Curtir Curtir:  0
Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 65

Tópico: [Por dentro do TibiaBR] Artistas - Quando a pena é mais forte que a espada

Registro
    26-08-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post [Por dentro do TibiaBR] Artistas - Quando a pena é mais forte que a espada

Artistas
    Quando a pena é mais forte que a espada

Artigo escrito por [user=155564]Sah-Lee[/user]
    Revisão por [user=57416]Wapomaz[/user] e [USER="4114"]GrYllO[/USER]

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
    Leonardo da Vinci
    A definição de arte possui diferentes vertentes. De acordo com a sua época e cultura ela se modifica, se adapta. O que não muda é a sua beleza, é a força que causa um impacto profundo na alma do mero mortal que ali se deslumbra com tamanha beleza.

E como o TibiaBR também é quase uma cidade com todo tipo de pessoa, temos aqueles que possuem o talento que é transfigurado pela ponta do lápis (ou do mouse). Aqueles que usam a pena como sua principal arma no lugar de uma afiada espada. Esses, meus caros leitores, são os artistas do TibiaBR.

A reportagem dessa semana da série "Por dentro do TibiaBR" vem mostrar o fantástico trabalho dos artistas da equipe. Iremos contar suas histórias, suas memórias, suas frustrações, suas alegrias e, claro, mostrar seus trabalhos.

A história dos artistas no TibiaBR começou há muitos anos. A pesquisa foi árdua, tanto que nem mesmo os usuários mais antigos do fórum conseguiram me passar uma ideia de como se iniciou a história deles. Tivemos, então, que voltar no tempo para saber de onde surgiu a ideia de se formar uma equipe de artistas.

De acordo com o Giovanni, administrador do TibiaBR, o começo se deu por pedidos de alguns membros do fórum para adicionarem seus papeis de parede (wallpapers) no site. O número de pedidos passou a ser muito grande, mas ele lembrou de dois nomes da época: [USER="9221"]Ðnacron[/USER] e [USER="40715"]TrapGuNNeR[/USER]. Vendo a qualidade do trabalho, [USER="1"]Giovanni[/USER] e [USER="4"]Anderslash[/USER] tiveram a ideia de criar uma seção para os designers, e aí então surgiu essa parte da equipe.

Com o passar do tempo, observou-se o incrível crescimento não tão somente do site, mas também de seu fórum. Um dos artistas mais antigos do time - ainda em atividade - é o artista conhecido como [USER="21423"]Grafite[/USER]. Ele nos revelou que foi um dos primeiros selecionados da equipe, na mesma época que [USER="9221"]Ðnacron[/USER]. O começo foi, relativamente, bastante complicado. Por não usar ferramentas de edição gráfica, como o Photoshop, [USER="21423"]Grafite[/USER] nos revela que usava o indomável MS Paint.

Trabalho do artista Deus, feito totalmente no MS Paint

A evolução veio também com os editores, sendo um aliado importante nessa caminhada o Photoshop. Um belo exemplo dessa evolução é o artista [USER="24293"]Marcotonio[/USER]. Quando o questionei de qual imagem ele mais se orgulhava em sua estadia no nosso amado fórum, recebi uma singela imagem contendo três garrafas. Com um olhar mais atento, pude então vislumbrar que aquelas inofensivas garrafas na verdade não se tratavam de uma relés fotografia, mas uma detalhadissima obra de arte! Se compararmos a um antigo desenho dele (um dos primeiros que [USER="24293"]Marcotonio[/USER] postou no fórum), notaremos a grande evolução deste homem que embarcou na equipe para suprir a ausência do "grande paizão" do time de artistas, [USER="21423"]Grafite[/USER].

A imagem da esquerda foi uma das primeiras colocadas, por Marcotonio, no fórum. A da direita é a que ele mais se orgulha. Clique nas imagens para ampliar

Mas o tempo, além de aliado, também pode ser um inimigo. Muitas responsabilidades aparecem e, por vezes (infelizmente), alguns membros acabam deixando a equipe - e esta precisa ser renovada. Ano passado foi realizado um concurso que terminou com a seleção de novos artistas, os quais hoje fazem valer a pena termos retinas saudáveis para saborearmos estas obras maravilhosas. O concurso foi tão efetivo que, dos 6 artistas da equipe, 4 deles participaram do concurso. Na ocasião, o artista [USER="9898"]Deus[/USER] sagrou-se campeão, com uma pequena vantagem sobre a [USER="200866"]Himeviti Rovian[/USER].

Confira o tópico do concurso clicando [THREADTIBIABR="393055"]aqui[/THREADTIBIABR]. Abaixo, os trabalhos enviados pelos nossos atuais artistas oficiais para este evento:

Obra de [USER="200866"]Himeviti Rovian[/USER]

Obra da artista [USER="3878"]Regina[/USER]

Obra de [USER="62818"]Joseaugusto~[/USER]

Obra campeã do artista [USER="9898"]Deus[/USER]

Se o tempo pode ser inimigo - ao levar velhos amigos, pode ser um belo aliado quando se trata de experiência artística. Perguntei à [USER="200866"]Himeviti Rovian[/USER] sobre o que um jovem artista deveria fazer se algum dia quiser se tornar membro da equipe. Ela contou um pouco de sua história e por que hoje ela sente-se muito melhor como desenhistas em comparação quando entrou em nossa comunidade.

Sah-Lee: Himeviti, você poderia mandar um recado para quem pretende ser da equipe de artistas?
    Himeviti Rovian: Nunca desista, sempre vá em busca do que você quer! Eu frequento esse fórum desde 2005 e melhorei muito os meus desenhos com as críticas dos usuários - e até hoje eles me ajudam! Se você quiser ser um desenhista do fórum, então tente dar sempre o seu melhor, sempre desenhando.

É basicamente isso que ocorre hoje em dia: os artistas tratam o próximo trabalho como o melhor a ser feito. Fazem de sua vida uma constante atualização, tendo em mente que o seu "melhor trabalho não será para sempre "o melhor de sua vida"!

Arte de [USER="200866"]Himeviti Rovian[/USER] (Clique para ampliar.)

O trabalho de produzir uma imagem não é fácil. Fiz uma árdua pesquisa entre os artistas sobre como é o processo criativo - e as respostas são bem variadas: a [USER="3878"]Regina[/USER] trata suas obras com tamanho zelo que até parecem suas filhas. Ela revela que já cansou de guardar folhas de rascunhos em papel sulfite para dar uma olhadinha depois.

Tive um animado papo com o artista [USER="9898"]Deus[/USER], antigo usuário do fórum e jogador mais antigo ainda de Tibia. ele revelou como nasce uma obra, confiram:

Sah-Lee: Deus, poderia revelar para nós como você faz uma arte para o site?
    Deus: Primeiro, sempre penso no monstro. A partir daí começo a analisar a história dele no jogo, para traçar uma personalidade. Depois, fico analisando as regiões onde eles vivem e então já começo a fazer a composição, criando cenários que são baseados nos mapas do jogo, ou inventando um novo ambiente com as características do lugar. Ambientação é mais da metade de um BG (background - plano de fundo)! Penso que tudo tem que se encaixar. Você tem que levar o público para dentro do BG, fazer a imagem saltar aos olhos.

[USER="3878"]Regina[/USER] então entra na conversa e revela que o processo é muito avaliativo, mas a melhor parte nem é essa: é a diversão de se trabalhar com o tema e principalmente o desafio que aquilo gera.

Regina: É uma aventura fazer um desenho pro site, porque o tema "Tibia" é algo muito divertido de se explorar... Por exemplo, se vou fazer um wallpaper de um monstro, tenho vários monstros pra escolher. Além disso, "traduzir" o sprite pra um desenho é um desafio e tanto. E também imaginar como seria um ambiente tibiano, visto do chão e tal, é outra coisa bem desafiadora!

Não é uma imagem Tibiana. Quando pedi para os artistas mandarem uma obra da qual se orgulhavam, Regina revelou que foi muito desafiador para ela fazer essa imagem, pois não se julgava capaz de fazer algo do tipo. E ela manda o recado: "basta acreditar, pois um dia você será capaz de fazer algo assim." (Clique para ampliar.)

