Sei lá, é uma questão complicada.
O ensino médio brasileiro é muito falho, foca apenas no vestibular e naquela decoreba boba de sempre e nem se importa na construção subjetiva do "querer conhecer" dos alunos. Os testes aplicados são facilmente resolvidos com trinta minutos de estudo antes da prova e a matéria ensinada é quase sempre esquecida uma semana depois, porque ela não é estimulada e só tem como realmente conhecer algo se tal for estimulado com frequência. Não vou generalizar porque não conheço todas as escolas brasileiras, mas todas que eu conheço (inclusive a que eu estudei) funcionava assim, elas usam como lema "ensinando a pensar" mas a única coisa que ensinam é a decorar e depois usam como marketing o número de alunos passados no vestibular.
Se me perguntar eu não sei como deveria ser, sinceramente, por isso é uma questão complicada. Uma escola tem que visar passar no vestibular porque senão não vai para frente e ao mesmo tempo tem que visar no "ensinar a pensar", "raciocinar" e formar cidadãos capazes de se cuidarem sozinhos.
Acho importante o ensino médio ter todas as matérias porque só assim os alunos conhecerão de tudo um pouco (terão uma noção de como funciona) e assim terão mais segurança e facilidade na difícil escolha de qual profissão seguir.
Eu não vou mentir, colei muito no ensino médio, pouco ligava para o que aprendia em certas materias porque sabia que raramente - ou nunca - as utilizaria no cotidiano. Hoje em dia até me arrependo, uma pessoa inteligente é aquela que é capaz de absorver informações das mais diversas fontes e utilizá-las a seu favor. Já o ensino superior é diferente, to lá para me virar um profissional capaz de ganhar dinheiro fazendo o que quero e não para passar no vestibular, então os estudos são meu foco número um, estudo para quando me formar (o que facilmente vai acontecer e acontece com milhões de pessoas todos os anos) eu for capaz de exercer minha profissão melhor que meus concorrentes, quero me destacar e ganhar muita grana.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação