Bom, esse serah meu tutorial para sorcerers e espero que voces gostem.Eu ja jogo a muito tempo e gostaria de ajudar os nessecitados :rolleyes: .
Índice:
I-Introduçao
II-Jogo:
IIa-Rookguard (Newbie Island)
IIb-Main (Main Island)
III-Ajudar os que nao sabem(replays)
IV-Tabela de Hunts
V-Quests (EM BREVE)
I-Introdução:
O sorcerer eh uma poderosa vocaçao e eh a que pode causar mais dano e ser mais temida, o melhor jogador do tibia eh um sorcerer (Cachero), porém, eh a vocaçao mais dificil de se jogar de um jeito decente, entao eu ajudarei a alguns a como voce pode jogar de sorcerer, e lembre-se sempre, issu eh apenas uma ajuda, o verdadeiro sorcerer tem seu proprio estilo de vida, mas o tuto vai ajudar muito voce a decidir o seu.
IIa-Rookguard:
Level 1~3 - Em rook no começo eh bem facil jogar, eh soh fika nos rats e nao volte pra cidade, soh quando passar pro lvl 3, quando passar, volte para a cidade e compre um Brass Shield, uma rope e uma (mace,carlin sword ou hatchet>dependendo do que for usar no main, eu recomendo sword, pois tem boa def, eh leve e nao muito kra no main).Tambem faça a quest do doublet, soh pra ter uma def extra no armor.
Level 4~5 - Agora va para a caverna de troll e mate somente trolls ateh passar para o lvl 5, e tente achar uma leather boots e um leather helmet no chao.
Level 5~8 - Agora siga alguem para os orcs, e procure no chao por um studded armor e um studded helmet, ou se voce poder, mate uns orcs.
Faça o quest da chain armor, e pegue tambem a present box para trocar por legion helmet na cidade.
Se tiver apenas 1 mino onde fika o bau, apenas coloque no full def e pegue os itens, se tiver 2 ou mais, eh melhor esperar chegar alguem, o que nao eh dificil, por os lugar eh bem "movimentado".
Agora voce pode escolher entre ficar na caverna west de rook(spiders,P spiders,bugs e rats), ou voce pode fikar na caverna de trolls mesmo, eh preferivel fikar na de trolls pois da muito mais lucros.
Quando voce chegar ao level 8, volte para a cidade, venda todo o seu equipamente menos a rope, a leather boots e a carlin sword, e compre o maior numero de carlin swords que voce poder.
Va ao oracolo, e passe para o main em Carlin.
IIb-Main:
Level 8~13 - Quando voce passar para o main,venda todas as carlin swords na loja(que eh um preco mais caro do que voce compra em Rookguard), voce devera estar com cerca de 700gp~1k, vamos supor que voce passou com 700gp, compre primeiramente a magia "Utevo Lux (luz)" que eh 100gp, depois compre uma scimitar ou uma sword que seja razoavelmente boa, como Spike sword ou serpente sword, mas provavelmente deve tar maior que oq possa gastar, entao compre uma scimitar, voce deve gastar uns....200gp, agora compre um Scale armor, que eh cerca de 100gp, compre um Dwarven Shield, que tambem eh 100gp, um capacete com 5 de defesa, que deve ser 10~50gp, e tente comprar uma brass legs, se nao for possivel, compre ou ache uma studded legs.
Bom, agora que voce ja tem os equipamentos e a magia que ira utilizar, va para a caverna de trolls que fika ao sul de Ab'dendriel, e soh volte a cidade quando estiver lvl 13, e nao se esqueca de usar "utevo lux" o maximo possivel, assim voce avancara magic level.
Level 13~21 - Agora fique na caverna de Dwarf no primeiro level (onde tambem existe rotworms), ou se voce preferir, va em algumas das cavernas de rotworm de venore, lembre-se sempre de usar sempre "utevo lux" e de lutar contra 1~2 rotworms/dwarf apenas, pois 3 quebrariam sua defesa.
