Eu pretendo instalar o Ubuntu nesse meu PC junto com o meu Windows 7. Eu tenho já o Windows 7 e quero fazer um dual boot com o Ubuntu.
Aliás, o que significa realmente um dual boot? Na verdade, vou começar um trabalho e preciso fazer essa instalação. Dual boot com o GRUB significa repartir o HD entre Ubuntu e Windows? Eu vou precisar reformatar o Windows ou dá pra instalar o Ubuntu sem reformatar? Dá pra tirar o Ubuntu se eu quiser, depois, sem ter que reformatar o Windows?
Enfim, quero saber como funciona todo esse processo de instalação, se é perigoso ou ruim, se não tem problema etc.
Valeu,
Lernem
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Você precisa ter uma partição exclusiva para o Ubuntu, além da já existente do Windows, o que significa que talvez tenha que fazer um reparticionamento, sem perda de dados. Ainda assim é altamente recomendável fazer um backup de arquivos essenciais nos drives que estiverem envolvidos em um eventual reparticionamento, pois em uma eventualidade pode dar alguma zebra. Eu já mexi nas minhas partições trocentas vezes e nunca deu problema, mas eu sempre faço backup.
Dual Boot não tem nenhum problema, só vai demorar mais pra você ligar seu PC e você vai ter que configurar o tempo e as opções default do Grub. Se você não precisar de todos os recursos do seu hardware, precisando apenas conhecer o novo SO, fazer algum trabalho de escola, alguma coisa envolvendo programação, etc, eu recomendo que você use um software de máquina virtual, mais rápido e mais limpo do que instalar o novo SO em outra partição. Esses programas efetivamente emulam o hardware de um PC e você pode instalar vários SO. Eu gosto mais do VMware Player, grátis. Há também o VirtualBox, igualmente grátis, e até o Virtual PC, feito pela Microsoft, outra alternativa sem custos.
Uma terceira opção disponível no caso do Ubuntu, é instalar por dentro do Windows (chama-se Wubi salvo engano), não precisa reparticionar e ele cria um arquivão do "hd virtual" do Ubuntu no drive de sua escolha, e o boot entra no menu do Windows mesmo. É mais lento do que instalar em uma partição separada, porém mais rápido e com acesso efetivo aos seus recursos de hardware, ao contrário da solução de máquina virtual.
O termo dual-boot consiste em ter 2 (dois) sistemas operacionais em um único HD (leia-se: hard disk ou disco rígido), ou em HDs diferentes.
Na lógica, isso parece bem simples, porém na prática, é um pouco complicado. Essa complicação é por parte da Microsoft, que não deseja que um cliente seu utilize outro sistema operacional. Então, se você tem um sistema operacional no seu computador que não seja Windows e instala uma versão de tal sistema operacional, advinha o que acontece? O Windows, simplesmente, mata o outro sistema operacional da inicialização. Isso não quer dizer que o sistema operacional foi apagado do HD, porém, para acessar o outro sistema operacional, você precisará reconfigurar a inicialização e não poderá utilizar o sistema de gerenciamento do Windows, pois ele não entende outros sistemas. Nesse caso, você precisaria efetuar o gerenciamento por outro sistema. Se o outro sistema fosse um GNU/Linux, bastaria utilizar o GRUB para gerenciar a inicialização, mas o Windows poderia continuar a te dar alguns problemas, que não é o foco da sua pergunta, já que você já tem o Windows instalado e deseja instalar um GNU/Linux.
A partir do Windows Vista, a Microsoft implementou um novo gerenciamento de boot para o Windows, substituindo o seu antigo das versões XP e anteriores. Com este novo bootloader, você conseguirá instalar o Ubuntu normalmente após a instalação do Windows Vista ou 7, porém o GRUB mostrará duas opções de inicialização, sendo elas o próprio Ubuntu e uma outra entrada da Microsoft. Caso a opção Ubuntu seja selecionada, o Ubuntu vai carregar normalmente. Porém, caso seja selecionada a entrada da Microsoft, você será redirecionado para o bootloader do Windows Vista/7 e precisará teclar Enter mais uma vez em outra entrada Windows que aparecerá, para que o sistema seja carregado.
Logo, preciso saber se essa de ter que dar Enter duas vezes te atrapalha. Caso sim (e caso queira aprender mais sobre isso), há uma forma de você deixar a partição do Windows 7 como hidden (oculta) e, assim, acredito que seja possível que o Windows não se isole.
De qualquer forma, segue dois vídeos que podem te ajudar:
Eles utilizaram meios diferentes (máquina virtual e imagem .iso em máquina rela), porém o resultado é o mesmo.
Alguma dúvida sobre o que eu disse?
Última edição por SladZ; 15-08-2011 às 18:31.
"Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar." - Bob Marley
Então, eu vou usar para programação e para conhecer o SO. O meu instrutor pediu que eu fizesse esse dual boot.
Essa instalação desse software de máquina virtual é rápida e simples? E teria o mesmo efeito que fazer esse dual boot para programação/conhecer o SO? E como ele funciona? Se for assim, acho que prefiro instalar esse software de máquina virtual.
Então, eu vou usar para programação e para conhecer o SO. O meu instrutor pediu que eu fizesse esse dual boot.
Essa instalação desse software de máquina virtual é rápida e simples? E teria o mesmo efeito que fazer esse dual boot para programação/conhecer o SO? E como ele funciona? Se for assim, acho que prefiro instalar esse software de máquina virtual.
É bem simples, eu que não manjo muito instalei em poucos minutos.
Tem vários tutoriais na net ensinando passo a passo também, é só jogar no google.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
E essas VMs não dão problema? Tem um amigo meu que falou que teve alguns problemas quando instalou uma.
Se eu quiser, eu posso desinstalar depois sem problema? E como funciona quando eu salvo arquivos, vai salvar no HD do Windows mesmo?
E a opção de rodar o Linux por um CD?Um amigo meu sugeriu gravar o Linux num CD e, pra usar ele, colocar o CD no Windows e ele falou que cria tipo uma ISO (não sei se é essa a expressão correta, não entendo muito) no PC? Aí, quando quiser usar o Windows de novo, reinicio o PC e tiro o CD.
Se for usar VM, não espere ter toda velocidade e desempenho que o Linux pode te oferecer. Não vai ser a mesma coisa que uma instalação em uma partição diferente.
Você pode instalar também junto com a partição do Windows, aí não precisa formatar, nem criar nova partição, nem nada. Nesse tipo pode perder um pouco a velocidade, mas talvez valha a pena.
Ubuntu dá um puta trabalho, só uso para acessar algumas coisas pelo terminal, mas minha intenção inicial era usar apenas ele, usar o wine para abrir ***** e instalar alguns pacotes para poder ver videos, mas a intenção foi frustrada, não consigo instalar os pacotes necessários.