Eu acho que estudar é essencial. Se tu quer aprender sobre geo-política, para entender o que acontece no mundo, tu tem que entender de geografia, história e um pouco de matemática. Português e linguagem estrangeira também são de extrema importância. Não lembro como eu era antes de aprender inglês, mas hoje em todo lugar que eu vou, utilizo meus conhecimentos. Química, física e aprofundamento em matemática, literatura, sociologia e filosofia são importantes pra tu entender como as coisas funcionam ao seu redor.
Em resumo, quem não estuda fica completamente alheio e excluso dos processos sociais. Não adianta falar que "estudar não significa ficar inteligente", se tu estudar muito, uma hora fica inteligente. O raciocínio fica mais rápido, tu aprende a utilizar as informações das quais você dispõe e isso é essencial no mundo em que vivemos. Ter conhecimento e saber aplicá-lo = ter um salário digno. Claro que tem muitas outras formas de se conquistar felicidade e dinheiro, mas é um caminho mais arriscado e difícil (se você não tiver as "costas quentes")
ps: concordo que o ensino médio público no Brasil é uma merda. É só tu conversar com os garotos, que tu vê que eles infelizmente não sabem nada de nada. É uma pena, vejo tanto garoto da minha idade esperto, que tem talento, é sagaz e safo, mas que por falta de oportunidade, tá iniciando carreira de vendedor, ajudante de pedreiro... Claro que pode dar certo, principalmente comerciante, mas é mais arriscado.