Volte para a cidade quando apenas tiver a backpack cheia e nao tiver mais capacidade, com o dinhero voce compra magias, a seguir, vou mostrar as magias que deverao ser compradas durante o treinamento:
Obs.: Para mais informaçoes sobre magias de sorcerer, Clique aqui-Exura (Light Healing) <<Magic Level 1>>
-Exura Gran (Intense Healing) <<Magic Level 2>>
-Adori Gran (Heavy Magic Missile) <<Magic Level 3>>
-Utamo Vita (Magic Shield) <<Magic Level 4>> (eh melhor comprar depois)
-Exura Vita (Ultimate Healing) <<Magic Level 8>>
-Adori Gran Flam (Great Fireball) <<Magic Level 9>>
-Adevo Mas Hur (Explosion) <<Magic Level 12>>
-Utana Vid (Invisible) <<Magic Level 15>>
-Utevo Res [CRIATURA] (Summon Creature) <<Magic Level 16>>
-Adori Vita Vis (Sudden Death) <<Magic level 25>>
Voce deve comprar essas magias o mais rapido possivel, tirando magic shield que deve ser comprado la pelo lvl 21.
Nunca fique parado fazendo runas para dinheiro, soh se for msm necessario, tente chegar, no level 21, ao magic lvl 30~35.
Quando for posssivel fazer bps de hmm, faça enquanto mata rots/dwarfs para vender por cerca de 1k, compre um p-set, uma sword melhor, dependendo do mundo, sugiro Fire Sword (se nao for muito kro), e um dragon shield.
E faça SD o mais breve que poder, pois , faça os calculos, com a quantidade de mana que voce faz HMM, e a quantidade de mana que faz SD, fazendo SD voce rende mais, o quanto antes voce fizer, melhor.
Venda a bp de SD por 4k cada, e vai guardando o dinhero que for conseguindo para utilizar depois.
Level 21~26 - Com o dinheiro conseguido, Compre Bps de Hmm, Bps de Gfb e uma bp de Uh.
Agora voce ira para a caverna de dwarfs que fica dentro de kazzordon, ou voce pode ir para o respawn que quiser, sugiro que se for a caverna dentro de kazz, pegue o respawn de baixo, pois la voce tem espaço para correr.
Voce ira caçar Dwarf Guards, sugiro que leve 3~5 bps de hmm, 1~2 bps de gfp, uma bp de Uh e uma bp de blank runes, se voce tiver mais capacidade, leve mais, se tiver menos, leve menos.
Nao se esqueca de SEMPRE fazer uma loot bag com o loot achado, pois DG eh um dos melhores bichos para fazer loot bag.
Fazendo issu voce passara de Level e M level Rapido. Sempre faça Sudden Deaths enquanto estiver caçando, assim voce ganha mais dinheiro e treina Magic Level, no level 26 voce deve alcançar o m lvl 36~38.
Muitas pessoas acham que voce deve no level 21 ficar caçando rots, eu prefiro fikar nos DGs, mas voce pode fikar nos rotworms/ dwarfs, soh que caso voce fike intediado, pode fazer o que eu falei acima.
Level 27~31 - No level 27 voce tera mana suficiente para fazer um monk, Entao, A seguir, mostrarei alguns lugares bons para caçar com monk:
Sempre leve de precaucao na hunt 1~2 Bps de Uh e 1 bp de SD (caso tenha PKs), e uma bp de blank runes para fazer SDs ao caçar.-Beholder (na BK house) <<1 monk>>
-Dwarf Guard (Kazzordoon) <<1~2 monks>>
-Cyclops (Cyclopolis) <<1~2 monks>>
-Orcs (Fora da OF) <<2 monks>>
-Ghoul, Beholder, Slime (Caverna ao norte do respawn de Vamps de Darashia) <<1 monk>>
Sua meta sera chegar ao m lvl 41~43 no lvl 31.
