando violão mas o que eu fazia era ficar colocando os dedos mecanicamente esperando eles ficarem bom com tempo, apenas. Não tinha paixão, não passava muito tempo pensando naquilo nas horas vagas, muito menos me divertia fazendo aquilo. Quando eu descobri o malabarismo, foi uma coisa diferente. Treino todos os dias, me divirto muito, invento truques novos e passo o dia todo pensando naquilo.
Mas na verdade nem é esse o exemplo que eu quero contar. Tenho um amigo e ele é desenhista. O cara desenha extremamente bem, tanto é que fez obras pro museu Oscar Niemeyer. Está aí uma pessoa que eu falaria que tem dom, mas quando você vai conhecendo o cara, você vê que ele respira desenhos. Você deixa ele parado por um segundo e ele está rabiscando a parede. A arte está na alma deste indivíduo. E quando uma pessoa tem isso, para mim ela vai ser boa. Alguns chamam isso de dom, eu chamo de amor. Isso também porque técnica por técnica não vale nada.