Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Tutorial - como fazer um tuto!

Registro
    01-08-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial - como fazer um tuto!

Olá meus queridos sorcerers!
    Hoje fiquei feliz que dois players criaram chars em menera, com o único propósito de me agradecer pelos tutoriais e mapas de hunts que fiz, e me pediram para voltar a fazer tutos para a seção.

Estou agradecido =)

A anos que eu já não sou mais ativo aqui, mas nem por isso parei de me preocupar com a seção dos sorcs! Muitos dos tutos que fiz já estão desatualizados e cairam em desuso, e eu não tenho condição de refaze-los ou começar novos projetos.

No entanto, eu vejo que aqui não falta gente disposta a colaborar e a fazer tutos, mas muitas vezes o formato com que o tuto foi feito não agrada a quem lê.

Então aqui vai, algumas dicas que eu considero fundamentais para que um tutorial seja bom:

Tutorial: Fazendo seu tutorial

Coisas para se ter em mente ao planejar seu tutorial:

Aqui é onde a maioria erra, na maioria das vezes, nem por falta de conhecimento sobre o que está falando mas cometendo alguns erros na hora de transmitir esse conhecimento. Aí vão:

Um tutorial tem como alvo uma pessoa que NÃO SABE sobre algo: Ou seja, se uma pessoa vai em um tutorial de "como pegar level 1~~50" é porque ela NÃO SABE o que fazer pra chegar lá. Muitos tutoriais apenas listam diversos lugares, falam para comprar os itens "x" ou "y", e fazer as quests "z" e "w". Caro autor de tutorial: não é porque você já sabe, que seu leitor sabe também. Listar locais de hunts e equipamentos a se comprar é um tutorial que você fez pra você mesmo, e não para os outros

Pessoas que lêem tutoriais buscam detalhes, e, ao mesmo tempo, algo que não seja longo e tedioso: Seja direto, claro e não enrole, mas também seja completo. Mapas, provisões necessarias, dicas (lugares onde pode ter muitos bichos, perigos no caminho até o respawn, etc), loots que você costuma ter ao ir ao local, a sua exp/h...NÃO DEIXE de postar coisas como estas em um tutorial! Agora podem perguntar: "e como eu vou ter esse equilíbrio?" Infelizmente, somente com a prática. Niguém nasce sabendo, é ir tentando até ter um feedback positivo
    Se forem necessarias 20 paginas, faça as 20 paginas, nem 19, nem 21.
    Se uma página basta, faça uma pagina, nem 2, nem meia.

Saiba receber críticas e não desanime: Niguém é obrigado a gostar do seu tutorial ou concordar com o que você escreveu. Tenha em mente que a crítica te AJUDA a ver aonde você pode ter falhado, pra não repetir o erro no próximo tutorial. Muita gente é criticada quando começa a fazer tutos e desiste. Como eu já dsse, demora pra você "acertar a mão" dos tutos. (ps: criticas idiotas do tipo: "NUSS ISSO AI TA UMA MERDA, DESISTE DE SORC QUE TU DEVE TER SINDROME DE DOWN" devem ser ignoradas. Você não vai tirar nada de construtivo dai)

Agora que já disse as "dicas básicas" para qualquer tipo de tutorial, vou deixar dois "templates" para os tutorias que mais aparecem:

TEMPLATE PARA O TUTORIAL: "HUNT PLACE"(clique aqui para ver)

TEMPLATE PARA O TUTORIAL: "LEVEL UP"(em construção, amanhã eu posto!)

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por guitell; 25-09-2011 às 19:17.
    <-Tibia Tutor/Senior Tutor desde 09/2007->
    <-Ex-Membro da Sorc Team->
    <-Ex-Vice lider da Guild Illuminates. HAIL!->
    MAPA DAS HUNTS! veja o que caçar em todas as cidades com seu sorcerer!

Registro
    01-08-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

NOME DA HUNT PLACE DO SEU TUTO

Depois de colocar o nome, reserve aqui um espacinho para um breve comentário, explicando pq vc acha o hunt place bom (boas loots, xp alta, etc). Coloque também aqui o lvl que vc julga mínimo/ideal para a hunt!

Itens e equipamentos

Coloque aqui quais e quantas potions, runas,equipamentos (shovel,rope, etc) levar para a hunt, e qual as suas respectivas utilidades. Vale também colocar quais wands/equips de redução de damage podem ser utilizados.

##Exemplo:

ROPE - necessária para se chegar ao resp

SHOVEL - Existem buracos a serem abertos no caminho.

"xx" MANA POTIONS - suficientes para "x" horas de hunt, lembre de guardar umas 15~~20 potions para sua segurança pois há bixos na volta da hunt! (este ultimo comentário que fiz é de muita valia, caso existam perigos para entrar/sair do resp)

"xx" GFBS - use-as quando entrar nas salas com muitos monstros para limpeza rápida (diga aonde as runas serão melhor utiliadas, ao invés de apenas dizer: "leve tantas runas")

Monstros a serem enfrentados

Aqui vc coloca quais serão os monstros encontrados, a disposição deles no resp (separados, em grupo, apenas no caminho, etc), e um breve comentário de como enfrentá-los.

##Exemplos:

DRAGONS - use a sua wand death e "exori frigo" para matá-lo. Procure sempre que possivel manter-se na diagonal para evitar ser atingido pela wave dele, que é bem forte! Se estiver trapado, não tente correr, apenas "dance" com o dragon, ficando sempre na diagonal e shootando. Se muitos aparecerem na tela, use suas runas de avalanche e corra! coloque seu energy ring ou use "utamo vita" se o mob for muito perigoso!

DWARF GUARDS - Possuem fortes ataques físicos, mas não atacam a distancia. SEMPRE fique longe deles, atacando com sua wand de fogo + exori flam / exevo flam hur. Tenha algumas GFBS para o caso de ficar encurralado. Lembre-se de que as minas com dwarfs costumam ser estreitas, então tome cuidado ao correr dele para não ficar trapado!

MAPAS:

Coloque mapas de como chegar e do respawn em si. Isso da MUITO mais segurança a um player! Coloque algumas ss também se possível!

#exemplos:

1- 2 dwarf guard

2- 3 dwarf guard

3- 3 dwarf guard

4- 5 dwarf guard

RELATÓRIO DE LOOTS/EXP:

Conte aqui o quanto você gastou x o quanto você ganhou (loot + exp). De preferencia, coloque os resultados de várias hunts.

#Exemplo de um que fiz para o antigo humans yalahar:

Dia 1:

Um começo promissor, dia 1 com boas loots :]

Dia 2:

Bem menos que no dia 1 :/ mesmo assim, bom lucro

Dia 3:

Esse dia nem eu acreditei, os necros tavam MESMO querendo me dar profit xD

Dia 4:

Depois de uma sorte erxtrema no potro dia....hj tinha q ser pirozinho neh?

Dia 5:

Nada mau, paga a hunt e lucrozinho, ainda estou na sombra do dia 3 xD[/QUOTE]

É isso ai! seguindo isso, todos os aspectos básicos do tutorial foram abrangidos, sem ser muito chato e também sem faltar coisas!
    Última edição por guitell; 25-09-2011 às 19:19.

Registro
    01-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Amanha eu faço o do lvl x ao lvl y, o dever agora chama!!
    Última edição por guitell; 25-09-2011 às 19:16.

Registro
    21-04-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olha Guitell, gostei muito da sua inciativa. Quanto ao tópico, vou daralgumas dicas:

Formatação amigável - Textos bem formatados auxiliam e melhoram a visão e compreensão do tutorial.
    Isso é muito comum, pessoas pedem para nós da Sorc Team adicionarmos os tutoriais ao Guia, porém não se preocupam com a formatação. Atualmente o pessoal cujo os tutoriais são adicionados no Guia, seguem um modelo de formatação como este TUTORIAL, que é muito bom e muito bem feito.

Imagens - É necessário ter MUITO cuidado com as imagens... colocar uma imagem exageradamente grande é muito ruim ao leitor e ao tutorial.
    Este é um erro muito comum e muito problemático na hora de colocar tutoriais na seção, sempre tem um que quebra o layout ou deixa a imagem muito grande desnecessariamente, além disso é sempre bom ter uma boa qualidade de imagem para os tutoriais, podemos obter isto usando programas de edição de foto, como Photoscape, que realçam o brilho da imagem.

Português - É sempre importante tomar cuidado com o nosso português e evitar falhas sempre que possível.
    Esse aqui bate recorde... Pelo amor de Deus! Cada uma que aparece... "iço", "faiz"... chega arder os olhos. Erros de digitação ou falta de atenção é comum... agora manter e permanecer no erro é inaceitável.
    Vida Longa e Próspera 🖖🏻

Registro
    26-10-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Como esperado do insuperável guitell. Parabens cara.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    "THERE'S BLOOD IN THE WATER"

Registro
    01-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

olá eu SEI que o tópico é antigo, mas eu acredito que ele seja relevante, pois as informações nele contidas valem até hoje!

O motivo principal foram 2 mensagems inbox me pedindo dicas de como fazer um tutorial, e lembrei que tinha feito esse tópico. ele está aqui, reupado.

Registro
    22-10-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belo tutorial cara! Confesso que ao ler o título do tópico achei que fosse algum tipo de trollagem.

Tópicos Similares

1. Taverna | [Tópico Gigante] Os 50 memes mais conhecidos da Internet.
    Por striker'zin no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 45
    Último Post: 29-01-2010, 06:00
  2. Concurso de Roleplay Telling 2009 - PRIMEIRA FASE
    Por Lucas CS no fórum Roleplaying
    Respostas: 41
    Último Post: 08-11-2009, 04:03

Permissões de Postagem