Level 31~40 - Agora voce ja eh capaz de summonar tudo o que voce eh capaz, agora voce, com seu level e m level, ja eh "respeitado", entao compre os seguintes equips:
-Crown Armor (ou Blue Robe)
-Crown Legs (ou Knight)
-Crown Shield
Por enquanto fique com sua Firesword.
Obs: Alguns acham que equips nao sao importante, se voce pensar assim, pode comprar um simples K-set ou fikar com seu P-set :p
Lugares bons para caçar:
Se voce quiser, pode continuar nos DGs com Hmm, gfbs. Matar um DL ou uma GS com um bom bloker.-Monk (lugares falados anteriormente)
-DS (Necromancer, Dragon)
-OL (Dragon<<caso queira ganhar mais experiencia usando HMMs para matar>>)
Tente chegar no Magic Level 48~51 no level 40.
Level 40~50 - Agora, voce deve alcançar o magic lvl 51~56 no level 50, voce ja podera caçar qualquer coisa se tiver um bom bloker, agora compre um crusader helmet, Bright Sword, Boh e um AOL se possivel.
Se voce quiser, pode matar Hero, DL, Gs, Vamps, e se bobiar, ateh Demon, Warlock e Behemoth.
Level 50~60 - Bom, agora voce pode fikar:
Bom, nao gaste dinheiro com equips, lembresse de sempre fazer runas nas hunts, mas faca, por exemplo, uma SD quando sua mana estiver com 400+ de mana, voce sempre pode precisar usar mana. Seus equips devem ser:-Matanu Draggy com 2 DS
-Matanu Bh/DG com 1 ou 2 monks
-Matanu Necromancer com 1 ou 2 DS
-Matanu Draggy/Draggy Lord na Dragon lair com um Bloker
-Matanu Hero com 2 DS+Bloker
-Matanu Cyclopses com 2 Monks (Cyclopolis)
-Matanu DG/Draggy com HMM
e muitos outros
Seu equipamento deve ser o mais leve possivel para voce carregar o maior numero de runas possivel.-Crown Armor ou Blue Robe
-Crown/Knight Legs
-Boots of Haste
-AOL ou Crystal Necklace
-Vampire/Crown Shield
-Bright Sword/Skull Staff/Fire Axe
Nao Gaste todo seu dinhero em runas que nao precise, compre runas para guardar no DP, para nao precisar ficar gritando "I buy bp of ###! Msg me please", Caso voce queira.
Na minha opiniao é inutil deixar muitas runas no DP, eu soh deixo umas 5 de HMM, 3 de GFB, 5 de EXP, 2 de SD, 3 de UH. Mas se quiser se previnir, deixe mais.
Bom, você agora só gastará dinheiro com runas e mana fluids, mas gaste só quando necessário, nunca se sabe quando você poderá precisar de dinheiro.
Level 60~80- Agora, Continue com as alternativas acima se quiser, ou voce pode ir com alguns amigos mata Demon/Warlock/Behemoth.Quando voce for caça-los, provavelmente você lucrará alguma coisa, sempre deixe guardado em sua "polpança" para mais tarde, deixe seu equip como ele está, e sempre quando for caçar Demon/Warlock/Behemoth, mesmo com um bloker deixe seu mana shield ligado. E agora para passar de level é o mesmo esquema do level 50~60.
Level 80+- Agora com certeza você é respeitado e será dificil alguem te atacar, ao menos que você tenha matado alguem injustamente ou tenha roubado o loot de alguem ou coisa assim.
Compre com o dinheiro da sua "polpança" os melhores equips que voce poder.
Compre muitas runas, vá caçar muito e seja feliz sendo um High Level.
III-Agora para ajudar quem não sabe:
Bom, aki eu vo posta alguns videos de como se chega aos lugares que eu falei para caçar, mas devo lembrar que nao postarei de todos os lugares, pois eu nao possuo videos de todos os lugares e devo informar que os videos nao sao meus, e se o moderador tiver um problema com issu, eh soh me avisar que eu retirarei.
Obs: Primero tutorial com video :rolleyes:
BK House (BH Area):
postarei um video de um level 50 MS solando a quest do BK que fika no final da BK House, voce saberá onde fikam os Beholders pelo video.
<editado> ( foi mal galera, sem querer eu mostrei uma quest spoil, intao nao sera possivel colocar onde eh a BK house.)
Cave de Trolls (ab'dendriel)
Aki eu postarei um video feito por mim mesmo de uma otima cave ao sul de ab'dendriel, esse video eu recomendo para todos os low leveis, otimo dinheiro e experience para low leveis, sempre leve uma Bp de blank para fazer runas, e nessa cave nao precisa levar comida pois tem muitos wolfs, bom, akivaio video:
Cave de Trolls(Ab'dendriel)
Orc Fortress (por fora)
Aki eu postarei um video de 2 knights low levels matando Orcs no lado de fora da Orc fortress, onde eu falei para voces usarem monk. Bom, aki vai o video:
Orc Fortress (lado de fora)
Orc Fortress (por dentro)
Aki um video de como eh a orc fortress por dentro caso voce ache que consiga quando for level alto, tipo 45+. Ah! E ele tambem da uma passada na BK house pra mata um Bk, Bom, aki vai o video:
Orc Fortress (lado de dentro)
Cyclopolis
Aki vai o video de uma parte da cycloplis e como chegar a cyclopolis, OBs:
Eh o video do Cachero passando de Level, no final eles saem do Behe mostrando como vc entra na cyclopolis e uma parte dela. Bom, aki vai:
Cyclopolis
Draggy de Thais
Bom, aki eu vo mostra um video de um low level matanu o draggy de greenshore.
Draggy de Greenshore
Dwarf Guard Spot
Aki eu postarei um video de um bom lugar para se matar DG e ganhar muita exp, OBS: leve muita GFB/HMM. Tem muito respawn bom la. Dá uma olhada:
D-Guard Cave (boa)
Novidade, achei um video muito rox! um MS caçando D-guards com Monk, da uma olhada nesse aki que esse promete ajuda muito, o ruim eh q ele foi em respawn multiplo, intaum ele tambem esta tacando HMM, mas voce poderia tambem fazer outro monk e mandar atacar, mas se voce quiser ganhar mais exp faça como ele e usa HMM tambem, bom, aki esta:
D-Guards com Monk
Hero Area
Aki eu vo posta um video de como chega aos heros de Edron e o que q tem no caminho:
Heros
Draggy de Edron
Aki para quem gosta de matar draggy facil com DS, vai um video de como matar os Draggys de Edron:
Draggy de Edron
POH
Aki eu vo posta 2 videozinhos de POH:
Esse mostra um level 71 RP mostrando todos os lugares de POH:
Tutorial de POH
Esse mostra um sorc level 33 matanu GS:
Sorc matanu Gs em POH
Ank com Monk
Bom, eu achei um video de um sorc matanu bixus la com 2 monks, eu n um achei que foi muito bom, soh 7k/70minutos, mas caso voce nao queira fikar parado fazendo runas, pegue muitos peixes, algumas destroy fields e uma bp de Mana Fluids e vai faze SD la, pelo menos ganha alguma coisa enquanto faz runa neh, bom, ta aki:
Ank com Monk
Dragon Lair
Bom, um video de alguem indo para dragon lair e mostrando o caminhu eu nao tenhu, mas no caminhu soh tem scorps, vo tenta arranja um e posta aki, eu soh tenhu um de um kra solando DL na dragon Lair, da uma olhada ai:
Dragon Lair
Boa notícia! Achei um video de um kra indo pra Dragon Lair, aki oh:
Caminho para dragon Lair
Necros de Darashia
Bom, aki para acabar com os videos de ajuda, um sorc mostrando como se mata um Necro com DS, aki o video:
Necros de Darashia
Acabaram os videos que mostram os lugares que eu falei,vo tenta acha mais pra posta aki e ajuda o pessoal, e eu repito, se o moderador tiver algo contra os videos eh soh fala que eu tiro eles daki.
IV-Tabela de Hunts
Aki eu colocarei a pedido de usuarios do forum uma tabela de o que matar, em que level seria bom, e quais seriam as dificuldades.
LEVEL | Magic Level | Criatura (s) | Dificuldades
Level 8~13 - Magic Level 1~7 - Trolls - Nenhuma dificuldade, soh tente nao fikar entre 4+ trolls pois eles quebram a defesa
Level 13~15 - Magic Level 7~15 - Rotworms/Dwarfs - O dwarf tem defesa boa entao voce nao tirará muito dele, e tente sempre ir para um canto onde somente 2 dwarfs/rots irao te bater, pois 3 ja quebrariam sua defesa
Level 15~25 - Magic Level 15~35 (chegue ao 35 nem que precise fikar parado fazendo runa) - Rotworms/Larvas - Como falei antes tente ir para um canto onde apenas 2 rots/larva te batam para nao quebrar a defesa
Level 25~27 - Magic Level 35~37 - Dwarf Guard/Cyclops - Dwarf Guards tem um ataque alto, tente sempre ir em um respawn com 1 ou no maximo 2 dwarfs e use HMMs, caso tenha 3+ dwarf guards, use gfb para nao ter risco de morrer ou de tomar dano. leve sempre UHs para usar e nao gastar mana com "exura vita", e sim fazendo runas, lembre-se sempre de fazer loot bag. Cyclopses sao faceis de matar, voce pode summonar dois minos archer ou mata-los na HMM, evite grande quantidade de cyclopses, quando tiver 3+ use GFB se nao tiver para onde correr.
27~29 - Magic Level 37~39 - Dwarf Guard/Beholder/Cyclopses - Sempre empurre o Monk para a direçao do dwarf guard e fike atras dele, caso queira mata-lo rapido use HMM para ajudar o monk, e tome cuidado para sempre fikar atras dele, lembre-se de fazer sempre lootbag. Beholders sao faceis, mande o monk atacar que ele ira dilacerar o beholder facilmente com hit 90+ na maioria, tente fikar longe do beholder para nao perder mana e nao há necessidades de fikar atras do monk dessa vez pois o beholder muda de alvo para quem chegar perto dele, que seria o monk. Cyclopses voce faz como fazia com o monk nos dwarf guards, voce pode fazer mais 1 monk se o respawn for de 3+, use hmm para ajudar o monk se precisar ou ateh GFB se tiver 4+ cyclopses.
29~35 - Magic Level 39~45 - Dragon - Voce pode Usar 2 DS (demon skeletons) e manda-los atacar o dragon, sempre lembre-se de fikar na diagonal do dragon, fora do alcance de seu firewave e seu fireball, se voce tomar cuidado nao tomará nenhum dano, deixe os DS cuidarem disso. Caso voce esteja mais interessado em ganhar experiencia, sumone 1 OL, que tem uma defesa mais forte que o Ds e um ataque fraco, mande o OL atacar, sempre fike atras dele e fora da distancia do FW e FB do dragon e mate-o com HMMs, o Orc Leader tem grande defesa e eh imune a fogo, por issu nao tomará muito dano, raramente voce usará IH nele, sempre leve IHs com voce para nao gastar UHs e recuperar a vida do OL ou do DS
Level 35~40 - Magic Level 45~50 - Dwarf Guard - Agora voce ja matara dwarf guard com muita facilidade e gastara menos HMM, voce pode usar o Monk somente para blokar o Dwarf Guard ou pode apenas ir sozinho sem usar o monk, lembre-se de usar GFB caso tenha 3+ Dwarf Guards, voce ganhara experiencia facil e lembre-se de fazer loot bag.
Level 40~50 - Magic Level 50~55 - Dragon/Dragon Lord, Orcs, Vampires - Agora voce tem um dano forte, e podera agora ganhar muita exp na Dragon Lair e Tambem na Orc Fortress, sempre vá com um bom bloker, fike sempre na diagonal dos dragons, e dragon Lords e fike fora do alcande de seus FW e FBs, cuidado pois pode aparecer draggys de todos os lados, fike atento, leve UHs e SDs de precauçoes. Na Orc Fortress tenha cuidado pois pode vir Orcs de Todos os Lados, leve sempre muita GFB e Uhs, quando seu bloker tiver problemas com muitos bixos, por exemplo 3 zerkers, use GFB, e lembre-se que o Orc leader eh imune a fogo, por issu GFB nao funcionará com ele.Voce podera ir com seu amigo no vamp hell (com bloker), use HMM para matar os Vamps, caso tenha 3+ ou seu amigo tenha dificuldade com 2, use GFB para elimina-los, cuidado pois eles podem vir de todos os lados, leve UHs e SDs , a SD voce levara caso Um vamp nao desgrude de seu peh e nao quiser usar UHs
Level 50~55 - Magic Level 54~57 - Necromancer - Summone 1 DS caso queira usa-lo como bloker somente, fike sempre atras dele e o va empurrando para o Necromancer e usando HMM, o DS eh imune ao ataque do Necromancer, entao voce nao precisará se preocupar com sua vida, leve IHs para usar no DS. Caso nao queira atacar pode sumonar 2 DS e manda-los atacar o Necromancer, ajudeos se quiser, mas nao ira precisar. Lembre-se de usar invisible no caminho para o necro e leve GFB para os Ghouls e stalkers no caminho.
Level 55~65 - Magic Level 58~60 -Hero/Gs - para o hero voce sempre ira com um bloker, e nao eh muito dificil achar itens bons no hero, entao eu sugiro que va pelo Loot e nao pela Exp, lembre-se de levar muita GFB e fikar invisivel no caminho e taga algumas SDs para usar em Priests se Necessario. GS voce podera matar sozinho em POH sem gastar muita HMM, cuidado que ela eh rapida e se voce acha que nao consegue escapar dela deixe o Magic shield ligado ou use haste.
Level 65+ - Magic Level 60+ - Demon/Warlock/Behemonth - Sempre va com um bloker (claro...) e com algunas amigos, use SD neles, se voce perceber que ele mudou de alvo para voce, suba, espere ele mudar de volta para o bloker, quando ele mudar voce desce novamente e continua usando SD, sempre deixe o Magic Shield ligado para nao jogar com a sorte.
Bom, Em todas as Hunts com Summons sempre leve MANA FLUIDS para quando voce os sumonar poder encher sua mana para emergencias, leve sempre pelo menos 1 BP de UH para PKs ou caso precise, leve 1 BP de Blank Runes para treinar seu m level sem fikar parado e sempre faça loot bags com monstros que deixem cair loots razoaveis e pesados (cyclopses, Orcs(todos),Dwarf Guard, Dwarf Soldier,etc).
O magic level deve ser sempre cerca de 10 a mais que o level ateh o level 40, depois vai fikando dificil passar de magic level, e o mais importante nesse ponto eh o level.
Acaba aki a parte do tutorial TABELA DE HUNTS, espero que tenham gostado qualquer duvida deixe sua msg no post.
Bom, como eu ja havia falado, esse foi meu tutorial para sorcerers, eu espero que eu os tenha ajudado e se discordar de algo ou quiser saber de algo, eh soh responder pra eu sempre aumenta meu tutorial pra fika muito bom, e eu gostaria que voces postassem o que seria legal adicionar para deixar o tuto mais eficiente.
Teh +
#Eyes of Dread#
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

, bom, ta aki: