Beatriz, la polución

Um conto muito divertido do escritor uruguaio Mario Benedetti, quem gosta do trabalho do Argentino Quino com a Mafalda, vai gostar também.

OSu já havia traduzido este texto para um trabalho e venho aqui postá-lo. Ele é muito divertido e rápido, vale apena conferir. A versão original em castellano, foi lançada em 1982.

••
••

Tio Rolando disse que a cidade está se tornando chata de tanta poluição que tem. Eu não falei nada para não bancar o pateta, mas de toda a frase, eu só entendi a palavra cidade.

Então fui pesquisar no dicionário a palavra CHATA e não a encontrei.

No domingo seguinte, quando fui visitar meu avô, perguntei para ele o que queria dizer chata, ele riu e explicou muito amavelmente que queria dizer insuportável. Aí eu compreendi o significado porque Graziela, ou seja, minha mãe, às vezes fala, na verdade quase todos os dias – “chega, por favor, Beatriz, você está se tornando realmente insuportável”, desta vez, eu muito tranqüila respondi – “você quer dizer que eu estou ficando chata”. Ainda bem que ela achou engraçado e eu não tive que ficar de castigo.

A outra palavra, POLUIÇÃO, era ainda mais difícil. Ela, sim, achei no dicionário. Ele define “POLUIÇÃO: efusão de sêmen”. O que será “efusão” e o que será “sêmen”? Eu procurei EFUSÃO e dizia “derramamento de um líquido”. Também procurei SÊMEN e dizia “semente, líquido que serve para a reprodução”. Ou seja, o que o tio Rolando quis dizer foi: esta cidade está se tornando insuportável de tanto derramamento de sêmen.

Continuei não entendendo até que encontrei minha amiga Rosita, falei para ela o meu grave problema e tudo que o dicionário tinha dito. E ela: “eu acho que o sêmen é uma palavra sensual, mas não sei o que quer dizer”. Então, ela prometeu consultar sua prima Sandra, porque ela é mais velha e tem aula de educação sensual na escola.

Na quinta-feira, ela veio muito misteriosa. Eu conheço bem esse jeito dela, quando tem um mistério, fica assim com o nariz torto e como Graziela estava em casa, agüentou com muita paciência até ela ir para a cozinha, para me dizer o seguinte: “só os homens velhos tem sêmen, não as crianças”; eu falei: “então nós ainda não temos sêmen”, e ela falou: “não seja burra! Não temos e nem vamos ter. O sêmen só é para homens quando são velhos como meu pai ou o seu pai que está preso. As meninas não têm sêmen nem quando são avós” e eu falei: “estranho, né”? Sandra disse que todos os meninos e as meninas vêm do sêmen porque tem uns bichinhos que se chamam espermatozóides e Rosita ficou muito contente porque tinha aprendido ontem na escola que espermatozóide se escreve com “z”.

Quando Rosita foi embora, fiquei pensando e achei que tio Rolando talvez quisesse dizer que a cidade estava insuportável de tantos espermatozóides (com z) que tinha.

Então fui falar com meu avô, mais uma vez, porque ele sempre me entende e me ajuda um pouquinho. Quando contei o que o tio Rolando tinha dito e perguntei se na verdade a cidade estava se tornando chata porque tinha muitos espermatozóides, o vovô deu uma gargalhada incrível, que ficou sufocado. Tive que buscar um copo d’água porque ele ficou muito vermelho e eu fiquei com medo que fosse explodir comigo, sozinha nessa situação terrível. Felizmente ele se acalmou aos poucos e quanto pode falar, explicou que o que tio Rolando dizia, referia-se à contaminação atmosférica. Eu me senti ainda mais idiota, embora ele logo tenha explicado que atmosfera era o ar. Como tem muita fábrica e carro na cidade, o ar, ou seja, a atmosfera fica suja com toda essa fumaça. Isso é a maldita poluição e não o sêmen que fala o dicionário. Disse, também, que a gente não deveria respirar a maldita poluição, mas se não respiramos, morremos. Não tem jeito, temos que respirar toda essa porcaria. Eu falei para o meu avô que, então, o meu pai tinha sorte porque lá onde ele estava preso não havia muita fábrica, nem mesmo carro, já que naquele lugar as famílias dos presos políticos são pobres e não têm carro. E o vovô disse que eu tinha razão e que temos que considerar o lado positivo das coisas. Então eu dei um beijo na sua barba que me picou um pouco e, em seguida, fui encontrar Rosita. Como a mãe dela que se chama Assunção, igual a capital do Paraguai, estava em casa, esperamos muito pacientemente até que por fim, ela foi regar as flores. Então eu fui muito misteriosa afirmando: “diga para a sua prima Sandra que ela é mais burra do que eu e você, porque agora sei tudo e nós não viemos do sêmen, viemos da atmosfera. E fim de papo”.