Primeiramente, olá a todos! Há anos não crio um tópico ou ao menos respondo algum aqui no fórum. Também já fazem alguns meses que não jogo Tibia, por falta de tempo e interesse, mas mesmo estando ausente e distante desse assunto, há algo que ainda me intriga e me faz pensar bastante sobre: os botters.
Vou tentar neste tópico explicar um pouco sobre eles. Dou um braço como todos já sabem muito bem o que vou dizer, mas isso passa despercebido. Não pretendo de forma alguma atacá-los ou repudiá-los, apenas vou tentar explicar minha visão sobre os males necessários do game. Vamos lá:
1. Motivos
Começo pelos motivos que levaram a galera a aderir demasiadamente a medidas ilícitas para prosseguir com o jogo. O Primeiro e maior motivo, sem dúvida, é a acessibilidade. Isso vai soar meio preconceituoso, mas com o passar do tempo, o dinheiro da família brasileira aumentou (não me pergunte como). O acesso às Lan Houses tornou-se muito maior em pouquíssimo tempo dentre os jovens, levando muitos deles a jogar uma imensa quantidade de jogos, incluindo nosso querido Tibia. Mesmo assim, a clientela da Cip continuou bastante seleta, pois pela aparência e reputação do jogo, eram poucos os que realmente jogavam seriamente (a ponto de pagar uma premmy), tirando o fato do jogo ser mais difícil na época. O tempo passa e novamente ocorre de novo um pouco mais da magia chamada acessibilidade. Computadores e internet banda larga se tornam muito mais baratos da noite pro dia. Isso foi bom? Sim, mas não para o Tibia... (agora é que vem a parte pela qual serei apedrejado). Uma grande massa de players invadiu o game, muitos sem experiência alguma em outros jogos parecidos. Crianças, sim, crianças, de 8 a 13 anos, sem noção alguma do que estão fazendo, foram lotando os servers, isso tudo em meados de 2007 (veja as estatísticas, foi a época em que mais se jogava Tibia). Os mais velhos que, geralmente, já jogavam há algum tempo, permaneciam normais, enquanto os novos players destruíam tudo o que era possível no jogo. Times de PK, traps, power abuse, hacks e outras coisas se tornaram muito comuns, o Tibia começou a ser infestado. O outro motivo é basicamente a procura por diversão rápida, que vou explicar abaixo.
2. Infecção
A merda já estava feita, a acessibilidade e a popularidade do jogo, que deveriam ser coisas boas, acabaram por estragar tudo ainda mais, mas calma, não era o bastante, algo ainda podia piorar. Com o aumento repentino dos players e das premium accounts, aumentaram as guilds, as guerras e, consequentemente, as merdas. Sei que os botters sempre existiram, mas antes em menor número. A turminha que começou a jogar Tibia depois da MASTIGADA que a Cip deu no jogo (magias novas, gráfico novo, venda de tudo que é possível, premmy de 30 dias), aprendeu a jogar. Essa turminha, infelizmente, é composta por jovens de 15 - 19 anos, sem muita escolaridade ou nível cultural / mentalidade, que foram "criados" no jogo assistindo a guerras desnecessárias, muito power abuse, updates ridículos e times de PK matando sem motivo. Isso tudo causou uma mudança na estrutura de jogo do game. Tibia, em seus primórdios, era jogado por "nerds" que buscavam a felicidade em golds e leveis, e de uma forma brusca teve sua maioria transformada em uma cambada de jovens sem muito bom senso que queriam diversão de forma rápida, nosso segundo motivo.
A tal fórmula mágica para a "diversão de forma rápida", o bot, também se fortaleceu, ganhando não apenas sites onde o download é gratuito e ilimitado, mas também novas versões, melhores e mais baratas. Os "Lesk@pvp" foram à loucura. O uso indiscriminado de bots deu um salto gigantesco. A esse ponto não existe mais uma War em que ao menos 30% dos participantes não usem de programas ilegais. O número de pessoas atingindo o level 100/150/200 também disparou, e somado com a canja que a Cip deu aos players para alcançarem o que a 4 anos atrás era coisa de maluco, acabou colocando ainda mais lenha na fogueira.
A incansável Cip tomou várias decisões contra isso, porém todas derrotadas. Há os que realmente acreditam nas histórias de que eles fazem de tudo e mais um pouco contra os botters, como citado no pronunciamento do Craban, eu não caio nessa. Eles são os que mais geram lucros. Como eu disse, a maioria ativa do jogo é composta por botters, eliminá-los seria o provável fim do game (e dos lucros).
3. Consequência
A cicatriz que esse período de transformação na cara do jogo deixou é muito visível. Os players que levam o jogo como uma diversão entraram em extinção. Não há mais a paz que houve antes, nem seria possível. Não é um "tempo ruim" do jogo, é definitivo.
Os que dominam os mundos geralmente são brasileiros, sim, tupiniquins, da terra do Ronaldinho Gaúcho, que não se contentam em estragar pouco o jogo dos outros com seus arrastões de PK, ainda lotam toda e qualquer cave com knights caçando no bot a noite toda, e pior, matam quem tenta invadir, pois têm poder suficiente para tal.
Criou-se um grande comércio violento em cima do game. A venda de dinheiro e personagens é mais do que comum, já virou rotina. Acredito que hajam famílias sustentadas por esse tipo de câmbio entre jogadores.
O jogo, devido a demanda, se tornou estupidamente fácil. Os objetivos a serem alcançados não duram muito tempo. Antes era preciso uma vida toda para conseguir ter seu level 200 fodão, hoje tem nego que nunca tirou o char da cave, nem ao menos vê o level 200 chegar. O caos está instalado.
Outro grande exemplo (perdoem a informalidade e inadequação do assunto) mostra com clareza as consequências disso: Os OTservers, que, apesar de não serem duradouros, são as melhores opções de fuga para quem quer diversão rápida (Atenção: não apoio de forma alguma o uso desses!).
Eles estão absurdamente infestados de players usando bots. Isso, apesar de já esperado, não é tudo. O que mais se destaca é a baixa mentalidade de seus jogadores. Os servers mais sérios, que envolvem dinheiro e usam o mapa original do Tibia, têm sua imensa maioria de players composta por jovens incrivelmente escrotos, que jogam para matar. Sem motivo algum, apenas matam. A facilidade para evoluir um char que o bot proporciona fez com que os servers de PvP Enforced, feitos justamente para matar, caíssem em desuso.
As palavras e frases "lixo", "sem braço", "sua mãe", "sem pvp", "noob" e "nerd tetudo" nunca foram tão usadas. Os nomes dão nojo (em mim pelo menos). A maioria contém abreviações dos verdadeiros nomes dos jogadores. Vitor vira Vitiinho, Pedro vira Peeh, Lucas vira Lukiinha, fora que todos têm sempre algo em comum, geralmente o segundo nome do char é "Zika" ou algo que remeta a isso. Claramente um exemplo de que a mentalidade cai cada vez mais. Tudo bem que são apenas OTs, mas se isso acontece lá, no Global não é muito diferente.
4. (MINHA!) Conclusão
O jogo está comprometido. Mais hora, menos hora, a graça vai desaparecer. A vontade de deixar o PC ligado para o char dos botters continuar caçando vai sumir. O que será do Tibia? Isso me indaga muito. Se a Cip vai fazer algo eficaz a respeito, isso não sei, mas se realmente for acontecer, que seja logo! Assim terá tempo de reconstruir o jogo.
Uma ideia melhor seriam servers à maneira antiga, feitos para os jogadores das antigas. Não sei se dariam muito certo, mas com certeza devolveriam um pouco a graça do game. É claro que os "Lesk@pvp" dariam um jeito de entrar e estragar tudo, mas penso que algumas medidas como banimentos imediatos e limite de usuários ajudariam a acalmar os nervos e facilitar o sucesso destes servers.
Isso é tudo o que penso. Espero que não fechem o tópico, mantenham-no aberto, assim como estou aberto às criticas. Essa é apenas minha opinião, espero que não me xinguem tanto, um pouco é sempre normal.
Grato.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação