Eu tenho um sorc lvl 115, um pala lvl 90, um kina lvl 44, e um druida lvl 20 em Non Pvp... e atualmente um pala lvl 75 em PVP.
Tenho contato com várias pessoas de outras vocações, algumas em lvls mais altos e outras não, mas vou deixar meus pareceres SINCEROS pra vc ter uma ideia.
A melhor vocação pra começar solo, sem ter nada, sem amigos, sem equips e sem grana é Pally. Voce nao precisa de grana pra rushar, nao precisa de equips pra rushar, nao precisa de treino pra rushar, só precisa comprar spears, ir pros respawns, vender o loot pros NPCs e continuar o ciclo. Pally continua, disparado, a melhor vocação até por volta do lvl 80 +-, quando os mages que NÃO TEM SOFT nao conseguem fazer tanta exp sem gastar tanto, nao tem tanta vida e mana pra fazer coisas obscenas que só os mages sabem fazer.
Mas a longo prazo pally nao é tao bom assim. Primeiro, porque ele nao faz nada tao bem igual as outras vocações. Com mais lvl, mage faz hunts incriveis por loot E por exp muito melhor que as outras; e com mais lvl, kinas tem bastante HP e cap para blockarem e realizarem hunts longas. A unica coisa que pally faz bem mesmo é dar um dano razoavelmente bom, sem um custo exorbitante envolvido e sem muito investimento de recursos (como tempo e stones) em treino.
Se você tem amiguinhos, especialmente amiguinhos kina (de preferência aquele teu RL, teu irmão, teu vizinho ou algo assim), a melhor vocação pra se jogar sem dúvida é druida. Serão inseparáveis nas hunts, e mesmo solo ainda consegue caçar algumas coisinhas e ter lucro... mas brilhará caçando bichos como hellspawns com ele. E nos lvls mais altos, nem se fala, as possibilidades de hunt são infinitas.
O kina é a pior vocação pela maior parte do tempo, acho que fica melhor de se jogar que pally mais pra frente só. Porque precisa investir tempo em treino e grana em equip pra ficar usável. Um kina com skill absurdo é só justo comparado a um mage mediano, por exemplo. E nao faz tanto dinheiro como dizem que faz, só blockando mesmo, porque nas hunts ele precisa ficar colado com o bicho o tempo todo, e ataca com subpar spells e com o meelee que varia muito, ao invés de ter um dano mais fixo como o exori vis... sem contar que não tem os elementos pra auxiliar nas hunts (,,I,, pra quem disser, encanta as armas, pq só tem arma porcaria).
Porque tem tantos kinas HL? Primeiro pq a maioria é bot, segundo pq mesmo os que não são, é a vocação mais facil de se jogar... é o que as hunts envolvem menos logística de recursos: mana potion, exura ico, potion de vida pra emergencia, e algumas spells novas de ataque que colocaram recentemente.
Agora, na minha sincera opinião, se voce quer manter um char a longo prazo, e não tem amiguinhos pra nada, recomendo Sorcerer. No começo vai ralar, e muito, especialmente se não tiver soft, acho que mexeram nas tasks de tarantula, entao isso tbm complica. Mas depois que voce começa a juntar uma grana, que vc comprou ou pegou na POI a sua soft, que as hunts tao começando a se pagar, é só alegria. Diversas hunts vao te dar lucro e exp, ou voce pode ignorar o lucro e partir pra uma exp ignorante... Mesmo um mage de lvl altissimo dá voleios quando pega um respawn mais "fraquinho" como water elemental vazio. E isso porque quando eu jogava nem tinham esses Souleaters, que pelo que eu vi são só festa pra sorcerer.
Mas lembrando, claro, que se voce tiver aquele RL, vizinho, irmão, amiguinho, companheiro, parceiro, marido ou algo assim que tenha um Knight, druida > sorcerer.
Acho que é isso, essa é a MINHA impressão das vocações e o que eu vejo acontecendo na prática em diversos mundos. Isso pq minha abordagem foi mais pro non pvp, pro PVP nem se fala que mage é muito melhor que as outras.
Abraços e espero te ajudado