Por que Tenebra?
Por: claudio
<Traduções>
<Imagens achadas>
<Descobertas>
<Religião>
<Conclusões>
--------
<Traduções>
Traduzindo de Italiando para inglês a palavra Tenebra temos a palavra Darkness, que em português significa escuridão, sombrio.
Tenebra lembra a palavra Tenebroso.
Tenebroso [do latim tenebrosu] - 1. O que está envolto em trevas; sombrio, muito escuro. 2. Malévolo; infernal. 3. Misterioso; difícil de entender. 4. Aflito; dolorido; magoado.
Trevas [do latim tenebra] - 1. Escuridão absoluta. 2. Conforme informa o Espírito André Luiz, as regiões mais inferiores conhecidas no Mundo Espiritual.
<Imagens achadas>
Pesquizei muito sobre tenebra e achei algumas imagens com o nome Tenebra assinado, veja:
Algo maléfico?
Gótico?
Algo sombrio?
Assustador?
Estranho?
Macabro?
<Descobertas>
Tenebra: deusa da noite, das trevas, dos anões, mortos-vivos e das criaturas noturnas e subterrâneas. Tenebra é a grande inimiga de Azgher, o deus-sol. Diz a lenda que, no início dos tempos, os dois lutaram para decidir quem reinaria no mundo - a noite ou o dia? A batalha terminou em empate: por isso, hoje, cada deus domina o mundo durante doze horas.
Tenebra é a mãe de tudo que rasteja à noite: morcegos, vampiros, zumbis e todos os tipos de mortos-vivos são seus protegidos. Isso leva a pensar que Tenebra é uma deusa maligna. Isso nem sempre é verdadeiro, pois ela protege igualmente todas as raças e criaturas noturnas e subterrâneas, sejam boas ou más. Na verdade, embora os anões tenham como divindade principal Khalmyr, teria sido Tenebra a legítima criadora desta raça.
Por sua ligação com os mortos-vivos, alguns cultos humanos tratam Tenebra como deusa da morte.
Motivação: Pelo ponto de vista dos humanos, elfos e outras raças, Tenebra só pode ser considerada maligna. Afinal, é ela que povoa a noite e a escuridão com criaturas perigosas. Claro que a própria deusa pensa diferente: ela apenas deseja prosperidade dos seres noturnos e subterrâneos - especialmente os anões, sua melhor criação.
Assim como Azgher vigia e protege o mundo de dia, Tenebra é vigilante à noite - nada acontece sob as estrelas sem seu conhecimento.
Outros nomes: Senhora da Morte, em cultos humanos; Luah-kai, entre os trogloditas; Mãe Noite entre os mortos-vivos.
Avatar: Quando vem a este mundo, Tenebra assume a forma de uma vampira extremamente atraente, uma velha bruxa ou uma anã. Durante a noite ela é totalmente invulnerável a qualquer ataque; durante o dia, contudo, ela pode ser ferida - mas Tenebra nunca visita o mundo de dia.
Relações: Obviamente Tenebra odeia Azgher. Ela também odeia Khalmyr, uma vez que os anões o tomaram como divindade principal, no lugar dela.
Ela tem boas relações com Megalokk.
Poderes garantidos: Anões, mortos-vivos inteligentes, criaturas noturnas e licantropos podem ser clérigos de Tenebra. Dizem que a licantropia foi um presente de Tenebra para a raça humana, uma forma de torná-la mais íntima da noite.
Todos os sacerdotes podem enxergar no escuro (infravisão 20m, ou +20m se a criatura já tiver). Além dos mortos-vivos sacerdotes serem imune ao poder da fé.
Os sacerdotes também tem um dos poderes abaixo:
- Domínio sobre os mortos-vivos. O clérigo pode usar o poder da fé para controlar em vez de afastar os mortos-vivos.
- Comunhão com as sombras. O clérigo recebe no 1º nível os talentos ladinos Mover em Silêncio e Esconder-se nas Sombras, ambos com 15% iniciais e mais 5% por nível (até um máximo de 95%).
Um clérigo jamais pode ser visto pelo sol, do contrário perderá seus poderes até a próxima noite. E jamais pode usar magias de fogo ou luz (mas pode usar trevas).
Sobre o Rpg: Libertação de Valkaria:
Parte 7: O Desafio de Tenebra: escuridão. Com alguma dificuldade os heróis descobrem que estão num lugar hermeticamente medonho, e o cheiro da putrefação logo invadirá suas narinas. As salas mais se assemelham a calabouços e câmaras de tortura do que aposentos. Enquanto os mortos rastejam pelos corredores, alguns espíritos não encontram a paz, como é o caso de Hanyasha, uma Banshee. Ao final do desafio encontra-se Ravarimm, o anão vampiro que fez todas as esculturas encontradas ali.
<Religião>
Entrevista com um Candomblécista
Para quem não sabe, candomblécista é a pessoa na qual é da religião cadomblé.
Aqui tenho uma entrevista com o Representante da Instituicão Candomblécista de São Paulo.
claudio: Olá, você é o representante da instituição candomblécista ?
representante: Sim. Boa noite.
claudio: Boa Noite
representante: Como posso ajuda-lo?
claudio: Bom, você tem alguma informação ou conhecimento da palavra Tenebra?
representante: Em aspecto religioso ou do latim?
claudio: De todas as formas possíveis.
representante: Tenebra, vem do latim, significa temer, medo, pavor, trevas.
claudio: E religiosamente ?
representante: Tenebra é uma palavra não muito usada, ela é demoníaca, é usada para rituais satânicos, é uma palavra com maldição, deve ser usada com cuidado e respeito.
claudio: Que tipo de respeito ?
representante: Respeito que digo é de não tocar no nome dela para fazer brincadeiras ou gozações entende?
claudio: Ah sim é claro.
representante: Mais alguma pergunta?
claudio: É ruim jogar um Rpg, no qual estamos em mundo chamado Tenebra?
representante: Todo o Rpg é maléfico, sem restrições, todos levam a fazer coisas ruins, é um tipo de jogo inviável, como você pode ver, está usando a palavra Tenebra, não é um jogo bom, aconselho a esquecer esse jogo e qualquer outro tipo de Rpg.
claudio: Bom, muito obrigado, era somente isso que precisava, abraço.
representante: Obrigado você, a Instituição Candomblécista de São Paulo agradece, tenha uma boa noite.
Procurei com outras religiões:
.::Adventista::.
claudio: Olá, você sabe o que siginifica Tenebra?
Adventista: Algo ruim, trevas.
.::Espírita::.
Espírita: Não sei concretamente, mas não me parece ser coisa boa.
.::Budista::.
Budista: Ola, seja bem vindo, tenebra é do latim, não é algo bom, é das trevas.
.::Católico::.
Católico: Ola, ja ouvi falar sobre isso, mas muito vagamente, mas ja da para ver pelo nome, tenebra parace com tenebroso, não dou certeza, mas acredito que não é coisa boa.
.::Umbandista::.
Umbandista: Me desculpe mas não sei o que siginifica.
claudio: você tem alguma suspeita?
Umbandista: Não, me desculpe, mas parece algo das trevas, mas não vou falar nada pois não tenho certeza e posso passar informação errada.
<Conclusões>
Chegamos as seguintes conclusões, Tenebra realmente é algo das trevas?
Praticamente tudo indica ser algo sombrio, será?
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação