Opa!
Então, resolvi criar esse tópico devido a uma palestra imbecil sobre como ter uma boa rotina que vi no início do ano. Confesso que não levei a sério o que o palestrante disse e não recomendo bosta nenhuma que o cara falou. Porém...
(...)pensando um pouco cheguei a algumas conclusões e, aplicando isso na minha vida, consegui claramente encontrar algumas verdades sobre como levar a vida corrida que muitos têm.
Primeiro de tudo, se você acha que ter de fazer tarefa de matemática a tarde, ter curso de inglês duas vezes na semana e treinar futsal é ter uma rotina, get the fuck out of here! Acho que tudo o que escreverei serve para aquelas pessoas que estudam para um vestibular ou outro concurso qualquer, estudam para uma faculdade realmente exigente e/ou possuem uma carga horária de trabalho. Longe destes contextos, o tópico é inútil.
Prosseguindo, também aviso que, se você possui uma rotina puxada mas está feliz e consegue levar tudo numa boa, nada que escreverei irá lhe auxiliar. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Por fim, se você está cansado, sente que não da conta das tarefas diárias, não tem muito tempo livro, está infeliz e está sentindo que precisa mudar algo, esse tópico de auto-ajuda vai servir-lhe como uma luva!
-Adelante!
Tudo que aqui consta provém de experiências pessoais e, talvez, de alguma leitura complementar sobre o assunto. Vou ser bem breve e vou resumir tudo.
Como ter uma boa rotina;
Acho que era isso. Qualquer coisa, mandem uma mensagem privada que eu respondo tentando ajudar. Ou então se virem sozinhos!
Introdução.
Uma boa rotina é aquela que é eficiente e ao mesmo tempo prazerosa. Ou seja, ela se baseia em você fazer bem, seja lá o que for, e ao mesmo tempo sentir-se bem com isso. Útil ao agradável!
Primeiro passo.
Para se ter uma boa rotina, se deve essencialmente ter gosto pelo que faz. Nenhum exercício vai ser eficiente se for repugnante.
Se você trabalha como vendedor, por exemplo, e acha isso a tarefa mais idiota e difícil do mundo, existem apenas duas saídas. Ou muda este pensamento, ou desiste e toma outro rumo. É impossível permanecer fazendo algo que seu cérebro julga como ruim. Afinal, ele comanda todo o seu corpo e suas ações.
Segundo passo.
Você precisa de horários. Tudo bem que não devemos ficar neuróticos com o relógio, pois até mesmo um imprevisto besta pode atrapalhar a contagem das horas. Mas quando se trata de rotina, é sempre bom incluir elementos exatos no seu planejamento. Faça as contas em um papel de quantas horas você tem livre e quantas horas você tem de atividade. Separe, também, de seis a oito horas para o sono. Enfim, planejamento é tudo.
Terceiro passo.
Coma bem! Para os gordos de plantão, isso não é problema. Mas para quem realmente fica com a cabeça ocupada o dia todo e não come nada de saudável/come pouco, ler esta porcaria aqui e levar a sério é imprescindível!
O corpo precisa de proteínas, água, micronutrientes, gorduras e -falando de rotina, disposição e felicidade- carboidratos. Estes últimos são, de longe, os mais importantes pra quem está procurando seguir as dicas deste tópico. A falta deles causa depressão dos sistemas, tanto a nível nervoso (depressão, desânimo e cansaço mental) como a nível físico (dores, cansaço no corpo e falta de força). É bom lembrar que o cérebro consome glicose (carboidrato) de maneira surpreendente. Mesmo que você não leia o dia todo, sua cabeça trabalha incansavelmente para assimilar todos os estímulos sensoriais que lhe dizem respeito. Portanto, nada de fazer regimes muito rigorosos ou, se estiver pouco ligando pra essas coisas de dieta, nada de comer menos que sua necessidade calórica diária. Procure na internet ou vá a algum médico/nutricionista para saber o quanto você precisa comer diariamente.
Claro que, se como eu e uns caras aqui do fórum (ler Rambo IV e Sete), você fizer academia, precisará comer um pouco mais, com mais ou menos proteínas, etc. etc. etc. Mas deixamos isso pra outra hora.
Quarto passo.
Você precisa ter momentos de lazer espalhados pelo dia todo. Nada te da mais ânimo do que pensar que, daqui há alguns instantes (horas ou minutos), você vai poder comer aquela sua comida favorita, ver a namorada(o), fazer sexo (se possível, claro), jogar aquele jogo que você adora, ver TV ou até dormir um pouco. Enfim, o que você gosta.
O ideal é trabalhar de uma a duas horas e descansar de quinze a trinta minutos. Também é legal separar um tempo de pelo menos meia hora para o café da manhã, uma hora para o almoço e duas horas para o jantar, quando você chega em casa e tem tempo para descansar. Lembrando que isso não é uma regra. Separe o tempo das refeições conforme os seus horários e seus gostos.
OBS.: É interessante também adicionar pequenas coisas que lhe dão prazer durante o cumprimento de seus "deveres", desde que elas não atrapalhem estes. Por exemplo, se você gosta de ouvir música e consegue fazer isso enquanto faz algum trabalho ou estuda, então faça.
Todavia, não se pode deixar levar pelo vício e ter lazer o tempo todo, mas é muito importante você largar mão de tentar fazer o que tem de fazer por cinco horas seguidas. Isso causa um cansaço gigantesco! Por mais agradável que seja o que você estiver fazendo, depois de muito tempo a atividade vai se tornar enjoativa e, consequentemente, chata.
Quinto passo.
Escolha uma única coisa para fazer no dia que você julgue imprópria mas tenha vontade. Vários estudos já mostraram que coisas proibidas tendem a ser mais chamativas e, quando você diz para si mesmo que não deve fazer algo, acumula energia e acaba descarregando em outras coisas depois (ou acaba transformando em sinais físicos - ler Freud). Portanto, se você acha que NÃO DEVE comer bolacha no lanche da tarde porque tem gordura hidrogenada, acorde de manhã e pense: "vá pro inferno, vou comer a maldita bolacha".
Isso vai lhe tornar mais produtivo e, com o tempo -dois ou três dias- o que lhe atraía muito vai passar a se tornar monótono e sem graça.
Isso contribui para você achar tudo sem graça, realmente. Acontece que quando não estamos obcecado por algo (seja lá o que for) e levamos a vida no meio termo, passamos a ver as coisas que antes achávamos sem graça como possíveis fontes de felicidade. Não sei porque isso acontece, mas acredite em mim! Em rotinas, o meio termo é essencial.
Sexto passo.
Não deixe para a última hora. Quando você tem de estudar mas, por exemplo, vai ver TV, seu cérebro associa a atividade -VER TV- como inadequada e não esquece de que você deveria estar fazendo outra coisa. Por conseguinte, você não descansa ou se diverte assistindo sua caixa de cores e ainda gera um estresse interior por não fazer o que deveria estar fazendo. Tudo isso contribui para a ineficiência.
EDIT: Acrescentei o sexto passo e incluí a OBS. no final do quarto passo.
Abraços.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

Escrevo sempre sobre um assunto que estou na cabeça e quando me da vontade. Quanto ao formato do texto, é o que todo mundo devia fazer...