Quando perguntei à [USER="3878"]Regina[/USER] sobre o que ela sentia falta na equipe de artistas - e notei que não só entre os artistas, mas em grande parte da Equipe TibiaBR - ela me disse: "o Grafite" - um homem íntegro e de índole impecável. Pai de família. Um dos membros mais antigos da equipe, é tratado não somente como o líder dos artistas, mas como um "paizão" deles.

Ao mandar a mensagem para o [USER="21423"]Grafite[/USER] sobre essa reportagem, ele se emociona ao falar conosco. Confessa que chorou ao relembrar os tempos que passou com a Equipe e que agora não tem tanto tempo quanto gostaria para dedicar-se a ela.

Obra de Grafite

Então meus caros usuários, para finalizar, deixo aqui o recado deste "velho" artista à todos os que um dia sonham em fazer parte dos Artistas Gráficos TibiaBR - ou ao menos fazer alguns rabiscos com o pessoal do fórum:

Grafite: Desenhe com o coração, não pra ser melhor que alguém, mas sempre buscar desenvolver a amizade entre as pessoas... Somos e sempre seremos fortes. Enquanto ficarmos juntos somos um clã, uma família de artistas, armados com seus pincéis e muita criatividade!

Inspire-se!

[THREADTIBIABR="433048"]TibiaBR.com[/THREADTIBIABR]

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 21:39. Razão: Atualização do título
    Minhas últimas notícias importantes!

1. Notícias locais - Cobertura total do TibiaBR
    2. Análise: loots pós Spring Patch 2012

Quer mandar uma proposta de notícia? Clique aqui.

Escrevi algo que você não gostou ou que tenha informações incorretas? Me mande mensagem que eu conserto ^^

Se quiser ver os avanços da minha sorcerer e poder falar mal de mim, é só acessar o meu LT. Fique a vontade para criticar o que quiser.

[Life Thread] Captain Saah (Master Sorcerer de Honera).

Registro
    13-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

que modesto o nick dele hein: DEUS

Registro
    28-04-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

SINIXTO

TibiaBr Twitter
    BoaCompra Tibia RadioTibia GameSlash

Precisando de alguma ajuda? Me mande uma PM, caso seja ao meu alcance te ajudarei!

Registro
    21-01-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

show!

presente amigo secreto OFF 2013. VALEU SCKARR!

Registro
    13-02-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

caralho ! só arte foda o.o

Publicidade:

Registro
    16-10-2006
    CPT/Rio de Janeiro-RJ Habilidade: Ficar invisível Apelido: Meia Noite Lindometro: 8000 Over!
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Se eu soubesse fazer algo assim .-.

Registro
    20-04-2011
    Peso da Avaliação
    0

Sinixto² o.o cabulosamente fodastico.. se eu soubesse fazer algo assim..

aquele merlkin vai dropar banana staff
    Última edição por Kent Ant; 23-09-2011 às 23:19.
    System of A Down \o/

11:37 Guaxinim Off [6]: o esquema é traficar gold coin pra fronteira do uruguai
    Dorgas Mano, Muita Treta

> Torresmo Warrior ( Illuminati Bloom ) Jimmy Pegorino ( Jimmy Wales ) Monk Fernus ( Zephyrum ) Leo Off Vardo Shian Insane Ryzord Revaux (elenaogostademim) Sundaribel Plan Petulia Jakes Lachtor Mouserafa ( segundo ) Angel Fly Dark Tarja Chi Chan E outros... < ÉH NOIS

Registro
    23-02-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bacana o trabalho deles... quem dera eu desenhasse assim, kk.
    I miss the old times...

Registro
    16-09-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bonita a obra de Deus.
    Me inspirou haha'

Registro
    24-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quando li que foi feita no paint me espantei
    Aguardando por mais

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [Desatualizado/Obsoleto] Paladinos: level 8 ao 100
    Por arturpendragon no fórum Tutoriais
    Respostas: 54
    Último Post: 06-02-2020, 15:19
  2. [Conto] O Corsariano - A Infância
    Por rickardorios no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 1
    Último Post: 03-03-2011, 09:56
  3. Tutorial para Paladinos
    Por Paladino of Doidao no fórum Paladin